Desenhar, comer e passear

Em 22 de janeiro de 2014 por Carolina Nogueira

Print

Semana passada eu fui conhecer a autora desta ilustração super divertida, que invadiu nossas timelines nos últimos tempos. Um desenho bacana que traz a referência dos lugares obrigatórios para se comer e beber em Brasília.

O desenho faz parte de um site genial, que traz mapas com essas mesmas referências de várias capitais do mundo: They draw and travel. Os desenhos são absolutamente incríveis e as dicas das cidades, imperdíveis. Um prato cheio (literalmente) pra quem gosta de viajar e conhecer dicas de insiders.

A Anna Mendes, que colocou nossa cidade nesse mapa bacanudo, na verdade mora em Buenos Aires – por isso ela também desenhou os mapas da cidade portenha. Uma verdadeira nômade, que passou muitos anos na Alemanha antes de se mudar para a vizinha Argentina, ela volta em Brasília com frequência – mas admite que não voltaria a viver por aqui. E o motivo, que eu achei incrível, é a dificuldade de se locomover sem carro pela cidade.

“Eu não dirijo – e ainda acho a mobilidade uma barreira intransponível para quem quer viver sem carro aqui”, argumenta ela, que admite que tem aqui na cidade a maior parte dos laços afetivos de família e amigos. Uma coisa para se pensar, não? Será que ainda equacionamos tão mal a mobilidade que tornamos a cidade impossível para determinadas pessoas?

De qualquer maneira, para sorte nossa, ela volta todos os anos e faz questão de ir descobrindo as novidades gastronômicas e culturais da cidade. O resultado é o mapinha da foto e este outro, que complementa as informações – os dois são, juntos, campeões do site em compartilhamentos no facebook.

Das duas, uma: ou os brasileiros somos mesmo um povo excessivamente conectado ou, como bem disse a Anna, Brasília é uma cidade generosa na divulgação de tudo o que é daqui. Pelo que vemos aqui no Quadrado, eu e a Dani apostamos na segunda opção.

  • Carolina Guimarães

    Adorei os mapinhas! Amo Brasília, mas esse post tocou no ponto que mais me incomoda na cidade “dificuldade de locomoção sem carro”…

  • Marina Corbucci

    Muito legal que a Anna marcou o meu estabelecimento, Café Corbucci, no outro mapa! Também a conheci no Café outro dia e fiquei super feliz por ela divulgar também os pequenos empreendimentos (pequenos, porém inovadores!). Adorei!

  • Tenho saudade é da época que Brasília tinha o corujão a 00:00 que partia de cada estremo um grande circular indo cada um para a outra estremidade.

  • Aline Alonso

    Felipe, tem o bar do Amigão sim. Está no outro mapa, junto com o Beirute, que não podia faltar, né? rs Carol, o link que você colocou para o outro mapa ficou repetido. É o mesmo da foto. O correto é: http://www.theydrawandtravel.com/maps/more-eating-and-drinking-in-brasilia-anna-mendes
    Beijos pra você e Dani

    • carolnogueira76

      Toda razão, querida. Corrigi. Beijos. 🙂

  • Ele é usado pelo Foursquare e bastante difundido em outros países. Mas no Brasil a colaboração é pouca.

  • Vale lembrar que existe um mapa gratuito colaborativo, e que quase ninguém colabora. É o Openstreetmap http://www.openstreetmap.org/relation/421151

  • Adorei, mas senti falta do distinto ambiente do Amigão retratado ali!!!