Uma família libanesa e a melhor kafta de Brasília
Em 13 de setembro de 2012 por Dani Cronemberger
Você pode conhecer todos os restaurantes e bares árabes de Brasília, mas se ainda não frequentou o quiosque na entrada da 112 Sul, desculpa aí, você não conhece a melhor kafta da cidade. A Kafta da Mama existe há 12 anos e a mama em questão, Karine Kalout, viaja uma vez por ano ao Líbano só para trazer o tempero da carne – uma mistura de especiarias cuja receita é um mistério.
Karine e sua família deixaram o Líbano há mais de 20 anos. Seu marido, Ali, veio a Brasília resolver a burocracia após a morte do irmão, que morava aqui e representava a Liga Árabe do Brasil. Tempos depois, voltou ao Líbano disposto a trazer a esposa e os seis filhos, cinco homens e uma mulher, para recomeçar longe dos conflitos que atingiam, e ainda atingem, seu país.
Era 1990 quando a família Kalout chegou em Brasília e, desde então, já tiveram restaurantes na Octogonal e no Gilberto Salomão, além de um empório árabe. Agora, eles se reúnem na 112 Sul e o motivo continua sendo a culinária libanesa, sorte a nossa.
Todos os dias, você vai encontrar pelo menos um dos irmãos, a mãe e o pai cuidando do negócio e preparando as kaftas e os quibes – tradicional ou recheado com queijo – na brasa.
O meu jantar preferido é o sanduíche duplo (R$ 7), com kafta e queijo coalho, enrolados no pão sírio assado. O queijo quase derretendo, o tempero libanês e o molho árabe: perfeição. Você ainda pode pedir pra colocar vinagrete dentro, o que deve ser uma heresia em Beirute, mas não consigo resistir… Fica bom demais.
Bora?
Kafta da Mama
Entrada da 112 Sul
Todos os dias, das 18h às 23h
Aceita encomendas
Tel. 9221-8620
Pingback: Durante o dia tem mais | quadrado()