Uma Feirinha do Quadrado como jamais imaginamos
Em 07 de outubro de 2020 por Carolina Nogueira
Era 2018, a gente tinha acabado de sair da Feirinha do Quadrado no Museu Vivo da Memória Candanga, felizonas da vida e rapidinho entramos com projeto no FAC pra realizar a segunda edição. Fomos contempladas, ficamos felizonas de novo, veio edital suspenso, veio edital reaberto e veio a pandemia.
Início deste ano, lá estávamos nós com esse misto de sentimentos: possibilidade de fazer outra Feirinha incrível, impossibilidade de qualquer tipo de aglomeração.
Passamos os últimos meses quebrando a cabeça para transformar em online sentimentos sem nome que nos movem quando pensamos em reunir de novo no Museu Vivo da Memória Candanga as pessoas que sempre curtiram nosso site. Mistura aí a alegria de encontrar um monte de artista e empreendedor talentoso que produz coisas lindas, o efeito de ouvir a música boa de Brasília com um tanto de gente gostosa por perto, debates importantes, comida boa, oportunidade de aprender uma arte nova e bem bonita, a vontade de aglomerar, de sorrir pra um desconhecido – a Feirinha, pra gente, é basicamente isso. Como transformar esse tanto de afeto em um encontro virtual?
Assim:
- Com um site bem lindo, que vai reunir 50 lojinhas online de todos os cantos do DF, vendendo lindezas diversas.
- Com oficinas de artistas de saberes variados que já passaram pelo Museu Vivo da Memória Candanga – que vão nos ensinar seus talentos à distância.
- Com um debate sobre o direito e uso da cidade, por todas as pessoas, especialmente nesse cenário pós-pandêmico. E outro sobre todas as revoluções possíveis e necessárias do nosso tempo, que para acontecer dependem de cada um de nós.
- Com shows de música brasiliense da melhor qualidade, de artistas diversos, de cantos diversos da cidade.
- Com um conteúdo sobre o Museu Vivo da Memória Candanga, esse cantinho que nos acolheu com tanto amor em 2018, e que será de novo nossa casa nessa edição da Feirinha, mesmo que de um jeito meio diferente.
A gente sabe muito bem que nada disso substitui os abraços que daríamos, o por-do-sol que veríamos juntos, as surpresas de se encontrar de verdade – mas é como dá pra ser nesse 2020 maluco, em nome da saúde de todo mundo. E vou te falar que já está gostoso.
Faz só um dia que abrimos as inscrições para a seleção de quem quer expor na Feirinha. Faz alguns meses que começamos a produção mais pesada. Desde então já foram reuniões gostosas, emails saudosos, comentários fofos, compartilhamentos que nos encheram de alegria.
Fiquem de olho em tudo o que vamos seguir anunciando aqui, no Quadrado, no nosso Facebook e no Instagram. A primeira etapa, que já começou, de inscrição para a escolha de quem quer participar da feira, vai até segunda, 12/10. Em seguida contamos mais um pouco do que nos aguarda – mas já anote na agenda o lançamento do site da Feirinha do Quadrado, previsto pro dia 14 de novembro.
Acompanhem, comentem, divulguem, mostrem as carinhas de vocês, marquem presença, nem que seja virtual. Vamos nos curtir nesse aconchego possível.