Uma vaquinha pra colocar esperança na bagagem

Em 08 de outubro de 2019 por Carolina Nogueira

No próximo final de semana a Alice Lanari e mais um grupo de cineastas superpoderosas daqui de Brasília partem pra Honduras, Argentina, México e pro Rio pra contar a história de mulheres vítimas de violência. São personagens que a equipe do filme Ciclos do Silêncio já acompanha há algum tempo, e que a gente pode começar a conhecer aqui, no teaser do filme.

Acontece que na hora de arrumar as malas, a equipe se deparou com uma dor no peito: a de encontrar Perla, nome fictício da personagem hondurenha, ouvi-la e contar sua história, sem conseguir deixar com ela qualquer perspectiva de sair da situação complicada na qual ela vive.

Ela tem só 14 anos, mas não parece. Há tempos vive como uma mulher adulta. Emigrou pros Estados Unidos fugindo da violência e da pobreza, voltou a Honduras mas, sem perspectiva de trabalho nem de futuro, vive sob a ameaça de um miliciano local, que a assedia. O sonho dela: independência e autonomia, que ela gostaria de conquistar trabalhando “con belleza”, maquiando, fazendo unhas.

A gente se uniu a Alice e à turma dela na tentativa de garantir uma oportunidade pra Perla. Além de divulgar esse importante filme que está sendo gestado, trazemos aqui uma oportunidade de ajudar pra mudar a vida de uma garota – de uma menina que nem sabe que ainda é apenas menina, e que deveria, e pode ainda, ter a vida inteira pela frente.

A ideia é levantar mil reais pra comprar a maletinha de que a Perla precisa pra começar a vida. Algumas pessoas já ajudaram, mas ainda falta bastante pra bater a meta – e a viagem está logo ali. Se você puder, colabora. Se não puder, divulga.

A gente fica aqui, esperando o Ciclos do Silêncio – e torcendo para que ele traga não só o retrato de tudo o que acontece no fundo de tantas casas latino-americanas, mas também um tanto de esperança de mudança de vida.

Bora?

Colabore com a vaquinha pra ajudar a Perla a começar a vida profissional dela. Qualquer valor é bem-vindo.