Semana passada eu fui conhecer a autora desta ilustração super divertida, que invadiu nossas timelines nos últimos tempos. Um desenho bacana que traz a referência dos lugares obrigatórios para se comer e beber em Brasília.
O desenho faz parte de um site genial, que traz mapas com essas mesmas referências de várias capitais do mundo: They draw and travel. Os desenhos são absolutamente incríveis e as dicas das cidades, imperdíveis. Um prato cheio (literalmente) pra quem gosta de viajar e conhecer dicas de insiders.
A Anna Mendes, que colocou nossa cidade nesse mapa bacanudo, na verdade mora em Buenos Aires – por isso ela também desenhou os mapas da cidade portenha. Uma verdadeira nômade, que passou muitos anos na Alemanha antes de se mudar para a vizinha Argentina, ela volta em Brasília com frequência – mas admite que não voltaria a viver por aqui. E o motivo, que eu achei incrível, é a dificuldade de se locomover sem carro pela cidade.
“Eu não dirijo – e ainda acho a mobilidade uma barreira intransponível para quem quer viver sem carro aqui”, argumenta ela, que admite que tem aqui na cidade a maior parte dos laços afetivos de família e amigos. Uma coisa para se pensar, não? Será que ainda equacionamos tão mal a mobilidade que tornamos a cidade impossível para determinadas pessoas?
De qualquer maneira, para sorte nossa, ela volta todos os anos e faz questão de ir descobrindo as novidades gastronômicas e culturais da cidade. O resultado é o mapinha da foto e este outro, que complementa as informações – os dois são, juntos, campeões do site em compartilhamentos no facebook.
Das duas, uma: ou os brasileiros somos mesmo um povo excessivamente conectado ou, como bem disse a Anna, Brasília é uma cidade generosa na divulgação de tudo o que é daqui. Pelo que vemos aqui no Quadrado, eu e a Dani apostamos na segunda opção.
-
Carolina Guimarães
-
Marina Corbucci
-
stefanocb@gmail.com
-
stefanocb@gmail.com
-
-
Aline Alonso
-
erickdeoliveiraleal
-
erickdeoliveiraleal
-
felipecampbell76lennon80