Ainda nem é maio, mas já está rolando o clima. Noites e manhãs geladas, o céu de fim-de-tarde desenhando uma nevoazinha que anuncia a seca que se avizinha, e com ela… Com ela vem chegando discretamente nossa personagem principal, nossa protagonista: a lua cheia redonda, a lua amarelo-queijo, a lua da seca, a nossa lua de Brasília.
Desde que este blog nasceu, quero escrever este post sobre o lugar ideal para se ver a lua nascer. Pra mim, a chegada da lua cheia é o evento mais imperdível de Brasília. Dá de mil na troca da guarda. Goleia a troca da bandeira. É “o” grande momento da nossa cidade. Tenho uma amiga paulistana que presenciou seu primeiro nascer de lua (da verdadeira lua brasiliense) de dentro do meu carro, em pleno Eixão – e posso dizer: ela parecia abduzida.
Desde que descobri o Clube de Astronomia, encontrei a fonte perfeita na minha busca pelo observatório ideal. Então, com a palavra, Maciel Sparrenberger, um dos responsáveis pelo clube:
“O lugar ideal para ver a lua nascer é qualquer ponto alto da cidade que tenha o horizonte leste desobstruído, sem prédios ou árvores. O alto dos prédios de regiões em declive, como a Asa Norte, podem render bons observatórios”, explica ele. Entre os lugares públicos, a plataforma superior da Rodoviária, por exemplo, é um bom ponto – mas nada recomendado em termos de segurança.
Maciel aposta também nos monumentos propositadamente construídos nos pontos considerados os mais altos de Brasília e do DF: a praça do Cruzeiro, atrás do Memorial JK, e a região onde foi construída a Torre Digital, no caminho para Sobradinho – que, embora não seja aberta à visitação durante a noite, oferece garantia de boa visibilidade mesmo da altura do chão.
A previsão do tempo para hoje não é das melhores: céu parcialmente encoberto. Mas ainda assim, como primeiro dia oficial de lua cheia, fica o convite: vamos ver a lua nascer?
PS: E vocês, hein? Onde vocês gostam de ver o nascer da lua?
Bora?
Segundo o Weather Channel, a lua cheia de abril faz sua estreia hoje às 17h54. Se ontem já estava linda, imagina só hoje.
Praça do Cruzeiro – Eixo Monumental, ao lado do Memorial JK
Torre Digital – Estrada Parque Contorno, Grande Colorado, Sobradinho. Aberta à visitação apenas aos finais de semana, das 9h às 17h. Informações: 3321.7944
* A linda foto é da @moraesgeorgia
-
Núbia Gomes
-
Aline Alonso
-
Rosana O.
-
Paulo Ellery