A Feirinha do Quadrado 2020 está chegando – aí na sua casa

Em 26 de outubro de 2020 por Carolina Nogueira

Não foi uma decisão fácil, essa de transformar a Feirinha do Quadrado numa experiência para ser vivida à distância. Quem esteve no Museu Vivo da Memória Candanga com a gente em 2018 sabe: aquilo foi especial demais.

Era como se o fato de todas aquelas pessoas nos lerem no site fizessem delas um grupo de conhecidos, com alguma coisa em comum – foi muito mais do que um evento comercial, de música, debates ou oficinas. Tinha uma alegria suspensa no ar, uma energia vinculando as pessoas – a gente estava feliz de estar junto.

Tanto é que quando a Dani veio com a ideia de transformar em virtual a Feirinha do Quadrado deste ano eu disse um solene não. Eu não queria Feirinha sem essa energia sem nome que vincula os corpos presentes, sem encontros, sem música, sem clima.

Mas aí a Dani veio com os argumentos dela de capri: a gente tinha dinheiro – público – no banco, em nosso nome, e as pessoas precisavam dele. A gente precisava fazer aquilo rodar, o meu não virou um “sim, ela tem razão”.

De abril pra cá, nossa vida foi correr pra aprovar junto ao GDF a migração da Feirinha pro formato online e, depois, pensar muito, mas muito mesmo, sobre como trazer essa energia tão linda pra dentro de um site – pra dentro da sua casa.

Com uma equipe danada de linda, a gente tá criando um site incrível com lojinhas de expositores lindos, talentosos e guerreiros, que foram selecionados em conjunto com uma equipe curatorial diversa – pra trazer pra vocês empreendedores que são a cara do Distrito Federal inteiro. Organizamos shows online de músicos lindos de Brasília que vão tocar aí dentro da sua sala, espalhando nossa alegria em duas tardes gostosas, em que a gente vai se sentir pertinho mesmo à distância. Quebramos a cabeça pra fazer debates importantes sobre Brasília e a ocupação do espaço público – nosso tema preferido – e como a cidade precisa se reorganizar pra ser mais inclusiva. Mantendo nosso vínculo tão querido com o Museu Vivo da Memória Candanga, estamos preparando um guia online pro acervo do Museu e três oficinas com as artistas mais talentosas que comandam oficinas artísticas lá dentro.

Essa doida dessa pandemia ensinou muita coisa pra todo mundo – e uma das mais importantes foi a reorganizar nossos afetos. A gente está daqui trabalhando muito pra continuar fazendo parte da vida de vocês, pra valorizar e repensar nossa cidade e pra ficar bem perto, num abraço aconchegado em quem a gente nem conhece de verdade mas que faz muita parte das nossas vidas, só por passar sempre por aqui.

Temos um encontro marcado aqui no site da Feirinha de 14 de novembro a 20 de dezembro, e vamos continuar divulgando nossas novidades, programações e tudo o mais no Insta e no Face do Quadrado.

A gente espera muito que vocês curtam tudo. 🙂