Estou contigo no sucesso e no vexame

Em 09 de julho de 2014 por Dani Cronemberger

seleção

Seleção querida,

Escrevo para te contar que hoje vim trabalhar com a sua camisa. Estou sofrendo um certo bullying, de repente o verde e amarelo parecem as cores da Argentina, não sei bem porquê. Só recebi elogio de um motorista, no meio da rua. “Parabéns pela iniciativa”, ele me disse.

Não entendo nada de futebol, mas entendo um pouco de vexame. Já passei por algumas vergonhas e decepções. Sei como é criar expectativas demais e do estrago que isso pode provocar.

Mas sabe de uma coisa? O problema não é criar expectativa demais. É não saber perder. Não aprendemos a cair, a cair feio, rolar na lama até o fundo do poço. Ninguém nos ensina que isso é possível, até provável, e que não é o fim do mundo. É só um jogo, sim, mas ainda que não fosse: também não seria o fim do mundo.

Aprendemos a fazer a Copa das Copas. Temos de aprender agora a passar pelo vexame dos vexames. Foi feio, foi horroroso e pode servir de lição – oremos. Vocês me divertiram como nunca nas últimas semanas, não vou esquecer disso.

Venho por meio desta dizer: estou contigo na alegria e na tristeza. No sucesso e no vexame. Se não, não faria o menor sentido.

  • Dani, gostei muito, analisou bem demais. Eu acho que vc devia postar seu texto no face ou twitter dos jogadores, por exemplo, do David Luiz. Ele foi um leão em campo e merece todo apoio

  • Luciano Barroso Dumont

    Isso ai!!!!! Eu tambem Queria muito Mais sabado vou usar minha camisa qui meu irmao mi deu do nosso BRASIL !!!!!!!!!!!!!

  • XAD

    Texto excelente, iniciativa mais ainda. Coisa de gente valente! Parabéns!

    Aproveito o espaço para deixar um recado. Aos coxinhas:

    – O Brasil venceu, losers!

    A Copa das Copas vai ficar na memória dos que vieram, dos que acreditaram. Os estádios ficaram prontos, os aeroportos também. Os turistas foram bem recebidos, curtiram os jogos e, tenho certeza, voltarão assim que puderem.

    Dedico o 7×1 aos que torceram contra, aos que passaram meses falando mal do Brasil, aos sabotadores, aos vândalos mascarados, enfim, a todos os coxinhas da “elite branca” que vaiaram e xingaram a presidente na cerimônia de abertura. O ve-xa-me é de vocês!!

    E não duvidem, losers: a resposta do povo será contundente. Em outubro. Nas urnas!!

  • Que bom ler alguém que não está crucificando a seleção…

    “Vergonha é que os vencedores respeitem nossa seleção mais do que os próprios brasileiros, aqueles que são brasileiros com muito orgulho e com muito amor apenas na vitória. Vergonha tenho dessa gente que queima a própria bandeira por causa de futebol…” http://reayla.blogspot.com.br/2014/07/vergonha-metaforas.html

  • Roberta

    Que bom ver lucidez! Que bom pensar em um civismo diário, ao invés de um ufanismo que se apaga quando a seleção perde. Estamos com eles, sim!

  • Parabéns pelo texto maravilhoso!
    Parabéns pelo apoio, incondicional, à nossa seleção.

  • Infinitas palmas!

  • Bárbara Pimentel

    Orgulho de sobra! Vergonha seria ter desistido e nossos guerreiros lutaram até o fim!

    E se levamos uma goleada dentro do campo, estamos dando uma no mundo inteiro fora dele. Em infraestrutura, preparação, alegria, acolhida e tudo mais. Copa das Copas sim, mesmo que sem taça.

    Todos nós deveríamos fazer o que disse o David Luiz ao final do jogo: nos esforçar para fazer o nosso povo sorrir, dar o melhor de nós, dentro do campo e fora dele também!

    Parabéns, Brasil!

  • jessica

    Esse foi o melhor comentário que já li depois de tantas críticas. Infelizmente não aprendemos a perder, sinto um certo pessimismo do povo brasileiro e acho que isso vai perdurar por muitas gerações. O comportamento, as palavras das pessoas foram atitudes muito mais envergonhosas do que esse “vexame”. As pessoas procuram culpados pra tudo, não enxergam apenas uma competição esportiva. Apesar da derrota fico muito feliz por essas últimas semanas foi tudo muito bom e seria bom também se os brasileiros enxergassem isso!

  • Lílian Campos

    Parabéns pela lucidez e sensatez!! Não te conheço pessoalmente, mas gosto muito dos seus textos, da forma como se posiciona. Seu blog é um sucesso!! Qto à Seleção/Copa/Derrota teremos que sermos serenos, dignos e gratos aos atletas que se empenharam muito, eles continuam tendo a minha admiração. E que no domingo o melhor levante a taça, inclusive os argentinos!

  • Ótimo texto. Parabéns pela lucidez. Só sugiro uma correção ortográfica: no último parágrafo ajustar de “contido” para “contigo”. Abs

  • Cristiane

    Muito bom!!!!