Você já parou pra pensar que, tirando a UnB, a Asa Norte não tem NENHUM espaço cultural público? Biblioteca? Cinema público? Teatro?
Eu nunca tinha pensado nisso. Até que um grupo de amigos começou uma bonita mobilização pela construção de um Centro Cultural na área do antigo Caje, Unidade de Internação do Plano Piloto, que foi finalmente demolido pelo governo no mês passado.
Quer algo mais simbólico? Abrir uma janela pra cultura, pros livros, pro crescimento intelectual e pro amor à sabedoria exatamente no lugar para onde, durante 38 anos, foram mandados adolescentes e jovens infratores?
Jovens que pegaram o retorno errado no caminho da vida, autores de crimes muitas vezes horrendos e que foram condenados a se distanciar ainda mais da sociedade, trancafiados na pior escola que existe. Histórias que poderiam ter sido diferentes se, quem sabe, eles tivessem tido uma biblioteca, um teatro, uma videoteca, um cinema onde se reunir, encontrar pessoas, fazer amigos, aprender.
O espaço do antigo Caje está lá, desocupado – e, como conhecemos muito bem o setor imobiliário desta cidade, sabemos que não vai permanecer assim durante muito tempo. São 63 mil metros quadrados que podem virar um novo empreendimento imobiliário para empilhar (ainda) mais gente naquela região do finalzinho da Asa Norte. Ou podem virar uma janela para a mudança de vida de milhares de pessoas.
Domingo, eu vou levar A Rua de Todo Mundo pra um evento cultural no Eixão Norte. Contadores de histórias para crianças, sarau de poesias e shows vão mostrar que já produzimos cultura, que tem gente querendo entrar em contato com música, poesia e literatura – falta só um lugar organizadinho pra isso.
Você pode achar que eu sou uma sonhadora boba. Mas eu não sou a única, não. O Parque Olhos d’Água, vale lembrar, nasceu de um sonho assim.
Bora?
Evento cultural em apoio à construção do Centro Cultural da Asa Norte
Domingo, 18/05, das 10h às 16h
Contação de histórias para crianças, sarau poético e shows
Eixão Norte, na altura da 112/212 Norte
**E o movimento pela reforma da Biblioteca Demonstrativa cresceu, viu? Obrigada a todos que assinaram a petição. Amanhã, ao meio-dia, vai rolar um abraço simbólico no prédio da BNB. Vamos lá?**
Pingback: D30 apoia Centro Cultural no lugar do Caje | D30()