Setor Criativo, Comunitário e Interessantíssimo Sul

Em 25 de julho de 2018 por Carolina Nogueira

Gente andando apressada, irritada porque não encontra vaga, camelôs nas ruas, mendigos deitados nas esquinas. Pra muitos brasilienses, esta é a imagem do Setor Comercial Sul. Pra turma do Setor Criativo Sul, o SCS é um lugar pulsante, onde a cidade está viva e as pessoas se encontram, entram em contato umas com as outras – e onde essa circulação despretensiosa abre espaço para todo tipo de diálogo e transformação cultural.

Foi pensando no Setor Comercial que a gente quer ter que nasceu a ideia do Setor Criativo Sul, este festival cultural que acontece nos dias 3 e 4 de agosto. Um conjunto de palestras, paineis, oficinas, sobre todos os temas que mobilizam a sociedade de hoje, espalhados pelos quatro cantos do Setor mais vivo desta cidade.

As mais de 50 atividades que acontecem ao mesmo tempo são divididas em cinco eixos: Consciência, Arte e Design, Política, Inovação e Cidade. Dentro destes temas, palestras e mesas redondas, oficinas, espaços para reflexões e discussões.

Como educar uma criança num tempo de tantas mudanças? A economia em transformação: será que estamos nos encaminhando pra um escambo moderno? Como a política, tão desacreditada, pode dar conta das demandas de uma sociedade tão diversa, polarizada e estratificada socialmente quanto a brasileira?

Achei lindo que, além dessas discussões presentes nos debates e palestras, outras discussões profundas serão travadas pelos nossos corpos, com oficinas práticas sobre horta e alimentação, com a Bruna de Oliveira, e de yoga, com a Andrea Hughes. Porque nem só de palavra são feitos nossas reflexões mais profundas, né?

Além de tudo isso, vai ter as delícias do Chefes nos Eixos, cuidando da alimentação da galera com seus foodtrucks, e uma programação cultural bacaníssima – que vai de uma seleção especial do festival Curta Brasília, passando pelo tradicional samba do trabalhador até um festival paralelo que vai discutir a cultura da cannabis.

Tudo isso acontece em espaços culturais incríveis que existem no SCS e que você talvez nem conheça: Museu dos Correios, SESC, a Casa da América Latina, o Canteiro Central.

Tanta gente boa circulando vai fazer do SCS, no primeiro final de semana de agosto, o coração pulsante desta cidade. E dessa vez, não de negócios ou de estresse: mas de ideias e de transformação.

Foto: Adauto Menezes (@adautomenezes)

Bora?

Setor Criativo Sul
Sexta e sábado, 3 e 4 de agosto
Das 9h às 18h
Em vários pontos do Setor Comercial Sul
Programação completa aqui
Todas as atividades são gratuitas, mas exigem inscrição. Se liga e se inscreve aqui.