Um passeio pelas artes

Em 29 de maio de 2019 por Carolina Nogueira

A gente tá entrando naquela fase de se jogar na programação artística da cidade já com aquele aperto no peito, com jeito de despedida. Cada projeto financiado pelo FAC que eu vou, fico saudosa. O que dizer do Plano das Artes que ainda nem começou e eu já estou sentindo falta?

É a segunda edição desse projeto incrível que te leva pra passear em quatro rotas diferentes por museus, galerias, ateliês, espaços culturais da cidade. São quatro dias inteiros em que os artistas estarão lá, de portas abertas à sua espera. Tem até transporte gratuito para quem se inscrever – mas quem quiser ir no próprio carro, a pé, de bike, é super bem-vindo também. A ideia é descobrir os cantinhos de artes que existem bem pertinho de você e você nem sonhava. Te fazer circular, conhecer gente.

Pra mim, uma das grandes vantagens é concentrar num trajeto só uma seleção de vários artistas que valem muito a pena, coordenando os horários de abertura das galerias e ateliês. Porque muitas vezes a gente até ouve falar de um artista incrível mas acaba adiando indefinidamente a visita ao ateliê por vergonha, medo, incômodo, sei lá, de fazer o artista estar lá para receber só você – você, um curioso sem muita certeza de que vai querer comprar alguma coisa. Será que sou só eu que tenho essa inquietação? Mas bom, com esse roteiro, tudo resolvido. Pode passear, entrar e sair à vontade, conversar com artistas e galeristas, que esses quatro dias são pra isso mesmo.

Dá uma olhada aqui e aqui pra conhecer os roteiros selecionados – ou aqui pra ver cada uma das quatro programações diárias. O programa é totalmente gratuito – melhor dizendo: totalmente financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura, o programa de financiamento cultural incrível que o Distrito Federal tem.

 

Bora?

Bsb Plano das Artes
De 30 de maio a 2 de junho.
Trajetos e artistas participantes aqui.