Só fiz esse programa uma vez na vida, uma vergonha, então essa sugestão vai pra mim mesma: a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional abriu a programação deste ano e toda terça, às 20 horas, tem concerto de graça na Sala Villa Lobos. Hoje, a regência é de João Carlos Martins – ele sozinho já vale a ida.
Martins foi tema de livro, de enredo de escola de samba, de documentário franco-alemão, e está tendo sua vida filmada pelo cineasta Bruno Barreto. É fácil explicar porque ele é o cara: considerado um dos melhores pianistas do mundo – no auge, conseguia dedilhar 20 notas por segundo (hein?) –, enfrentou uma série de problemas nas mãos e passou por cima deles como um trator. Sua vida parece filme mesmo.
Antes dos 30 anos, rompeu um nervo da mão direita em uma partida de futebol. Depois, veio uma doença degenerativa. Um tratamento intensivo fez com que ele recuperasse parte dos movimentos, e o pianista desenvolveu uma técnica para tocar só com a mão esquerda. Em 1995, veio um assalto na Bulgária e um golpe na cabeça tirou, novamente, o movimento de suas mãos.
Parar? Claro que não, né. O ex-pianista decidiu começar a estudar regência em 2003. Ele não consegue segurar a baqueta, nem virar a partitura, mas bobagem. Martins passou a memorizar cada nota e passagem. “Não é superação, é teimosia!”, costuma dizer.
Resumindo bem a história, é essa pessoa que vai reger a Orquestra Sinfônica hoje, com homenagem a Mozart.
Bora?
Concertos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional
Toda terça, às 20h
Sala Villa Lobos
Entrada gratuita
Programação completa
-
Duas na Matina
-
Lisaura
-
Duas na Matina
-
-