O Bike em Bar da Helena Costa

Em 03 de abril de 2013 por Dani Cronemberger

bike_raquel_camargo

Achei o máximo essa sugestão da Helena, professora da UnB de 32 anos: ela e um grupo de amigos criaram o Bike em Bar, um passeio de bicicleta pela Asa Norte nas noites de segunda-feira, com uma paradinha estratégica em alguns bares no meio do caminho.

O quadrado da Helena é quase um combo: são várias dicas ótimas numa só. É uma forma de aproveitar a nova ciclovia, de criar um programa divertido pras noites de segunda, de não se preocupar com a Lei Seca e de reunir os amigos ao ar livre, passeando pela cidade.

Além de tudo, criaram um nome ótimo (eu, se fosse eles, patenteava). E se eu tivesse uma bicicleta, iria me convidar, viu Helena.

De onde surgiu a ideia do Bike em Bar? Como funciona esse passeio, conta aí.
Surgiu com duas pessoas muito queridas, um amigo e o meu irmão mais velho, em 2012. Eles decidiram andar de bike pela Asa Norte nas noites de segunda-feira, fazendo algumas rápidas paradas em bares. E isso foi despertando outros amigos que queriam aproveitar para se encontrar e passear pela nova ciclovia, além de tomar uma cervejinha juntos (sem quebrar a Lei Seca!). Assim, virou um passeio oficial da turma nas segundas-feiras, às 21h. No Natal e no revéillon, fizemos até passeios temáticos, com direito a espumante no calçadão da Asa Norte, na beira do lago.

Mas vem cá, como faz pra manter o equilíbrio na bicicleta depois do segundo bar? rs
A parada nos bares é bem rapidinha. Normalmente, pedimos apenas uma ou duas cervejas para todo mundo. Então a ideia é não beber muito, nem demorar nos bares. É só fazer uma paradinha em lugares que gostamos ou queremos conhecer. Já fomos ao Beirute, à Pizzaria Dom Bosco, ao Pôr do Sol… Com as duas paradas, chegamos em casa por volta da meia-noite.

Tem um dia e um horário melhor pro passeio? Alguma sugestão de roteiro?
Normalmente, passeamos pelas ciclovias da Asa Norte (na maior parte das vezes, por aquela que fica entre as quadras 200 e 400). Acho a melhor pedida ir pela ciclovia, já que é um caminho mais tranquilo e mais seguro. Algumas vezes mudamos o roteiro, chegando até o Lago Norte ou até a Esplanada. Penso que qualquer dia é bom, mas se for durante a semana, sugiro deixar para sair a partir das 20h, já que a essa hora o fluxo de carros diminui bastante. Penso que uma turma de amigos pode fazer seu próprio roteiro, marcando um ponto de encontro que seja bom para todos e evitando que alguém ande sozinho com sua bicicleta (não acho muito recomendável à noite). E vamos à ciclovia!!

Bora?
Junte seus amigos e crie o seu roteiro. Aproveite a ciclovia e, peloamordedeus, beba com moderação.
Foto: Raquel Camargo

E você? Também quer colaborar com a gente? Mande sua sugestão pro nosso email (quadradobrasilia@gmail.com), que a gente entra em contato!