Volta e meia a gente recebe uma mensagem de incentivo de algum leitor que, como nós, sentia falta de relatos mais afetivos e pessoais sobre a cidade. No meio dessas mensagens lindas, algumas chamam uma atenção especial: as dos recém-chegados a Brasília.
Um recado que a Manuela postou aqui, nesta semana, me transformou numa pessoa meio cafona – fiquei emocionada e saí distribuindo mensagens de amor por aí. É que, além de dar sentido ao blog e ao tempo que dedicamos a ele, já estive no lugar dela: estrangeira em uma cidade nova, longe dos amigos, da família, do lugar que chamo de “minha casa”.
Brasília é conhecida por aí como uma cidade fria, de grupos fechados, um lugar difícil pra quem quer fazer amizades. O planejamento urbanístico da cidade ajudaria a explicar a forma como nos relacionamos – as distâncias e os espaços vazios estariam também entre nós. Será?
É fato que Brasília não é uma cidade fácil de se chegar. Somos diferentes de tudo, não nos esbarramos na rua com facilidade, é preciso marcar hora e lugar, saber onde ir, saber quem encontrar. A cidade é singular e é natural que as relações sejam particulares também.
Mas me pergunto se alguma cidade é fácil de se chegar, quando se deixa tanta coisa para trás. Tenho amigos que reclamam da dificuldade de fazer amizade em São Paulo, no Rio, em Fortaleza. Adaptar-se a uma casa nova exige paciência e tempo. E a consciência de que lugar nenhum do mundo vai substituir a relação afetiva que você tem com a sua casa – e “casa” não é necessariamente a cidade onde você nasceu.
Tem que chegar de “cabeça aberta”, como a Manuela. Mas além da paciência e da abertura de quem chega, seria ótimo se tivesse também a delicadeza de quem recebe. Você recebe bem as pessoas que chegam na sua casa?
Bora?
Conhece alguém que mora em Brasília há pouco tempo e está meio perdido? Vai lá, faz um convite pra conhecer um lugar legal da cidade! Ou pelo menos sugira, mostre os caminhos. Se você já foi estrangeiro, sabe a importância de uma gentileza.
Foto: Coletivo Transverso
-
O Antropólico Maltrapilho
-
Carla
-
Rosana O.
-
Aline Alonso
-
Cristiano
-
Cristiano
-
-
Débora
-
Rê Sanches
-
Cristiano
-
-
Amanda
-
Cristiano
-