sobre a gente

O Quadrado

Foto: Joana França

Quando o Quadrado nasceu, em 2012, a gente nunca podia imaginar que Brasília pudesse se transformar tanto em tão pouco tempo.

O desejo de ocupação do espaço público, que a gente defendia ainda quase como utopia, era uma semente na seca esperando ansiosamente as primeiras gotas de chuva – e bastou a iniciativa de brasilienses inspirados, de coletivos de artistas, de músicos e empreendedores para a cidade florescer lindamente, com muitos projetos que ganharam os jardins, parques e cada pedacinho da cidade.

Surgiram feiras e eventos que se consolidaram. Empresas e artistas que estampam Brasília como marca registrada. Ganhamos autoestima, gente. Impensável na nossa infância, mas bem real agora: a gente tem orgulho de ser brasiliense.

É nesse espírito que o Quadrado deixa de ser um blog para se tornar um site.

Com um mapa pra vocês localizarem facilmente todos os lugares que a gente indicou. Com uma agenda de eventos, pra vocês ajudarem a gente a divulgar as coisas legais que acontecem na cidade. Com um espaço reservado pra gente falar de pessoas que encontramos por aí e que fazem da antes árida Brasília tão humana. Com muitos e muitos posts filosóficos sobre a vida, porque somos assim e não podemos evitar.

E com todo o nosso amor por vocês, que a cada dia nos devolveram o carinho com que a gente se dedicou a este projeto.

Que a transformação continue, que venham ainda mais frutos para a cidade. A gente vai continuar falando sobre eles pra vocês.

Carol e Dani

Daniella Cronemberger

Foto: Joana França

Dani nasceu em Brasília e fez jornalismo na UnB. Foi repórter, subeditora de política e repórter especial em jornais impressos. Morou um tempo em Fortaleza, voltou, passou por órgãos de direitos humanos até chegar na comunicação pública, onde permanece.

Lançou o livro “Paúra – um mergulho na síndrome do pânico”, como coautora, e dirigiu dois curtas-metragem: “Em Defesa da Família” (2016), um documentário sobre homofobia, e “À Tona” (2018), que trata de violência contra mulher e resistência.

“Em Defesa da Família” ganhou prêmios na Grécia (melhor filme ativista – Outview Film Festival), no Rio (melhor curta júri popular – Rio Festival de Gênero e Sexualidade), na linda cidade de Triunfo, no sertão pernambucano (melhor curta júri popular e melhor montagem – Festival de Cinema de Triunfo), e em Brasília (prêmio Athos Bulcão, no 5º Curta Brasília). Foi lançado na internet pela plataforma Hysteria.

Carolina Nogueira

Foto: Joana França

Jornalista, ilustradora, escritora. Repórter de televisão, leitora contumaz de romances, entusiasmada por psicanálise – e uma dedicada observadora da vida e dos relacionamentos humanos.

Mãe orgulhosa do João e do Pedro, viveu cinco anos em Paris – onde resgatou seu amor pela literatura infantil. Escreveu e ilustrou os livros “A História de Você” e “A Rua de Todo Mundo”, este último indicado como livro de destaque da II Bienal Brasil do Livro e da Leitura.

Acredita na escrita, no desenho e em todo tipo de arte como a conversa do mundo individual de cada pessoa com o mundo coletivo de todos – e que essa é a única saída para uma vida menos banal.

Mestre em Literatura pela Sorbonne Paris IV.

Zuleika de Souza

A fotógrafa Zuleika de Souza assina a coluna Zuzum no Quadrado. Nascida em Brasília, fotografa desde 1982. Em sua trajetória profissional, estão passagens pelas redações do Correio Braziliense, Jornal do Brasil, Bsb Brasil, Revista Excelência, Agências Agil e Bg Fotojornalismo. Colaborou para as revistas Senhor, Manchete, Playboy, Vip, IstoÉ, Veja, Cláudia, Marie Claire e Vogue.

Participou de publicações importantes, como os livros Alfabetização Solidária e 500 anos do Brasil. Integrou mostras coletivas de fotografia em Brasília e pelo Brasil. Produziu e fez a curadoria da mostra Brasília Fotoforum em 2005. Realizou exposições individuais Deusas, Um olhar sobre a moda brasileira e, mais recentemente, Chão de flores.

Lara Haje

Foto: Tainá Frota

Jornalista e mestre em Políticas de Comunicação pela Universidade de Brasília, trabalha como repórter na Agência Câmara de Notícias e na Rádio Câmara. Coautora do livro “Paúra – um mergulho na síndrome do pânico”, é mãe de dois filhos, amante da literatura, do cinema e da moda, além de entusiasta da yoga. Colabora no Quadrado com seus textos e seu olhar sensível do mundo.

Joana França

Foto: Paula Fróes

As fotos que ilustram o cabeçalho do Quadrado são da incrível Joana França, nossa fotógrafa convidada. A cada acesso ao blog, uma nova imagem aparece: as fotos fazem parte de uma série da Joana só com fachadas de prédios e paisagens de Brasília. A cidade que ela nos dá de presente é uma grande e linda estampa.

Arquiteta formada pela UnB, Joana estudou fotografia no ICP (International Center of Photography), em Nova Iorque. Com isso tudo na bagagem, tornou-se fotógrafa de arquitetura e cidades. Seus trabalhos estão em algumas das melhores mostras e publicações de arquitetura mundo afora.