Na rua sem medo

Em 13 de setembro de 2018 por Carolina Nogueira

Semana que vem chega a Brasília as incríveis pernambucanas do Deixa Ela Em Paz, poderoso coletivo de intervenções urbanas que reúne mulheres em torno da arte pra despertar o ativismo e espalhar a consciência sobre o empoderamento feminista. Uma oportunidade linda pra gente tirar o popô da cadeira e ir fazer espalhar a palavra de força das mulheres de uma maneira bem efetiva, muito linda e que pode te colocar em contato com uma mulherada arretada.

Desde o início do ano, a meninas do Deixa Ela Em Paz estão percorrendo algumas cidades brasileiras levando o projeto que chamaram de Céu – Circuito de Enfrentamento Urbano. Em cada canto novo, elas entram em contato com coletivos feministas e fazem o chamado pra mulherada que está dispersa por aí doida pra se agregar em torno da causa. Daí promovem três dias de oficina pra discussão de temas feministas e a realização de material de intervenção urbana: de lambe-lambe a estêncil. Depois, essas mulheres vão pra rua espalhar sua arte, pra impactar nossa vista onde quer que a gente vá.

As frases do Deixa sempre me tocaram muito – a começar pelo nome do coletivo. Navegando nas fotos mais recentes, tropecei em “Na rua sem medo” e “Este lugar não é esquisito. Esquisito é andar amedrontada” – frases que eu queria ter crescido ouvindo, no lugar de “não saia sozinha”, “vai sair assim?”, e outras do tipo. As frases que a gente ouve formam a gente, mesmo sem a gente perceber. As palavras são nossos tijolos internos. Faz toda diferença topar com essas letras espalhadas pela cidade.

Se você quer fazer parte do bonde que vai empoderar e enfeitar nossa cidade, se liga: a oficina acontece de 21 a 23 de setembro, na Casa Frida, em São Sebastião. As inscrições vão até dia 15, sábado, por aqui.

Meninas do Deixa, meninas brasilienses que vão se juntar à gente: desde já muito obrigada pelas palavras que vocês vão plantar em cada canto da nossa cidade. Topar com essas palavras numa rua deserta, num beco, num canto de cidade, pode transformar vidas.

 

 

Bora?

Céu para Mulheres
De 21 a 23/09
Na Casa Frida
Rua 30, Casa 121, Vila Nova, São Sebastião – DF
Dia 21/9 vai rolar uma roda de conversa aberta para o público em geral.