Para onde vão todas essas coisas?

Em 26 de dezembro de 2012 por Carolina Nogueira

the_end

Olha para baixo da sua árvore de Natal. Repara no seu lixo, na quantidade de papel colorido espalhado pela casa e nos quilos de presentes para os quais você ainda não encontrou espaço nem no seu armário nem na sua vida.

Nada poderia ser mais apropriado para um dia como hoje quanto a exposição da Adriana Tabalipa na Caixa Cultural. The End Factory Project faz uma releitura do consumismo nos dias de hoje. Ela transforma meias, sabonetes, embalagens vazias em esculturas e instalações coloridas – tudo muito estético, composto, bonito… e inútil.

Não venha me dizer que é uma forma de reciclar o que não serve mais. Para mim, o que grita na obra de Tabalipa é: todas essas meias e caixas jamais deveriam ter existido. Você já tem suficientes meias e caixas em casa, não precisa ganhar nem oferecer nem comprar mais. Mas como continuamos a reproduzir como fábricas o hábito sufocante de consumir, ela tira o objeto da suposta utilidade que ele tem e coloca ali, preso num prego no centro de uma parede branca.

Olha: não serve pra nada, mas é bonito.

Bora?
The End Factory Project, instalação de Adriana Tabalipa
Caixa Cultural Brasília
SBS, Quadra 4, Lotes 3/4
Até 13 de janeiro. De terça a domingo, das 9h às 21h
Entrada franca