[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=TUVHv7Q-jh0]
Onze dias de programa garantido, amém. Começa na quinta-feira (12) a primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Brasília (BIFF) e, logo na abertura, o filme novo do Walter Salles, Na Estrada, baseado no clássico On The Road. Como disse um amigo, quem não tivesse lido esse livro na faculdade, sofria bullying da turma cult.
A abertura, na Sala Villa Lobos, tem um detalhe. Antes do filme, vai ter show da cantora e atriz Anna Karina, a personificação do cinema francês da década de 1960. Foi casada com Godard, deusa da nouvelle vague e homenageada do único musical de Serge Gainsbourg, “Anna”.
A presença ilustríssima ganhou mostra específica – Retrospectiva Anna Karina, com a exibição de seis filmes protagonizados por ela. As outras mostras: Cara Latina (todos os filmes dirigidos por mulheres), Panorama África, Mundo Animado, Independente Americano e Panorama Europa.
Além disso, tem a mostra competitiva, com vários filmes bons, que só vão estrear no circuito deus sabe quando. As sessões acontecem na Sala Alberto Nepomuceno, no Teatro Nacional, e nas quatro salas do Cine Cultura Liberty Mall.
Depois das perspectivas sombrias da programação independente na cidade, vieram o Cine Itaú e o Cine Cultura – este último decidiu, felizmente, herdar o público dos festivais internacionais do finado Cine Academia. Agora já dá pra respirar fundo: sim, temos cinema de novo.
Bora?
Festival Internacional de Cinema de Brasília
De 12 a 22 de julho
No Teatro Nacional e no Cine Cultura Liberty Mall
Clique aqui e acesse a programação completa.
* Os ingressos para a abertura estão esgotados
-
cacau