Querida família: por que #EleNão

Em 26 de setembro de 2018 por Dani Cronemberger

 

Querida família, queridos amigos,

Ontem, ao menor sinal de discordância, uma pessoa querida por mim saiu de um grupo da família, e isso me fez pensar no tamanho da crise pela qual passamos: uma crise de ausência total de diálogo. A conversa via redes sociais e whatsapp reduziu nossa interação a uma ou outra frase de efeito, com um embate reduzido a poucas ideias superficiais, e isso tem inviabilizado qualquer debate real. Eu tenho responsabilidade nisso também.

Por isso, achei necessário explicar por que a questão Bolsonaro atinge meu corpo e minha mente com tanta dor. Você não é obrigado a ler, claro. Mas se tiver apreço por mim e quiser entender onde me dói, vou tentar te explicar.

É importante começar dizendo que minha primeira opção nestas eleições não é o PT. Porque, ao que parece, todo e qualquer argumento contra Bolsonaro é desqualificado imediatamente com o carimbo de “petista” ou “petralha”. Reconheço muitas conquistas excelentes do governo Lula, mas reconheço também muitos erros gravíssimos, e acho a falta absoluta de autocrítica e autoanálise do PT um erro tão grave quanto a corrupção. Não acho o PT o pior partido do país – quem acompanha a política sem a névoa do ódio nos olhos consegue ver que, infelizmente, tem coisa pior por aí. O demônio não é um partido, mas o sistema político corrompido, gritando por uma reforma política decente. Mas acho que, sim, deveria existir uma alternativa viável, que diminuísse essa polarização absurda. Só que não há, por enquanto. Talvez haja nas próximas eleições, espero.

Dito isso, vou falar sobre a hipótese de segundo turno entre Haddad e Bolsonaro. E começar dizendo o quão absurdo é colocar esses dois candidatos no mesmo patamar. Eles não são duas faces da mesma moeda. Eles não são comparáveis. Simplesmente porque Bolsonaro não está no mesmo nível, como pessoa capaz de governar e especialmente como ser humano, de nenhum outro candidato destas eleições. No campo político oposto a Haddad estão Alckmin, Amoêdo, Meirelles. E eu votaria em qualquer um deles, qualquer um, contra Bolsonaro. Ainda que eu fosse totalmente contra o partido, suas bandeiras e prioridades. Porque não tem comparação.

E por que não? São tantos motivos que não sei por onde começar, juro. Mas acho que bastaria dizer um: o grande herói, o grande ídolo deste homem é um torturador. Eu gostaria muito de parar por aqui, porque queria acreditar que esta é uma razão suficientemente grave, que vai muito além da política e do nosso sistema político corrompido. O meu primeiro choque, e minha primeira dor, surgem neste ponto: isso não é suficiente para que fique claro que Bolsonaro é a pior opção, seja qual for o seu opositor. Então, não posso parar por aqui. Preciso continuar argumentando.

O grande herói e ídolo deste homem foi o primeiro agente da ditadura a ser reconhecido como torturador pela Justiça brasileira. É responsável por pelo menos 45 mortes e desaparecimentos – ou seja, execuções sem direito a defesa ou julgamento judicial. Carlos Alberto Brilhante Ustra espancou e aplicou choques em uma mulher grávida de 7 meses. Colocou mulheres e homens em pau-de-arara, aplicou eletrochoques em lugares diversos de seus corpos, incluindo mamilos e órgãos genitais, submeteu pessoas a afogamentos, palmatória e espancamentos. Levou duas crianças (de 4 e 5 anos) para assistir seus pais torturados, nus, sujos de vômito, fezes, urina e sangue. Este é o herói de um candidato à Presidência. Mas preciso continuar argumentando.

Fico espantada ao ver pessoas inteligentes dizendo: “mas ele disse que não é homofóbico”. Machista? “Não exagera”. Racista? “Você é muito radical”. Eu não sei se algumas pessoas preferem acreditar nisso, pra se abster da culpa moral, ou se na verdade elas concordam com a tortura e o preconceito, e Bolsonaro funciona como um espelho. Tento acreditar que muitas não o conhecem de fato.

Acompanho a vida política do Bolsonaro há muitos anos, desde quando ele era conhecido só no Rio de Janeiro e ninguém o levava a sério. E posso dizer com toda a clareza que ele é um dos piores seres humanos que já conheci. Dedicou sua vida parlamentar, por décadas, a disseminar preconceitos, humilhações e palavras de ódio por onde andava – avalizando, incentivando e proliferando intolerância e violência. A existência de alguém como ele, com poder e visibilidade, dá permissão a milhões de pessoas de agir da mesma forma. Ele explora o pior lado do ser humano e isso é muito grave. Provoca muita dor.

Não acredito que os outros candidatos são santos, não. O machismo, a homofobia e o racismo são problemas estruturais da nossa sociedade. Não estou dizendo que políticos do PT nunca incentivaram nenhuma violência. Só estou dizendo que não existe ninguém pior do que ele dentre as opções. Nenhum candidato, no primeiro ou no segundo turno, chega a esse nível de degradação e tem tanto orgulho de ser desumano.

“O erro da ditadura foi torturar e não matar.”
– entrevista programa Pânico na TV, 2016

“Seria incapaz de amar um filho homossexual. Prefiro que um filho meu morra num acidente.”
– entrevista Playboy, 2011

“Jamais ia estuprar você porque você não merece. Vagabunda.”
– discussão filmada com a deputada Maria do Rosário, em 2013

“Quem procura osso é cachorro”
– cartaz fixado na porta de seu gabinete, sobre a busca de famílias pelos restos mortais de seus parentes desaparecidos durante a ditadura

“Nenhum pai tem orgulho de ter um filho gay. A sociedade brasileira não gosta de homossexuais.”
– entrevista ao cineasta inglês Stephen Fry, em 2013

“Eu fui num quilombola. O afrodescendente mais leve lá pesava 7 arrobas. Não fazem nada! Nem pra procriador eles servem mais”
– palestra no Rio de Janeiro, em 2017

“Eu sou favorável à tortura, e o povo é favorável a isso também. Através do voto você não vai mudar nada neste país, absolutamente nada. Você só vai mudar quando um dia nós partirmos para uma guerra civil aqui dentro. E fazendo um trabalho que o regime militar não fez: matando uns 30 mil! Começando com o FHC! Matando! Se vai morrer alguns inocentes, tudo bem, toda guerra morre inocente.”
– entrevista TV Bandeirantes, em 1999

“Eu não empregaria [mulheres e homens] com o mesmo salário. Mas tem muita mulher que é competente”
– entrevista Rede TV!, em 2016, explicando que mulher deve ganhar menos porque engravida

Eu, Daniella, sou o gay que ele odeia e que precisa apanhar. Eu sou o filho que ele prefere que morra num acidente. Eu sou a militante que ele torturaria e mataria. Eu sou a mulher que ele diz que não merece ser estuprada (ou talvez eu mereça?). Eu sou a feminista que ele chama de vagabunda e cadela. Sou eu. É sua filha. São suas primas, sua mãe, seus irmãos, seus amigos. E, ainda que desconhecidos, são seres humanos. Isso não é o suficiente para identificar, rapidamente, que ele é a pior opção dentre as piores? Não é o suficiente para que o horror a este homem seja imponderável?

É daí que minha maior dor vem. De perceber que podemos não estar juntos numa questão que não envolve política, envolve os valores mais importantes da vida, pra mim. Porque, ao contrário do que pode parecer, até agora não falei de política partidária em nenhum momento. Só falei de valores humanos, ou da falta deles. Do que eu acredito ser inaceitável do ponto de vista estritamente humano. Só posso acreditar num mundo em que esse tipo de discurso não seja relativizado, relevado como algo de menor importância. Algumas pessoas talvez não façam ideia do potencial destrutivo que isso tem (replicado incansavelmente por milhões de pessoas), ou talvez tenha ideia mas relativize e, por relativizar, o coloque no mesmo patamar que outros políticos. E essa diferença de valores pode ser irreconciliável, para a tristeza de todos nós.

Diga-me o que relativizas, e eu te direi quem és. Para tentar explicar o Holocausto, a alemã Hannah Arendt criou o conceito de “banalidade do mal”. Trata-se do perigo, como ocorreu durante o nazismo, de que as pessoas comuns acabem vendo o mal como algo normal, como algo que apoiamos em nome de um bem maior ou manutenção da ordem. As maiores tragédias humanitárias da História, dizia Hannah, não foram cometidas por monstros, mas por cidadãos comuns que se abstiveram de fazer julgamentos morais. E quem diz o que é um julgamento moral correto ou errado? A consciência de cada um, eu acho. E a História, algum tempo depois.

Sobre política.
Como disse, o PT errou e muito. Espero que todos os crimes cometidos pelo PT e por todos os outros partidos sejam investigados e julgados com justiça. Se a corrupção é sua prioridade, sugiro pesquisar sobre os partidos por onde passou Bolsonaro (o partido onde ele ficou por mais de 10 anos, e só saiu pra se candidatar à Presidência, é o que tem o maior número de denunciados na Lava Jato). Ninguém parece ter curiosidade sobre o partido por trás dele, sobre a funcionária fantasma de seu gabinete, sobre o crescimento impressionante do patrimônio dele e de seus filhos, sobre o dinheiro de propina da JBS que ele recebeu em sua conta, devolveu ao partido e recebeu de volta. Estou citando só algumas coisas pra dizer que a corrupção, sim, é endêmica no nosso sistema político e deve ser combatida, qualquer que seja o vencedor. Se for a corrupção a sua maior preocupação.

Se sua preocupação for mais ampla e envolver segurança, economia, educação, saúde, chego a uma questão política que também me espanta ter de argumentar: não há ninguém tão despreparado e ignorante sobre qualquer assunto importante para o Brasil quanto Bolsonaro. Em 27 anos como político profissional na Câmara, nunca apresentou uma proposta concreta para os problemas do país. Em quase 3 décadas, manteve obsessão por apenas três temas: gays, armas e militares. Em entrevista, neste ano, disse com todas as letras: “Não entendo nada de economia”. Assista à entrevista dele na Globonews (ou em qualquer outro canal) e morra de vergonha com a total incapacidade de responder qualquer pergunta sobre propostas, seja sobre salário mínimo, impostos, preço do diesel, ensino médio, nada. Parece um filme de comédia, mas é trágico. Um candidato que se presta a rabiscar uma cola de 4 palavras na palma da mão para ir a um debate presidencial… peço perdão pela palavra, mas é um debiloide. A revista inglesa The Economist (que representa a voz do liberalismo econômico, mais capitalista e de direita impossível) estampou Bolsonaro na capa, semana passada, com a seguinte manchete: “A mais recente ameaça da América Latina”, apontando que ele seria um “desastre” como presidente. O potencial destrutivo dele não atinge só a paz, a civilidade, a democracia. Atinge o funcionamento do país, atinge todos nós. É destruindo o resto que sobra do Brasil que vamos punir o PT pelos seus erros?

Por fim, queria recomendar a leitura do Manifesto Democracia Sim, assinado por empresários, advogados e artistas de diferentes correntes políticas. Tem de Drauzio Varella a Fernanda Montenegro. De Frei Betto, muito ligado ao PT, a Miguel Reale Jr., jurista e um dos autores do pedido de impeachment da Dilma.
www.democraciasim.com.br

Se você chegou até aqui, obrigada pela paciência. Queria muito ter parado no parágrafo onde falo sobre tortura. Mas é preciso argumentar mais e mais. E isso me dói, porque não se trata de política.

Abraço,
Dani

  • sabrinamix

    Me-lhor análise!

    Amei!

    Beijos e sucesso!!!

  • geane

    desde que começou essa briga (sim , digo briga, pq nao há um debate, uma troca de idéias e ideais)…tenho lido varias materias de diversos setores ..seja artistas á sociologos, filosofos, juristas..enfim, so no meu grupo de amigos tenho entre parentes e amigos 20 advogados conceituados, uns 8 medicos de todas as areas, professores desde história, geografia á educaçao fisica..cada um na sua area dando seus pitacos e tentando se fazer ouvir, alguns tentando nos fazer entrar goela abaixo suas opnioes…este texto foi um dos mais lucidos e esclarecedor que fiz entrar na minha goela e subir pra minha mente…deus abençoe a clareza e que o senhor nos de discernimento para tomar as redeas do nosso pais, e mesmo que pessoas de alto nivel estejam defendendo esse individuo, particularmente eu defendo o direito social, civel e a democracia.

  • Carol Resende

    Escreves muito bem, Dani. Obrigada pelo texto.

  • Lígia Moraes

    Aff que texto maravilhoso, obrigada!! Sigamos juntas!

  • Nayara Magalhães

    Fiquei extremamente emocionada com suas palavras, Dani. É de se preocupar. Como vc mesma disse, infelizmente, precisamos argumentar sempre mais como se um único fato não bastasse. Precisamos de mais humanos como vc! Gratidão por existir! #força

  • ludimila lima

    Vc falou bonito demais e compartilho do msm raciocínio q vc!

  • ludimila lima

    Quanta balela, quanto vitimismo. Que preguiça desse povo. Vamos resolver isso, se o “coiso” ganhar faça as suas malas e some daqui pra Cuba, Venezuela ou entao pede ajuda pro Luladrao. Povo psicopata, tem q parar d olhar pro próprio umbigo e ver a real situação do nosso país, e parar tbm com essas fake news povo mais desinformado, temos uma arma poderosa q é a internet basta pesquisar. Eu fiz isso e por isso meu voto é dele: Bolsonaro, Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. #17 e sem mimimi

  • Minha cara, que sensibilidade e coerência em cada palavra. Obrigado [de verdade] pela coragem e dedicação neste compartilhar. Sinto empatia por cada palavra. Obrigado!

  • Dionizio Araujo

    Parabéns pelo texto, retirou de mim tudo o que estava engasgado, represado em meu íntimo em forma de angústia, mas com belíssimo encadeamento de ideias e mensagens que realmente tem o poder de prestar um serviço à sociedade. Novamente, parabéns!!!

  • Uli Castrodasilva

    O artigo é bem escrito mas só retrata o DESESPERO de quem quer defender o indefensavel, ou seja, defender a QUADRILHA DO PT. Bolsonaro tem muitos defeitos, nao e o candidato dos sonhos, mas nao entrarei na onda dos GUERREIROS DE GARGANTA, JUSTICEIROS SOCIAIS DE SUITE, OU DE IDEALISTAS DE CHOPPINHO. Nao desejo para o Brasil uma ditadura socialista como ocorre na Venezuela, em Cuba, ou na Nicaragua. Nao quero censura da midia e nao quero a troca das instituicoes por sovietes. Nao quero jurar lealdade a Havana nem ao Foro de SP. Diante disso, voto JAIR MESSIAS BOLSONARO. #EleSim.

  • HENRIQUE BAROLI

    Dani, excelentes colocações, e eu realmente acredito que você defenda essas ideias com seu coração, e ainda mais, jamais deveríamos nos separar de amigos ou familiares por conta de discordância em qualquer assunto, principalmente política, uma vez que nem sempre sabemos a verdade.
    Acho que eu e você podemos pensar completamente diferente e ainda assim, ou melhor, por isso, um ajudar o outro a compreender certos pontos de vista.
    O problema acontece quando eu quiser te convencer que o meu ponto é o correto, querendo que vc abandone sua verdade. Aí, a discussão vira briga. Então, eu queria muito que nossa realidade fosse outra, acreditei demais em discursos fabricados e por pior que possam tentar fazer parecer o Jair Messias Bolsonaro, não podemos mudar uma máxima de séculos. A voz do povo é a voz de Deus. Todos querem o que o Bolsonaro prega, inclusive você, mas seus pontos pessoais e restrições contra as atitudes dele não permitem que vc. concorde com o todo. Vc teria que ir contra seus princípios e por isso vc defende não votar nele.
    A grande verdade é que só saberemos escolher um representante, quando o escolhermos para o bem da nação, e não por interesse próprio. Enquanto uma praça em meu bairro for mais importante que um Posto de Saúde em um bairro vizinho, enquanto eu escolher alguém por que serei beneficiado por qualquer motivo, ou porque ele pensa como eu e não como a maioria, seremos levados a ter representantes também egoístas, que só pensam neles próprios. E aí, não adiantou votar em alguém com a mesma ideologia que a minha, que se “parece” comigo, porque eu não sou ninguém, eu sou mais um.
    Devemos continuar acreditando, mas, mais que isso, temos que fazer mais pelo próximo, e não só ficar falando, agir em benefício das pessoas que necessitam mais, não só comida ou saúde, mas que necessitam de vida. E, às vezes, para isso temos que abrir mão de interesses pessoais.
    E nessa altura, às vésperas da eleição, não acredito que posso mudar o voto de alguém, nem quero, mas quero continuar tentando fazê-las mudar de atitude. Assim, quem sabe, independente de quem ganhe, as pessoas possam viver em paz.
    Talvez a nação se arrependa de eleger Bolsonaro, mas será por ter tentado mudar e não por ter ficado assistindo meia dúzia mudar por nós.

  • Odair Seixas Júnior

    Só consigo dizer obrigado.

  • LUIZ EBRAIN DE OLIVEIRA

    Tah explicado a Dani escrever este arrigo contra o Bolsonaro, ela tah cuidando do peixe dela. Eh uma artista beneficiada pela lei Rouanet do Pt. Assim fica dificil de acreditar nas pessos.

  • Igor Ramundo

    Depois de elegerem um semi analfabeto e uma jumenta que só fez cagadas e quebrou o país agora querem falar que Bolsonaro não apresentou nenhuma proposta relevante.

  • Marcio Coimbra

    A dominação do povo proposto pelo PT é hediondo. Não há escapatória. Se pensam assim, respeito, mas que somem esforços com outros guerreiros como vocês na Venezuela ou alhures que talvrz ainda não tenha sido bem sucedido pela ausência de vocês.
    Vão em paz cumprir as suas missões e nos deixem em paz.

  • Winston

    Dani eu compartilho de suas considerações e respeito. Mais quando Lula chamou as mulheres do partido dele de grelo duro (desculpe ter que escrever isso) nenhuma feminista (inclusive as do PT) fizeram qualquer ato de desagrado a ele. Porque? Seria isso encarado como brincadeira? Ou outra coisa menos nociva? O desrespeito seja ele qual for é abominável por si só. Lula admira Maduro e a Venezuela está nas condições que está em desumanidade total, isso o faz melhor que Bolsonaro? As pessoas que taxam Lula de inocente estando o Brasil na situação que está após 12 anos de governo petista. Eu vejo muita verdade no que você fala, mais gostaria que você tivesse o mesmo empenho em desmascarar tantos outros políticos tão asquerosos e repugnantes quanto o Bolsonaro que você descreveu. Lenin, Che Guevara, Maduro são endeusados por vários esquerdistas, o que você acha disso? Tire um tempo e também desmascare estes que hoje se posam de bons, mas na verdade são lobos em pele de cordeiro. Veja o que a história diz sobre estes que hoje levantam bandeiras dizendo que são pelo Brasil mais que na verdade estão somente enriquecendo as custas da miséria brasileira.

  • Esther

    AMEI!

  • Fernando Ventura Jr.

    É impressionante. A deputada Maria do Rosário o xingou de estuprador e ele espalha cultura de ódio. O deputado Jean Willys cospe nele e ele espalha cultura de ódio. O Jean Willys se levanta para não sentar do lado dele e ele que é homofóbico. Ele briga por uma lei para punir o estuprador e prevenir que ele repita o crime e defende que mulheres possam ter porte de arma para se defender e ele é machista. Ele sofreu um atentado por um cara que foi filiado ao PSOL e aparece em passeatas do Lula e ele que é violento.

  • Fernando Ventura Jr.

    Moça( ou rapaz ), o Bolsonaro tinha dez anos na época da ditadura militar. Essas histórias de torturas foram descritas pelos supostos torturados.Eles podem mentir, sabia? Agora você acha pior a pessoa falar bobagens como ele fala do que ser contra a castração química? Acha preferível famílias perderem pais de família e mulheres serem violentadas por que a esquerda prefere achar que bandidos são vítimas da sociedade? O fato de Bolsonaro admirar o Ulstra não o coloca em pé de igualdade com ele, caso contrário o Lula seria ruim como o Hitler,já que disse que o admirava.Acorda, os candidatos que defendem o ‘povo” querem calar a imprensa e substituir congressistas eleitos por “movimentos sociais” escolhidos a dedos por eles!

  • Renato Krohling

    Infelizmente a maioria não vai nem passar perto de ler esse texto, já vão taxar como “é coisa de esquerdopata” etc. E a gente vai acabar com o triste cenário de Bolsonaro e Haddad indo pro segundo turno, enquanto nenhum dos dois mereceriam, e no final das contas vai dar Bolsonaro. Essa é a realidade.

  • gastao coutinho junior

    Ouvi de uma senhora bem velhinha, negra,já com seus mais de noventa anos, carregando uma pequena bandeira com as mãos tremulas e os seguintes dizeres, “Ele Não”. Participava com dificuldade de uma caminhada das mulheres. Ela disse com estrema lucidez a uma entrevistadora : ” Minha filha, o me me preocupa não é o Bolsonaro não, o que me preocupa são essas pessoas que votam nele. Estou muito triste!”
    Estamos todos muito tristes!

  • ludimila lima

    Que desespero kkkkkk texto muito apelativo.

  • Dimas de Oliveira Junior

    Tanta conversa que não levará a nada ! Um povo que só conhece união através de ódio e oposição é realmente lamentável! Não vejo mulheres, gays ou etc e tal em união para ajudar creches, a alimentar moradores de rua, a ajudar na educação e na saúde pública, onde seria a REAL função de um povo civilizado ! Que povo é esse ? Mediocridade na alma que nasce com o brasileiro e se perpetua assustadoramente! Que horror! Isso é pior do que qualquer coisa que esteja acontecendo nesse circo político ! Artistas que incitam o ódio e promovem discórdia, sendo que nunca vi algum deles a investir nos menos favorecidos e doar parte de seus astronomicos salários a causas sociais que estão destruindo o “real e verdadeiro povo brasileiro” ! Mulheres unidas ? Onde??? Não vejo movimentos de mulheres saindo as ruas para exigir segurança e pedir segurança ! A ex Miss Pará foi morta com 32 facadas e não vi um único movimento sobre essa brutalidade, ao contrário, li comentários grotescos, falando que ela estava drogada e o “que” ela estava fazendo na balada! Meu Deus, quanta maldade, mas NINGUEM saiu defendendo! Ela era mulher, ou não ? Quanta conversa fiada que leio aqui de pessoas que erguem bandeiras, mas se fazem mudas com o que realmente deveria ser uma prioridade social! Os Gays transformam uma parada (que deveria ser de reivindicação de direitos em uma “Sodoma e Gomorra” ( e acham isso lindo!) HOMENS, MULHERES, GAYS, AFROS DESCENDENTES, tem os que prestam e os que não prestam, sem rótulos! São seres humanos que estão para errar e acertar. O que não posso, é respeitar opiniões de quem defende seu proprio umbigo, fingindo estar lutando por uma “causa” X ou Y” É muita falta do que fazer, é muita falta de cultura e de conhecimento e um exagero extremista em serem donos e donas da VERDADE DO BRASIL ! Lastimável!

    • ludimila lima

      Falou tudo

  • Robson Penteado

    Esse texto é simplesmente fantástico, necessário e muito importante nesse nosso atual momento. Parabéns pelo texto, emocionante.

  • Raquel

    Dani, seu texto é maravilhoso. Eu gostaria de saber de voce se possível transforma-lo em audio para conseguir atingir a um maior numero de pessoas. Claro, dando créditos a sua autoria e talvez tendo que cortar algum pedaço para nao ficar tão grande. Posso?

  • Mateus

    Bem tosco

  • thiago vilela

    Quanta besteira… meu deus do céu. o processo contra Carlos alberto brilhante ustra foi arquivado por falta de provas, e pasme, os juízes eram os proprios comunistas da época. acha mesmo que sendo culpado deixariam ele sair ileso. sobre as acusações feitas a bolsonaro quase todas são fakes. espero de verdade que ninguém baseie seu voto nesse texto com serias tendências esquerdistas e manipulatório.

  • Rubinei Lima

    Texto babaca!

  • Marisa

    Parabéns pela sua exposição. Pena que aqueles que deveriam ler ficarão com preguiça, mas ainda acredito que as pessoas podem mudar e perceberem o mal, mesmo apanhando (não no sentido fisico).

  • Bruno Figueiredo

    É tanta mentira e vitimismo mimimi que chega cansa.
    Eu nao deveria mas vou ajudar.
    https://m.youtube.com/watch?v=t_xQURttzIM

  • Marc Gautier

    Daniela, eu entendo estas questões, mas a corrupção é pior que tudo, a corrupção chega por vezes a torturar seus corruptos e corruptores, mas o pior que a corrupção mata, mata mais do que homicidio, veja o que a corrupção fez com o Rio de Janeiro, cidacões morrendo aos montes nos hospital e nas ruas e favelas, e quando chegamos neste nível, a importancia de homofobia e machismo tem outro peso.
    Nós temos hj um candidato homofobico e machista e do outro lado um candidato que foi considerado o pior prefeito de São Paulo até hoje, que já tem algumas ações de improbiedade, no bom português corrupção, que recebe instrucoes dentro de uma prisao, em que pese contra o Lula 8 ações judiciais de improbiedade administrativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, peculato e etc…. que os 12 anos de muito roubalheira e decisões desmedidas geram a pior crise economica da historia do Brasil, em que tivemos mais de R$14 milhoes de desempregados, isso oficialmente, eu por exemplo que trabalho com consultoria fiquei vivendo de ajuda e favores durante 3 anos.
    Se o Bolsonaro homofobico e machista ganhar, eu garanto que não vai mudar nada em sua vida e de outros simpatizantes, o que temos que fazer, é acabar com a corrupção, que mata mais que tudo, quantos morreram na fila do hospital, com falta de medicos, exames, recursos, cama, medicamentos e etc….. quantas criancas comeram comida vencida na merenda da escola, quantos morreram nas ruas por falta de investimento na seguranca, o PT em seus 12 anos, só criou desigualdades, criou a pior crise, “legalizou” a corrupção com rombos bilionários, fez de tudo para censurar e manipular a midia, criou com seus amigos, Joesleys da vida, os super ricos, enquanto os caciques e lideres do partido estavam se enriquecendo e vivendo uma vida de luxo e a corrupção vitimando o seu povo.
    Pensa se vc quer um país, que mate mais pessoas com a sua corrupção, ou um país mais limpo, honesto e correto para todos, mesmo que seu presidente não goste de gays e é machista e isso não vai mudar a sua vida.

  • Daniella, parabéns e obrigada pelo seu texto! Eu e algumas pessoas próximas a mim que não votamos no coiso estamos embasbacadas com a cegueira em relação a esse senhor. Alguns parentes e dois irmãos votarão nele – o que já me deixou indignada, triste, arrasada; mas, pra mim, o pior de tudo, foi minha mãe me dizer que meus dois irmãos a convenceram a votar no coiso. Quase infartei ontem. Juro! 🙁

  • Alessandra Cazarotto Brombilla

    Parabens pelo escrito!!! Obrigada por compartilhar conosco!!! UmAbraco!!!

  • Pedro Lemes

    O desispero é monstruoso!
    #elesim pq o Brasil acordou!
    #elesim pq não queremos Venezuela no Brasil..
    #elesim oq quero meu site direito de poder terminar minha arma ou não!
    #elesim pq não quero ideologia de gênero
    #elesim pq quero um futuro melhor para minha filha
    #elesim pq somos contra o rascismo, a homofobia, a agressão as mulheres, criança, homens, negros, brancos, pardos, indígenas…
    #elesim pq queremos segurança, educação, saúde, saneamento básico, emprego e direitos iguais a todos…
    #elesim porque sou Bolsonaro e vamos melhorar o Brasil!

  • Isabela Rodrigues

    afff nem sabe de lei rouanet. sabe de nada. mas deixa estar, nós mulheres feministas vamos deixar um mundo melhor pra vc.

  • Isabela Rodrigues

    Eu tava de boa e pensava, ai não vou deixar de ser amiga de ninguém por conta de política, mas sobre o coiso, eu deixei. Não tem nada de bom, as pessoas que votam nele não sabem argumentar, não querem ver. Não enxergam essa facada que ele levou como um sinal muito sério de que alguma coisa está errada. Enfim, tb me cansei dos partidos, voto na pessoa, e temos que depois exigir uma reforma política sim. Ninguém mais é fiel a partido, bagunça geral. Ninguém sabe o que é direita e esquerda, socialismo, acho que nem os políticos sabem. Ainda voto com o coração, preciso ter alguma emoção no voto. Mas vou exigir e muito de que subir lá. E sim, voto em vc. Pra tudo! Vc tem voz, tem público, é internacional, multimídia, vc é demais amiga. Tenho muito orgulho de vc. Love you.

  • Voto em qualquer um menos no partido que apoia o genocida do Maduro.

  • Acho que alguém tá procurando um marido não um presidente honesto com uma equipe isenta pra dirigir um país. Ou vai ver acha que seu líder deve ser o presidiário através do poste.

  • carmem

    elenãooooooooooooooo..E.e nunca

  • Leonardo Duarte

    Apenas um ponto de vista de alguém que é contra uma pessoa. Entendo a repulsa de muitos com relação a ele, mas vejo muitos mais pessoas com esperança neste candidato. Se será a melhor escolha não tem como saber (até porque ninguém é o Dr. Estranho da marvel para manipular o tempo). Não é o candidato perfeito mas é o mais viável para evitar que políticos de esquerda governem novamente. O problema não é ser de esquerda ou direita, o problema é a falta de alternância de poder. Mas podem falar, mas não existem outros candidatos de direita que poderiam ser uma opção? Verdade, porém nenhum deles aparenta ter chances de evitar que Addad volte a colocar o país na mãos do seu partido ou que Ciro chegue a ter algum poder. É difícil fazer uma crítica imparcial para escolhermos nosso candidato. Com relação a Bolsonaro, acho ele um cara totalmente “ogro” que fala antes de pensar (talvez seja isso que faça com que tantos se identifiquem com ele, já que outros políticos preferem ser o politicamente correto). Nem sempre o que falamos é realmente o que pensamos ou desejamos. Ele também já cometeu diversos erros como qualquer pessoa. Por outro lado, alguns fatos citados acima estão fora de contexto, como por exemplo a questão dele ter dito que não pagaria o mesmo salário para mulher e homem. Os empregadores sabem muito bem do que ele falou. Como jurista que sou vejo muitos casos de empresas que acabam preferindo funcionários homens por conta da licença maternidade. Infelizmente é a realidade. Ressalto ainda que a própria corte máxima de nosso país arquivou a denúncia da PGR relacionada a suposto cometimento de crime de racismo. A maioria dos ministros entenderam que ele teria sido, digamos “desrespeitoso” não racista. Ressalto que numa entrevista na rádio jovem pan o próprio candidato afirmou ter abraçado um jornalista que ali estava (por trás), não sendo em momento algum desmentido por aquele jornalista. Mas isso seria uma atitude de um homofóbico? Agora a Veja publicou matéria relacionada a processo judicial (que corre em segredo de justiça) envolvendo Bolsonaro e sua ex esposa. A folha diz que a ex mulher teria dito que foi ameaçada por Bolsonaro, sendo que a própria mulher em questão, além de desmentir, também relata que na época falou besteira por raiva. Também frisou que Bolsonaro trata suas esposas como princesas. Isso seria machismo? em outras épocas seria considerado cavalheirismo. Sem falar que existe vídeo de Bolsonaro elogiando um deputado assumidamente gay. Ai eu penso homofobico faria isso? Fato é que tem muitos eleitores que são preconceituosos, machistas, misógenos, homofóbicos e que se sente representado por ele, assim como alguns homossexuais se sentem representados por Gean Willians por ele ser gay. Vale frisar que lixo humano pode ser eleitor de qualquer candidato.

    Mas cada um é livre para tirar suas próprias conclusões e votar em quem quiser. Vivemos numa democracia indireta e a escolha é livre.

  • Allan Oliveira Santos

    Virei fã da Dani Cronemberger, texto é de uma leitura leve, e ao mesmo tempo tão argumentativo. Chega a dar esperanças de que essa fase ruim vai passar e finalmente os “aproveitadores” voltarão ao lugar da onde nunca deveriam ter saído, e que daqui pra frente cada vez mais o respeito e educação prevaleça.

  • Gilson Pereira Barbosa

    Sinceramente, não sei o que é pior…. cair nas mãos de Bolsonaro ou dos comunistas!!! Fale da miséria, violência e morte provocada pelo comunismo tbm….

  • Deia Lima Farrell

    Putz, você foi ao ponto da questão. Podia parar na questão do torturador, mas não. Os #coisominions não querem ouvir a verdade. É bem triste. Mas obrigada. Me representou! #elenao

  • Tomás Guisasola

    Muito bom o texto!

  • Vanessa Pacheco

    Dani, fiquei passando mal ao ler seu texto. As descrições das torturas promovidas pelo herói do boçal me deixaram com dor de estômago.
    Como você disse, infelizmente não foi argumento suficiente.
    Passei mais de hora tentando editar o texto para divulgar no Instagram (que limita o número de caracteres, vai entender?), mas coloquei o link para quem quisesse ver tudo.
    E agora estou há 1 hora lendo os comentários à sua publicação. Por aí dá pra ver que, por mais coerente e contundente que você tenha sido, um idiota sempre será um idiota, ou seja, será incapaz de ler (ou seja, não apenas reconhecer letras e palavras, mas interpretar e compreender um texto) tudo o que você disse. Cada um só ouve o que quer, e é por isso mesmo que os grupos de família se desfacelam em época de eleição.
    Que momento, né? Mas, Dani, tem uma coisa que está nos livros de Alan Kardec, escritos há mais de 150 anos, que diz que o mal não é mais poderoso que o bem: o bem e que é tímido. Por isto te agradeço: por não ser tímida e escrever bem, e de uma posição do bem, sobre esse mal que vem gritando tanto nos últimos tempos, pra se fazer de mais forte.

  • Geraldo

    Parabéns, Dani. Muito sensatas as colocações.

    Assistam a esses vídeos do Christian Dunker. Ele é psicanalista e professor da USP. Eu vi alguns vídeos dele e gostei muito do seu posicionamento, bem equilibrado e pé no chão. Ele fez um vídeo de 11 minutos intitulado A psicanálise e o discurso de Bolsonaro (achei muito interessante). Houve muitas críticas agressivas dos eleitores do Bolsonaro e ele fez um vídeo de 23 minutos de análise das críticas, concluindo que a agressividade das críticas apenas endossa a ideia do autoritarismo que ele apontou no vídeo anterior. Agora, ele fez um vídeo de 24 minutos analisando o discurso do PT e do Lula, com elogios e também algumas críticas. Achei igualmente bem ponderado. Assistam e tirem suas conclusões. Refletir sobre o momento atual é fundamental.

    A psicanálise e o discurso de Jair Bolsonaro: https://www.youtube.com/watch?v=7T3sHqUjHtU

    Respondendo comentários do vídeo sobre Jair Bolsonaro: https://www.youtube.com/watch?v=STEim7-G08w

    Análise do discurso de Lula e do Partido dos Trabalhadores: https://www.youtube.com/watch?v=zL0acGyhxLs

    Abraços,
    Geraldo Luiz

  • Oscar Souza

    Daniela, parabéns pelo seu texto. Mas você acha que o País aguenta mais 4 anos de PT aparelhando e roubando o Estado? Muito lúcido seus argumentos, mas não devemos esquecer que o PT foi governo nos últimos 16 anos e os erros cometidos também causaram dor e sofrimento a milhões de pessoas. Portanto eu acho que o criador do Bolsonaro é o próprio PT, com seu projeto de poder que visa apenas dar esmolas aos pobres e roubar o que puderem. Você tem razão quando diz que não se trata de política, porque se o PT pensasse no País abriria mão de projetos pessoais para articular uma grande frente de oposição.
    Infelizmente, o que nos resta é escolher entre um fascista e um fantoche tutelado por um presidiário corrupto.

  • Pedro Augusto

    Amei o texto, estou muito reflexivo sobre tudo isso é vc me ajudou a reorganizar umas ideias…

  • ❥❙ Tємρєѕт • 愛 16

    Eu nem me estresso mais com isso. É burro quem não quer ver o tanto de MERDA e o lugar que o PT levou o nosso país, ou seja, PARA O FUNDO DO POÇO. Acho bom elegerem o Haddad, não vai demorar muito pra esse país falir junto com esses plebeus da esquerda, felizmente não tenho com o que me preocupar pois sou indiferente em relação à lixos petistas que são ANALFABETOS POLÍTICOS controlados pela mídia #17NELES

    esse é o futuro presidente de vocês, seus lixos abortistas, comunistas e feministas de merda =D
    https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/promotoria-acusa-haddad-por-corrupcao-quadrilha-e-lavagem-de-dinheiro/

    https://www.dn.pt/mundo/interior/haddad-e-acusado-de-corrupcao-formacao-de-quadrilha-e-lavagem-de-dinheiro-9801160.html

    https://www.dn.pt/mundo/interior/haddad-e-acusado-de-corrupcao-formacao-de-quadrilha-e-lavagem-de-dinheiro-9801160.html

    https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-fucs/noticia/2015/02/7-bbarbaridades-de-fernando-haddadb-das-quais-jamais-esqueceremos.html

    https://www.oantagonista.com/brasil/haddad-denunciado-por-corrupcao-e-lavagem/

    https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/08/28/haddad-denuncia-se-baseia-em-corrupto-confesso-que-ja-mentiu-varias-vezes.htm

    https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/eleicoes/noticia/2018/09/haddad-e-denunciado-por-corrupcao-lavagem-de-dinheiro-e-formacao-de-quadrilha-pelo-mp-de-sao-paulo-cjlo0dkce00l301px9q0yx7e6.html

    http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2018/09/04/interna_politica,761870/ministerio-publico-de-sao-paulo-acusa-haddad-por-corrupcao-quadrilha.shtml

    https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Como-Haddad-venceu-a-corrupcao-que-outros-nao-combateram-em-SP-/4/32192

  • Gerson Quadros

    Também não vou falar de partidos,mas se é assim devo te lembrar da tortura e assassinato de Celso Daniel,do assassinato de 7 testemunhas do casoe de outras mortes no minlmo suspeitas ocoorridss durante o governo do PT,incluindo a morte do ministro do STF .

  • Sofia Mattos

    É tão engraçado ver como o texto é simplista e medíocre se atendo a falas isoladas do candidato e resumindo tudo ao chavão ” sou gay, por isso #elenão” como se ele realmente fosse perder tempo perseguindo gays… temos problemas maiores flor… se liga e para de assistir malhação! #elesim

    • Allan Oliveira Santos

      Ai que mora o problema, temos problemas maiores e o Messias salvador disse em alto e bom tom, que não sabe resolver, de que não tem essa capacidade. Ai fica dificil defender o mito. É melhor Jair esquecendo e partir pra outra.

  • Reginaldo Ferreira

    Texto totalmente tendencioso se essa idéia de #elenão e todos contra o Bolsonaro a grande mídia toda contra qualquer um percebe que o Bolsonaro é a melhor opção no momento.

  • Gil Dicelli

    Excelente texto, Dani. Parabéns e muito orgulho de você! Bj

  • IZIDRO MARTINS

    Sabe que eu também fiquei em uma sinuca moral com esses dois que ai estão.

    Deixa-me contar uma história antes, em 2004 minha casa em Goiânia foi assaltada, entraram dois meliantes drogados e armados, levaram muita coisa e eu tive que ver o “ladrão” encostando a arma na cabeça de minha mãe, minha amada mãe, e me obrigando a carregar as coisas da casa para o carro do meu pai, que eles levaram também. Isso foi foda, traumatizante e humilhante ao mesmo tempo.

    Agora voltando aos candidatos, eu tinha de um lado um cara grosso, homofóbico, racista, bla, bla, bla. Um cara que me xinga e me ofende verbalmente, fala muita merda… mas é honesto e em mais de 20 anos de vida publica não teve nem uma denúncia de corrupção ou improbidade sequer, ficha limpa sem sombra de duvidas, a unica forma que ele pode me matar é de Raivinha, ferindo meu orgulhozinho.

    Do ouro lado tem um cara todo educadinho, me trata bem, mas é um ladrão, com dezenas de acusações, réu em alguns processos e se não for eleito pode ser preso ano que vem, de um partido que governou o país por 16 anos e roubou muito, o líder do partido é um Ladrão e está Preso, condenado duas vezes por corrupção, lavagem de dinheiro, improbidade, formação de quadrilha, e ainda tem mais 7 processos a serem julgados, toda a cúpula do partido está presa, de presidente a contador.

    Não tive dúvidas, moralmente falando não tem como comparar ofensinhas, homofobia, racismo, etc., com Roubo.
    Por experiencia própria, aquele que te Rouba te respeita infinitamente menos que aquele que te xinga, aquele que te rouba te humilha, te ofende, te reduz a nada e te destrói por dentro. Aquele que rouba dinheiro publico então, esse mata, mata crianças nas filas dos hospitais, mata idosos por falta de medicamentos, mata o país.

    Realmente, como você disse, não tem como comparar moralmente Bolsonaro e Haddad, tem um abismo entre eles.

    Em que universo, na cabeça de um cidadão pensante, ser ofendido verbalmente é pior que ser sistematicamente roubado?
    Não tem jeito.
    Bolsonaro 2018

    • Marisa Andréa

      Ofendido verbalmente? Parei aí…..

    • GracielleMarques

      É pra rir esse argumento?
      Honesto? Enriqueceu ilicitamente desde que foi eleito, já foi citado em vários esquemas de desvios de recursos e propinas, é a favor do nepotismo e dos servidores fantasmas.
      Não precisamos apoiar um homem que nem tem projeto de governo pra poder impedir a criminalidade.
      Você acha que só você foi assaltado na vida? Vítima de violência????
      O Brasil não tolera mais ódio e nem polaridade. #ELENÂO

      • Henrique

        Se tivesse enriquecido ilicitamente a Receita Federal estaria bloqueando o CPF do Bolsonaro e ele nem candidato poderia ser.

        • Mônica Lumertz

          Hahahahahahahaa…. Até parece que tu moras no Brasil de um universo paralelo qualquer…. Então, e o Temer, o Aécio, o Padilha, o Serra… Todos livres, todos com CPF e todos corruptos.

          • Henrique

            Esses são do mesmo saco, conseguem manipular a RF por dentro. Também os bens do bolsonaro estão em sua Pessoa física. O desse povo q vc citou fica escondido no exterior ou em nome de laranjas, ainda encobertos por empresas de fachada. Mais um motivo pra votar no Bolso: transparÊncia com o próprio enriquecimento.

    • GracielleMarques

      Se é por falta de denúncias contra o Coiso, segue a lista:

      *RECORDISTA DE DENÚNCIAS NA COMISSÃO ÉTICA
      https://congressoemfoco.uol.com.br/especial/noticias/pre-candidato-a-presidencia-bolsonaro-e-recordista-de-denuncias-na-camara/

      *1 – É citado na lista de Furnas como receptor de propina:

      https://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-que-jair-bolsonaro-esta-fazendo-na-lista-de-furnas-por-kiko-nogueira/

      2 – É citado como integrante de esquema de corrupção ATIVA na quebra de sigilo do Tucano Aécio:

      https://www.correiodobrasil.com.br/bolsonaro-tem-nome-citado-lista-quebra-sigilo-tucano-aecio/

      3 – É acusado de sonegação de impostos:

      https://veja.abril.com.br/blog/o-leitor/e-o-comeco-do-fim-de-bolsonaro/

      4 – Acusado no TSE de receber propina da JBL:

      https://www.metropoles.com/brasil/politica-br/site-do-tse-mostra-que-bolsonaro-recebeu-doacao-da-jbs

      5 – É também acusado de enriquecimento ilícito através da máquina pública:

      https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2018/01/patrimonio-de-jair-bolsonaro-e-filhos-se-multiplica-em-apenas-dez-anos.html

      6 – Está apontado em suspeita de lavagem de dinheiro:

      https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2018-01-07/jair-bolsonaro-patrimonio-familia.html

      7 – Envolvido em Caixa 2 de Campanha:

      https://www.gazetaonline.com.br/noticias/politica/eleicoes_2018/2018/06/articulador-de-apoios-a-bolsonaro-deputado-confessou-caixa-dois-1014134496.html

      8 – Recebeu de Michel Temer cerca de 18 Milhões:

      https://exame.abril.com.br/brasil/liberacao-de-emendas-parlamentares-dispara-em-junho-apos-crise/

      • Eduardo Santos Tim

        Somente citado

      • Henrique

        Vai falar de ética pros corruptos.

      • Fernando Ventura Jr.

        Você acredita que o Adélio é um lobo solitário ou está a mando de pessoas de esquerda? Quem paga os 4 advogados dele? Por que queriam matar o Bolsonaro(17)?

        • geane

          eu acredito que esse Adelio nao seja um lobo solitario,..mas to mais a crer que o vice do bolso, ou ate a propria igreja que o apoia posso estar por tras disso..do que seus opositores

    • Ricardo

      Se seu patrimônio é mais importante que a sua dignidade, fale por você, mas não venha querer impor isso aos outros.

      • IZIDRO MARTINS

        Aqui um exemplo comum de o que a esquerda vem fazendo com nossa população, uma pessoa que não consegue interpretar um texto com mais de três linhas.
        Pena…

        • Ricardo

          “Por experiencia própria, aquele que te Rouba te respeita infinitamente menos que aquele que te xinga, aquele que te rouba te humilha, te ofende, te reduz a nada e te destrói por dentro.” – desculpa se interpretei errado seu tratado de filosofia moral.

    • Chamar homofobia, e racismo de “ofensinhas” mostra que realmente você tem de ficar do lado “da moral e dos bons costumes” dos machos heteros brancos. Vote em Bolsonaro mesmo. Vocês são espelho um pro outro. Que lama!

    • Eduardo Santos Tim

      Vamos acordar
      Não da mais pra aguentar
      É 17

    • Esther

      vitimismo…… vou rezar por vc… e aproveita e leia : *Bolsonaro é uma mentalidade*

      Não, Jair Bolsonaro não é um candidato como outro qualquer. É pior. Ele é um imaginário, uma mentalidade, uma visão de mundo. O seu método de leitura do que acontece na vida é a simplificação. Torna o complexo falsamente simples por meio de uma redução a zero dos fatores que adensam qualquer situação. Se há violência contra os cidadãos, que cada um receba armas para se defender. Se há impunidade, que a justiça seja sumária e sem muitos recursos. Se há bandidos nas ruas, que a polícia possa matá-los sem que as condições de cada morte sejam examinadas. Se há corrupção, que não se perca tempos com processos.
      Bolsonaro encarna o pensamento do homem medíocre, o homem mediano que não assimila explicações baseadas em causas múltiplas. Se há miséria, a culpa é da preguiça dos miseráveis. Se há crime, a culpa é sempre da má índole. Se há manifestações, é por falta de ordem. A sua filosofia por excelência é o preconceito em tom de indignação moral, moralista. A sua solução ideal para os conflitos é a repressão, a cadeia, o cassetete. Bolsonaro corporifica o imaginário do macho branco autoritário que odeia o politicamente correto e denuncia uma suposta dominação do mundo pelos homossexuais. É o cara que, com pretensa convicção amparada em evidências jamais demonstradas, diz:
      – Não se pode mais ser homem neste país. Vamos ser todos gays.
      Ele representa a ideia de que ficamos menos livres quando não podemos fazer tranquilamente piadas sobre negros, gays e mulheres. Bolsonaro tem a cara de todos aqueles que consideram índios indolentes, dormindo sobre latifúndios improdutivos, e beneficiários do bolsa família preguiçosos que só querem mamar nas tetas do Estado. Bolsonaro é o sujeito desinformado que sustenta que na ditadura não havia corrupção. É o empresário ambicioso que se for para ganhar mais dinheiro abre mão da democracia. É o produtor que vê exagero em certas denúncias de trabalho escravo. É o homem que acha normal, em momentos de estresse, chamar mulher de vagabunda. O eleitor padrão de Bolsonaro sonha com uma sociedade de homens armados nas ruas, sem legislação trabalhista, sem greves, sem sindicatos, sem liberdade de imprensa.
      O projeto de Bolsonaro é o retorno a um regime de força por meio de voto. Aparelhamento da democracia. Na parede do imaginário e de certas propagandas de Bolsonaro e dos seus fiéis aparecem ditadores. O seu paraíso é da paz dos cemitérios e das prisões para os dissidentes. Um imaginário é uma representação que se torna realidade. Uma realidade que se torna representação. Bolsonaro é um modo de ser no mundo baseado na truculência, na restrição de liberdade, na eliminação da complexidade, no encurtamento dos processos de tomada de decisões.
      Bolsonaro usa a democracia para asfixiá-la. É um efeito perverso do jogo democrático. Condensa uma interpretação do mundo que não suporta a diversidade, o respeito à diferença, a pluralidade, o dissenso, o conflito, o embate. Inculto, ignora a história. Não há dívida com os escravizados e seus descendentes. A culpa pela infâmia da escravidão não é de quem escravizou. O presente exime-se do passado. Bolsonaro é a ignorância que perdeu a vergonha. Contra ele só há um procedimento eficaz: o voto. Se necessário, o voto útil.

      Professor Juremir Machado da Silva, Doutor em Sociologia pela Sorbonne, que escreveu o livro “Raízes do Conservadorismo Brasileiro”:

    • Esther

      Bolsonada é honesto?
      Ele não é corrupto?

      Seguem nessa publicação fatos (e respectivos links de algumas fontes que os comprovam) sobre a trajetória de Bolsonada ao longo de sua vivência política (e também de alguns pronunciamentos de integrantes de sua chapa).

      Quando aquele bolsominion vier defender a honestidade do candidato dele, peça pra ele explicar isso aqui:

      1- Bolsonada foi do PP, partido com mais políticos investigados pela lava jato.

      https://brasil.elpais.com/…/24/polit…/1524605415_828915.html

      2- Admitiu, não que participava, mas ao menos que sabia da existência da corrupção no partido, porém nunca denunciou.

      https://jovempan.uol.com.br/…/ao-explicar-r-200-mil-da-…/amp

      3- Dinheiro da JBS foi depositado na sua conta para financiamento de campanha, tendo ele repassado pro partido, que na mesma hora devolveu a mesma quantia pra sua conta.
      Dinheiro esse que ele mesmo admitiu saber que era fruto de corrupção e que até por essa razão fez essa manobra.
      Vale ressaltar que na delação foi mencionado que todo político financiado pela empresa participou do esquema.

      https://www.metropoles.com/…/site-do-tse-mostra-que-bolsona…

      Acompanhando as votações dele como deputado, se pode observar que ele cumpriu a cartilha combinada.

      4- Algumas das votações dele na Câmara:

      •Votou contra o teto salarial para o setor público
      •Votou contra o fim da aposentadoria para deputados e senadores
      •Votou contra a criação de um fundo para combate à pobreza
      •Votou contra extender direitos trabalhistas para empregados domésticos

      Mas também votou a favor…

      •Votou a favor do próprio aumento, do salário dos deputados
      •Votou a favor da terceirização incondicional, inclusive pra trabalhadores da atividade fim
      •Votou a favor da reforma trabalhista que retirou direitos dos trabalhadores e hoje colabora para o aumento do desemprego e da informalidade
      •Votou a favor do congelamento dos investimentos públicos, incluindo saúde e educação, por 20 anos.

      https://g1.globo.com/…/saiba-como-votou-cada-deputado-no-te…

      https://epocanegocios.globo.com/…/apesar-do-atual-aceno-lib…

      5- Hoje é favorável a reforma da previdência, e costumeiramente segue votando contra o povo e em favor dos grupos corruptores.

      https://www.redebomdia.com.br/…/jair-bolsonaro-e-vice-hami…/

      6- Tendo inclusive para isso recebido de Temer, junto de Aécio Neves, os maiores valores em emendas, os quais somente foram disponibilizadas para políticos aliados do presidente.

      https://www.terra.com.br/…/exclusivo-com-crise-da-jbs-liber…

      7- Não por acaso, o partido de Bolsonaro tem sido o mais fiel a Temer.

      https://m.oglobo.globo.com/…/partido-de-bolsonaro-foi-mais-…

      8- Ainda sobre corrupção, a velha lista de Furnas (tida como autêntica pela polícia federal) tem seu nome.

      https://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u79588.shtml

      https://blogs.oglobo.globo.com/…/reaberta-agora-lista-de-fu…

      E mais…

      9- Recebeu por muito tempo um imoral auxílio moradia mesmo tendo domicílio próprio em Brasília.

      https://www1.folha.uol.com.br/…/1948729-com-imovel-proprio-…

      10- Em pouco tempo multiplicou seu patrimônio, ainda que declare não entender nada de economia.

      https://www1.folha.uol.com.br/…/1948526-patrimonio-de-jair-…

      https://congressoemfoco.uol.com.br/…/bolsonaro-diz-que-nao…/

      11- Declarou que sonega mesmo todos os impostos que puder.

      https://www.em.com.br/…/bolsonaro-defende-guerra-civil-no-b…

      https://youtu.be/ElBQbueU0tQ

      12- É contra o fim do foro privilegiado.

      https://noticias.bol.uol.com.br/…/bolsonaro-chama-fim-do-fo…

      13- Mantinha uma empregada doméstica paga com dinheiro público.

      https://www.metropoles.com/…/funcionaria-do-gabinete-de-bol…

      14- Praticou nepotismo, empregando esposa e parentes no legislativo.

      https://m.oglobo.globo.com/…/bolsonaro-empregou-ex-mulher-p…

      15- Foi flagrado por fiscais ambientais praticando pesca irregular em área de preservação ambiental

      https://oglobo.globo.com/…/bolsonaro-teme-ficar-inelegivel-…

      16- Depois disso criou um projeto de lei pra desarmar ficais ambientais, contrariando seu discurso de facilitação de acesso ao armamento para a população.

      http://www2.camara.leg.br/…/459897-PROJETO-PROIBE-O-PORTE-D…

      17- Foi condenado pelas ofensas que insinuaram que existem mulheres que sejam “dignas” de serem estupradas.

      https://g1.globo.com/…/stj-mantem-condenacao-de-bolsonaro-p…

      18- Foi condenado por racismo pela justiça federal.

      https://oglobo.globo.com/…/politica-nao-piada-afirma-juiza-…

      https://exame.abril.com.br/…/bolsonaro-e-condenado-a-pagar…/

      19- Foi condenado também por homofobia

      https://oglobo.globo.com/…/bolsonaro-perde-recurso-e-conden…

      20- Sua campanha apresenta indícios de fraude e falsidade ideológica eleitoral.

      https://glo.bo/2xIsOof

      21- Documentos oficiais do Itamaraty denunciam que ameaçou sua ex mulher, tendo ela inclusive solicitado asilo político na Noruega por conta disso.

      https://brasil.elpais.com/…/26/polit…/1537913905_985857.html

      22- Consta em um processo de abril de 2008 na 1ª Vara de Família de Tribunal de Justiça do Rio acusações de prática de furto de um cofre pessoal oriundas de sua ex mulher, além de acusações de sonegação, falsidade ideológica e falsa declaração de renda.

      https://www.infomoney.com.br/…/bolsonaro-e-acusado-por-ex-m…

      23- Feito um menino mimado, afirmou não aceitar ser derrotado nas urnas, ainda que segundo as pesquisas perca para seus principais adversários no segundo turno.

      https://brasil.elpais.com/…/28/polit…/1538156620_841871.html

      24- É apoiado por grupos declaradamente neonazistas

      https://super.abril.com.br/…/como-agem-os-grupos-neonazist…/

      https://noticias.uol.com.br/…/neonazistas-ajudam-a-convocar…

      25- Vem fazendo uso de muita “fake news” durante sua campanha, assim como quando usou o grupo contrário a sua candidatura, que já contava com mais de um milhão de mulheres até ser hackeado e ter seu nome alterado para “Mulheres com Bolsonaro”, como manchete de propaganda.

      https://brasil.elpais.com/…/17/polit…/1537142202_233134.html

      Isso tudo sem falar nos discursos de ódio corriqueiros que ele promove, mas que, por mais graves que sejam, não são capazes de alertar quem intenciona votar nele.

      26- Lembrando também que seu economista (Paulo Guedes) quer taxar super ricos e pobres no mesmo patamar, de 20% (aumentando consideravelmente a alíquota para os mais pobres e diminundo a dos mais ricos), e criar um imposto semelhante ao CPMF.

      https://veja.abril.com.br/…/paulo-guedes-propoe-criacao-de…/

      27- E ainda por cima pretende manter parte da equipe do Temer…

      https://exame.abril.com.br/…/paulo-guedes-fala-em-manter-p…/

      Agora, especialmente pra galera que tanto criticou e responsabilizou o Partido dos Trabalhadores pela escolha de um vice tão distópico, e que costumeiramente vem dizendo que “quem votou na presidenta, votou no vice”, seguem também algumas informações sobre o vice de Bolsonaro…

      28- Mourão defende reformar a constituição federal sem eleger uma assembléia constituinte.

      https://www.em.com.br/…/mourao-defende-constituicao-sem-ele…

      29- Mourão diz que lares com mães solteiras ou avós são “fábricas de desajustados”, responsabilizando as mulheres por possíveis desvios de comportamento ou associações ao narcotráfico por parte de seus filhos e netos.

      https://noticias.bol.uol.com.br/…/casa-de-mae-solteira-e-fa…

      30- E a mais recente de Mourão até a presente data, é a condenação feita publicamente pelo vice de Bolsonaro ao direito dos trabalhadores às férias e ao décimo terceiro salário.

      https://www.infomoney.com.br/…/vice-de-bolsonaro-general-mo…

    • Edilson de Oliveira

      Muito bem respondido!!!! As pessoas não estão se dando conta do perigo que é estar contra o Bolsonaro, mas deixar o PT governar, alíás, roubar o Brasil. Não percebem o quanto já estão aparelhados, São Universidades lotadas de Professores da Esquerda, na política com os falsos inimigos da esquerda, a estimulação do caos pela intriga entre gays e héteros, negros e brancos e etc.. Bem

      • Edilson de Oliveira

        Eu votaria no BOLSONARO sendo ele um racista ou homofóbico, (isso é o forte da oposição para que ele não seja eleito) são defeitos muitos menores do que ser corrupto, ladrão. Estes sim matam a todos sem diferenciação e não percebem isso.

    • Edina Pinto

      Parabéns. Genial sua resposta.

  • Marcelo S. Villatore

    Ele sim…foda se o resto

  • Bruno Peixoto

    Não me venha com essa “PT não é minha primeira opção mas não há alternativa viável”! A esquerda tem dois candidatos totalmente viáveis sim, Marina e Ciro. Por que então insistem no PT!?

    Bolsonaro não é minha primeira opção, mas no segundo turno, minha filosofia será esta:

    “UM POVO QUE COLOCA O PT NO SEGUNDO TURNO MERECE BOLSONARO PRESIDENTE!”

    • Eduardo Santos Tim

      Verdade

    • Henrique

      Ciro é mentiroso. Não tem como ele criar milhões de empregos sem diminuir impostos ou direitos. Pra ter emprego precisa existir o empregador. O que ele fiz sobre tirar o pessoal do SPC, aumentando o prazo de pagamento das dívidas, é basicamente crirar uma bolha 2.0. Marina até tem algumas propostas bacanas, mas se nossa produção rural encolher o país, que é de maioria agrícola tbm quebra.

    • Fernando Ventura Jr.

      As feministas do #Helenão deveriam apoiar a Marina Silva, em vez de ficar obedecendo os artistas da Globo e dizendo em quem não votar.

      • Mônica Lumertz

        As feministas votam e votarão em quem elas quiserem e não em quem um macho escroto como tu achar que elas devem votar.

  • Parabéns pelo texto longo, tendencioso e ruim.
    Você não é melhor do que ninguém só porque é gay.

    • Marisa Andréa

      Ela só é melhor por ser humana. Oq vcs ja perderam há muito tempo, desde que permitiram-se à lavagem cerebral.

    • Isabela Rodrigues

      meu filho ela é melhor que muita gente e ser gay é só um plus. o texto foi longo, mas vc leu né?

  • Ana Flávia Coelho

    Excelente! Me traduziu neste momento. #elenao #EleNunca #NotHim

    • Mauricio José Toledo

      Quem a traduziu? Um burro? rsrsrs Com certeza que sim!

  • Marco Antonio

    #Bolsonaro17 #EleSIM #VaiSerNoPrimeiroTurno #Bolsonaro2018

  • Mirtes Message

    Já que você deu a sua opinião, vou dar a minha também: texto fraco, tendencioso e bastante duvidoso, em diversos tópicos. Infelizmente os contrários ao Bolsonaro, como as minorias sociais, por exemplo, estão defendendo, na maioria dos casos, os seus próprios interesses, suas dores e sua necessidade de serem reconhecidos como seres melhores que toda uma coletividade. Não aceitam serem iguais, mas sim sobreporem os seus interesses privados aos de toda uma sociedade, que não tem prioridade nenhuma em discutir machismo, feminismo, ideologia de genero, etc… O que ela tem interesse mesmo é de combater a violência com segurança (o mais preparado, de longe); saúde (fim da torneirinha da lei Rouanet, por exemplo, direcionando os recursos pró-saúde); honestidade (único ficha limpa, sem investigação, sem condenação por corrupção e desvio de dinheiro público); comprometimento (mais de 630 projetos… só foram aprovados 2 porque ele não tinha representatividade política e a patotinha na Câmara vetava tudo), educação (só de ser anti-cartilha gay nas escolas pra crianças de 6 anos e querer fazer mais colégios militares já tem o meu voto e é de longe o mais preparado), economia (tem a humildade de dizer que não tem conhecimento específico e que Paulo Guedes será o seu ministro e Avante Brasil!!!); cultura (acabar com a lei rouanet, que é uma vergonha… dão dinheiro do nosso bolso pra bancar artistas que ganham milhões… anitta, daniela mercury… Até o cirque du solei que veio da França ganhou 900 mil reais do governo, sendo que cobra 400 por ingresso.. rsss); mulheres (o único que realmente defende as mulheres conforme a competência e aplica esse critério quando se refere a espaço no mercado de trabalho e na política, em igualdade salarial… Ninguém merece piedade por ser mulher… Me sentiria desprestigiada e subestimada); o único que fez o projeto de castração química para estupradores, que aliás, também foi vetado pela patotinha da Câmara por falta de força representativa. E outra coisa: é lógico que eu chamaria a deputada Maria do Rosário de vagabunda, especialmente depois de ter visto ela defendendo em plenário Champinha (estuprava mulheres. Só uma estuprou por 5 dias e depois a degolou com um facão sem corte) e ter Bolsonaro sido chamado por ela em segida (após a sessão) de “estuprador”, apenas por ele ser contrário ao posicionamento dela… Até achei ele muito civilizado. Não sei o que eu faria com essa aberração na minha frente!
    Mas gratidão a escritor(a) despreparada do texto. Só me fez reafirmar que no atual cenário político ele é o candidato mais preparado pra assumir a presidência do Brasil.

    • Marisa Andréa

      Já que seu posicionamento é esse já poderia começar sendo coerente com suas crenças e nem aparecer no dia da votação. Afinal o voto feminino foi uma conquista da luta das mulheres que vc se sentiria desprestigiada e subestimada. Seja verdadeira com todos os absurdos que escreveu, mas que são as suas verdades, e cumpra exatamente oq acredita. Pq é muito confortável disseminar tanta falta de conhecimento e manter-se nos “privilégios” que vc não concorda. Haja paciencia pra tanta hipocrisia.

      • Oi?! O que está escrito é “Afinal o voto feminino foi uma conquista da luta das mulheres que vc se sentiria desprestigiada e subestimada”, mas o que você quis dizer? Pelo visto, quem apresenta falta de conhecimento aqui não é a autora do texto, mas você. A começar pela escrita. Você tem um problema nessa área e precisa aprender coesão e coerência, ok? Depois você tenta argumentar por escrito num debate que, nem de longe, está expressando a luta por privilégios. Privilegiados, no Brasil, historicamente, são os homens heterossexuais brancos. E, se você não consegue nem escrever com coesão e coerência, pedir pra entender de privilégio talvez seja demais! 😉

      • Fernando Ventura Jr.

        Falta conseguirem se aposentar cinco anos mais tarde, se inscrever no serviço militar, pagar pensão e ter os mesmos cinco dias de licença paternidade aí ficaremos em condições iguais. 😉

    • GracielleMarques

      Mirtes querida, procure confirmar as informações que vocês engolem tão facilmente: Bolsonaro não é o único Ficha Limpa, os recursos da Lei Rouanet não retiram recursos da Saúde e se não te contaram, seu Mito responde por enriquecimento ilícito, é citado no esquema de corrupção de Furnas, recebeu sim propina da JBS e em 27 anos no Congresso fez nada pela segurança do país.
      Vote nele, mas vote porque sim, ele é tudo isso que está no texto: preconceituoso, machista, racista, homofóbico e está num patamar muito abaixo de todos os outros concorrentes.
      Vote em quem quiser, mas que Deus não te permita ter na vida um companheiro/marido/namorado/filho como aquele Coiso. O Brasil merece muito mais e pode ser refeito com pessoas de muito mais preparo (psicológico e profissional) que esse a quem apoia.

      • GracielleMarques

        Ah, aproveita e deixa de votar, porque essa foi uma conquista feminista, tá?

      • João Paulo

        Não responde nada por enriquecimento ilícito. Se responde a alguma coisa neste sentido é a uma matéria da Folha sem pé nem cabeça que junta o patrimônio de quatro pessoas para parecer um bolo enorme.
        A única denúncia que recebeu neste sentido foi anônima e foi ARQUIVADA ante a “ausência de elementos indiciários mínimos”. Esta informação consta na própria matéria da Folha. Procura lá que você acha.

        Ele não recebeu propina da JBS. Esse boato já foi desmentido até pelo boatos.org (https://www.boatos.org/politica/jair-bolsonaro-propina-jbs.html), mas… foda-se, né?! “O que vale é espalhar mentira pra derrubar o candidato que eu não gosto”. E ainda quer questionar a índole DOS OUTROS.
        Quanto a ter um “marido como aquele Coiso”, sugiro ir procurar o que as ex-esposas dele tem a dizer sobre ele.

      • Winston

        Quem é o melhor preparado então. Tem algum? Me diga por favor?

    • Maria Oliveira

      Concordo com você, me fez manter o Ele SIM

    • Uma pessoa que se dá ao trabalho de ler (leu todo mesmo? sério?) um texto de outrem, cujo nome nem se lembra ao final, e resolve fazer um comentário iniciando com “Já que você deu a sua opinião, vou dar a minha também…” REALMENTE mostra o quanto nossa educação tem falhado. Eu gostaria MUITO de ver um eleitor (ou eleitora, infelizmente tem doida pra tudo!) do coiso rebatendo educada e competentemente os fatos que depõem contra ele. Mas eles (e elas – ai que dor!) só têm conseguido aumentar o número de pessoas que vão de #eleNÃO. Sem argumentos factíveis, depois das manifestações de hoje e da alta hospitalar (agora o político que não sabe nada do babado com que trabalha), quero ver se ele não cai logo no primeiro turno. 😉

  • Mauricio José Toledo

    Muito fácil querer manipular opiniões sobre Bolsonaro exaltar Ustra, enquanto a esquerda tem um Tchê Guevara como herói, cujo genocida e seu regime matou milhares de pessoas… Como apóiam o genocida Maduro, cujo governo está matando seu próprio povo de fome… Querer dizer que vota em qualquer outro candidato contra Bolsonaro, é mostrar que vc prefere a continuidade dessa podridão chamada Comunismo, socialismo… Já demonstrou seu posicionamento político… Será que o apoio total dos quilombolas ao Bolsonaro, não lhes responde? Em resumo, toda esta balela repetida contra Bolsonaro já está respondida e por final, a liderança dele em intenções de votos, mostra que a grande maioria dos brasileiros, não mais se deixam enganar por falsos dramáticos… #Bolsobaro2018 … É melhor Jair se acostumando…

    • ANTÔNIO SOARES

      27% é grande maioria? E o que seria 46% de rejeição?

      • Mauricio José Toledo

        Vc é o típico esquerdista desinformado. Acreditar em Ibope e Datafolha rsrs… Pesquisas compradas e que adotam as regiões de maior concentração de derrotados, para que respondam à esta enganação rsrs … Basta que observemos os movimentos de rua, as apresentações dos seus heróis vermelhos para ver que apenas os pagos estão lá, para segurar bandeirinhas… Enquanto Bolsonaro, de pijama, no hospital, protagoniza milhares de pessoas nas ruas do país e( voluntariamente )….de graça…

        • Gente, eu queria muito saber onde tá esse dinheiro que vcs falam que a gente recebe pra se manifestar, pq olha, até agora não vi um realzinho. Vc poderia provar o que tá dizendo, Maurício?

          • Mauricio José Toledo

            Dona Mortadela…Desculpe-me mas, ignorante eu já percebí o quanto a senhora é…Agora, dissimulada igual à BanDilma Impichada, vejo agora… Pra não ficar aqui desenhando pra te mostrar, pesquise….procure por notícias publicadas,por vídeos com declarações dos seus próprios irmãos mortadelas…

          • Vanessa Pacheco

            Silvana, pelo nível de palavras usadas por este cara, já deu pra ver que não vale nem a pena prestar atenção a ele. Lembra dessa historinha?
            ” – Mestre, qual o segredo da felicidade?
            – Não discutir com idiotas.
            – Não concordo que esse seja o segredo.
            – Você tem razão.”
            Se poupe. Discutir com esse tipo de gente pode até destruir alguns dos nossos neurônios, e periga a gente se igualar a eles, que já têm tão poucos. ;^)

    • Típico leitor de revistinha do Olavo de Carvalho. Esses pseudoargumentos são dele. hehe

      • Mauricio José Toledo

        Olavo de Carvalho sozinho é infinitamente mais inteligente que artistinhas da Globolixo, que nada de valor agregam ao povo brasileiro e criam uma campanha meia boca do EleNão, com medo de perderem a mamata da Rouanet e seus empreguinhos e pior e mais hilário ainda…..conseguem pessoas sem criatividade, sem argumentos, pobres de espírito e que seguem cartilhas podres de esquerdopatas, para se auto afirmarem… Vá estudar, vá refletir e criar sua própria opinião e deixe de ser como um papagaio que apenas repete o que as pessoas dizem, sem saber oque significa…

  • welington Coelho

    Texto destila odio e tenta dividir o povo em classes, gêneros, melhores e piores. Típica falácia de esquerda, e o nome disso é medo, o medo de ser tirada de sua zona de conforto. #Bolsonaro17 #EleSim vai ser seu presidente.

    • GracielleMarques

      hahahahahahaha
      Típico texto raso de quem só repete discurso pronto!
      Vai ver não conseguiu foi entender o texto né? Cego de ódio e de falta de conhecimento!

  • Fernando Sousa

    Para mim Bolsonaro representa a esperança de um periodo que eramos um só povo não essa coisa nojenta desses grupinhos que se acham melhorea que todo mundo. Para mim Bolsonaro sim representa uma mudança real nessa política de toma la da cá. Sobretudo ele se apresenta humano a ponto de admitir seus erros e até por isso pretende um governo de decisão colegiada. Por ultimo e não menos importante essa gente que defende o ele não esta defendendo interesses pessoais e não o Brasil. ENTÃO É #ELESIM

    • Marco Antonio

      EXATAMENTE. A NOSSA ÚNICA ESPERANÇA #Bolsonaro17 #EleSIM #VaiSerNoPrimeiroTurno #Bolsonaro2018

    • GracielleMarques

      Mudança é tão real que ele só tem essa lista aqui de denúncias contra ele:
      1 – É citado na lista de Furnas como receptor de propina:

      https://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-que-jair-bolsonaro-esta-fazendo-na-lista-de-furnas-por-kiko-nogueira/

      2 – É citado como integrante de esquema de corrupção ATIVA na quebra de sigilo do Tucano Aécio:

      https://www.correiodobrasil.com.br/bolsonaro-tem-nome-citado-lista-quebra-sigilo-tucano-aecio/

      3 – É acusado de sonegação de impostos:

      https://veja.abril.com.br/blog/o-leitor/e-o-comeco-do-fim-de-bolsonaro/

      4 – Acusado no TSE de receber propina da JBL:

      https://www.metropoles.com/brasil/politica-br/site-do-tse-mostra-que-bolsonaro-recebeu-doacao-da-jbs

      5 – É também acusado de enriquecimento ilícito através da máquina pública:

      https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2018/01/patrimonio-de-jair-bolsonaro-e-filhos-se-multiplica-em-apenas-dez-anos.html

      6 – Está apontado em suspeita de lavagem de dinheiro:

      https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2018-01-07/jair-bolsonaro-patrimonio-familia.html

      7 – Envolvido em Caixa 2 de Campanha:

      https://www.gazetaonline.com.br/noticias/politica/eleicoes_2018/2018/06/articulador-de-apoios-a-bolsonaro-deputado-confessou-caixa-dois-1014134496.html

      8 – Recebeu de Michel Temer cerca de 18 Milhões:

      https://exame.abril.com.br/brasil/liberacao-de-emendas-parlamentares-dispara-em-junho-apos-crise/

      • Fernando Sousa

        Acusações são acusações, provas são provas. O risco de um pensamento raso é acreditar que meras acusações as quais muitas já foram provadas erradas tem o mesmo peso de provas de processos já julgados contra aqueles que se passam com heróis. Está a vista quem tem valor moral e não são meros links que turvarão essa visão.

        • Allan Oliveira Santos

          Então qual a diferença das acusações do Lula sobre as acusações do Bolsonaro??? E não existe inocencia, não existe o “novo” em um sujeito que está a 27 anos no congresso e até agora só fez numero.Nunca votei no PT em primeiro turno, mas fica dificil não votar na situação que estamos encaminhando

          • Fernando Sousa

            Lula foi condenado em um processo em segunda instância com direito que ultrapassaram a de outros processos e ainda assim permanece condenado. Se você não nasceu ontem sabe que estes não são os primeiros processos de Lula cuja a vida de crime estende-se desde a época de metalúrgico. Nesse período ele era capacho do governo militar ao qual ele entregava os “cumpanheiros” de sindicato. O voto é um direito de cada um mas especificamente falando exceto Jair Bolsonaro os outros não passam na minha régua moral.

          • Mauricio José Toledo

            Meu caro ignorante! Procure pesquisar no local certo! Lá vc verá mais de 500 projetos criados por ele, porém o congresso de ladrões oportunistas não aprovaram porque ele não aceitava emendas… Emendas estas, para continuar a proteger os interesses destes safados em detrimento da população, do Brasil! Não seja trouxa…. Você dizer que vai votar em PT, Haddad…putz..então moço, você deve ser comunista, deve apoiar ao genocida Maduro e ter como ídolo o tal animal selvagem Tchê Guevara! A 13 anos este partido imundo vem no poder, matando a educação, a segurança pública etc… e vc ainda vai votar neste lixo?

          • Mauricio José Toledo

            Foram inúmeros projetos porém não aprovados pelo congresso, justamente porque tiraria a mamadeira da boca dos pseudo políticos que lá estavam e estão! Leia mais, se informe de maneira correta e imparcial e mais, numa fonte verdadeira…. Pare de ser Maria vai com as outras, daquelas que fala o que qualquer disse a você ou seja, a mídia comprada, os mortadelas e outros idiotas

          • Henrique

            Lula foi indiciando, julgado e condenado. Bolsonaro foi citado e não acusado. Assim como o joaquim barbosa citou o bolsonaro como a não receber mensalão. Citar pode ser qualquer coisa.

      • thiago vilela

        acusado porra nenhuma!! deixa de mentira mulher. vc só copiou e colou links de noticias vagas e sem fundamento.

    • Vanessa Pacheco

      Bem, pra quem pretende um governo de decisão colegiada, talvez ele deva reconsiderar seu candidato a vice (aliás, depois do impeachment da Dilma, todos deveriam ficar atentos a isso). O general disse agora, semana passada, que o presidente da república tem direito a dar um autogolpe e que a constituição de 88 é muito falha, então propõe uma nova, não com constituintes eleitos, mas selecionados a dedo por eles. Bem, levando ao pé da letra sua palavra, pode até ser colegiado o que eles farão, mas, se alguém desse grupo pensar diferente, quem garante que vai continuar ali. (Fernando, isto é fato, portanto, imagino que qualquer pessoa que tenha bom senso não tem como condiderá-lo interesse pessoal.)

      • Fernando Sousa

        Talvez o sentido em que ele tenha dito isso feriu os ouvidos mais sensíveis. A constituição de 1988 do Brasil é um exemplo claro de que o processo democrático na maior parte do tempo trás um dano as pessoas infinitamente maior que uma escolha indireta. É claro que nossa constituição nasceu ultrapassada é só olhar o tamanho e o numero de modificações ao longo dos governos postem 1988. Comparando com a constituição norte americana que praticamente é uma folha de papel escrita por notáveis e que funciona muito bem até hoje. Eu penso que todos temos defeitos e é uma ilusão acreditar que um governo feito por pessoas seja imune a tais defeitos, porém a questão talvez seja de como essas pessoas estejam organizadas. Tenho certeza de que você tenham foco também no staff dos outros candidatos e que conhece também suas falhas, pois é assim que as pessoas de bom senso julgam as questões, pesando e medindo qualidades, defeitos e potenciais. Para mim foi muito agradável ler seu post e espero trocar ideias mais vezes com você.

    • Allan Oliveira Santos

      Brasil nunca foi esse povo que você acha que foi. Isso é balela, sempre existiram os “grupinhos” e adivinha? Eles eram tão marginalizados que ninguém os notava. Como um candidato de 30 anos de vida publica, não fez nada relevante, como é algo novo? Quer algo novo, vota no Amoedo.

      • Fernando Sousa

        Não sei em que Brasil você vive essa de grupinhos marginalizados aqui nunca existiu. Esse mito de fundação só serve muito bem nas aulinhas de sociologia não no Brasil real. A proporção de ataques que um mero deputado baixo clero gera é prova de que ele nunca esteve do lado deles que ferram com o Brasil e se acham donos dele. Faço a pergunta. Em 30 anos de vida pública não conseguiram um único processo com êxito contra ele? Quanto a Amoedo de novo só o nome do partido.

    • Isabela Rodrigues

      representa uma mudança mesmo. radical. ele tá aí quase 30 anos na política, o que ele tem de novo… ah… pelamor. se apresenta humano, a pior parte. e o vice? na primeira viagem do bolso ele toma tudo faz um golpe e pá, tudo acabado. afffff esse mourão é pior que ele. nem eles se entendem…. rapaz analise as coisas.

  • Lisaura Cronemberger

    Não tenho mais admiração e amor por você porque é impossível… seu texto é um forte e preciso alarme, quem estiver vivo que desperte.

  • Dougllas Silva

    Bolsonaro 17 para livrar o país do Gramscismo e pseudo-socialismo

    • Douglas, quem foi Gramsci? Você pode responder sem olhar na wikipedia?

  • Karol Lima

    Excelente texto!!
    Uma pena mesmo não poder parar no parágrafo em que fala da tortura…
    #EleNão

    • Nilson

      Bolsonaro 2018..

  • Carol DAvila

    Perfeito!!! Parabéns pelo texto!

  • Marcus Amorim

    Excelente texto, Dani!
    É foda que seja necessário ser escrito e distribuído!

  • Ana Paula Ferraz

    Também quero votar em vc, Dani!

  • Vi Mercês

    Moça…que sensatez e sensibilidade e clareza! Sinto exatamente o peso de suas palavras e gostaria que elas fluissem de mim com parcimônia para tentar mudar a cabeça de alguns eleitores do coiso. MAs obrigada pela permissão de dividir o texto com todos que eu puder… juntas, somos mais fortes, somos mais que 3 milhões, somos o futuro… luz…muita luz! E meu axé pra tu!

    • ❥❙ Tємρєѕт • 愛 16

      Olha que comédia kkkkkkk

      • Vi Mercês

        Achou graça? Riaaaa, muitoooo!!

  • Felipe Campbell

    Espetacular. Não tem como o cara votar nele sem assumir os reais motivos depois desse texto. Parabéns!!! <3

  • Tati Ama

    Amiga, parabéns pelas palavras! Sinto que nesse momento de crise ética e de virtudes, a ÚNICA opção eficiente é mentaliar-rezar-meditar-unir forças- cocriar um mundo AMOROSO onde haja compreensão e perdão em todos os níveis! Sinto que vivemos uma grande limpeza profunda em todos os planos desse mundo – físico/emocional/energético/kármico (ou as diversas dimensões) e qd se faz A MEGA FAXINA sai TODA PODREIRA que estava escondida. Qd vemos tamanha bagunça e sujareira a tendência é se desencorajar, mas o momento é de enfiar as luvas e cair pra dentro, limpar todas nossas merdas, sujeiras, defeitos, sombras, egoismos e afins. A faxina começa de dentro pra fora, pois um reflete no outro. O micro reflete o macro! Aí sim, a coisa vai começar a melhorar! LUZ PRA TODA HUMANIDADE <3

  • Raildo Santos

    Excelente texto. Parabéns!

  • Débora Cronemberger

    Juntas, sempre! Amo você!

  • Paula Moraes Bittar

    Dani, quero mudar meu voto e votar em vc!