Ingrediente principal: amor

Em 09 de dezembro de 2019 por Carolina Nogueira

Hoje em dia todo mundo cozinha e isso me interessa muito pouco. Me interessam muito pouco ossobucos e reduções, camas do que quer que seja, notas do que quer que seja. Eu não ligo muito pra comida, eu gosto mesmo é de amor.

Vim aqui hoje pra falar da comida da mãe da Dani, que eu chamo de tia Rute como se ainda tivesse os nove anos que eu tinha quando conheci as Cronemberger. Dela e da Tê, que acompanha a tia Rute há nada menos de 50 anos – das duas que juntas se especializaram em traduzir em almoços, jantares, bolos, quitutes e sobremesas o carinho que paira na casa dessa galera.

Ir almoçar na tia Rute é uma honra irrecusável – até porque a companhia, o sorriso, a delicadeza dessa tia querida já faria ser. Mas a comida é um espetáculo à parte, mesmo. É um abraço. É uma solenidade. É a melhor a mais fiel tradução de comfort food que eu já tive notícia.

Não sei se vocês notaram, mas a Dani é a maior realizadora-fazedora de coisas que eu conheço: de site a filmes, de livro a casa, ela faz de tudo. E a novidade dela deste final de ano foi empacotar em livro o amor que a tia Rute transforma em comida. “Comida e cafuné“, não tem título mais perfeito.

Foram vários meses nessa: junto com as quatro outras irmãs Cronem super poderosas, a Dani escolheu receitas, apurou as quantidades de cada ingrediente, produziu fotos, encontrou diagramador, encomendou ilustrações com uma amiga que ela adora e, pronto: amanhã tem lançamento dessa delícia cremosa no Casa Park.

A amiga das ilustrações do parágrafo acima, você deve ter inferido, é essa aqui que vos fala. Porque não tem jeito dessa minha amiga fazer as coisas sem ser na base do amor – é a língua que ela fala, foi alimentada assim. Então eu nem sou boa em ilustração realista, não, mas ela me quis assim mesmo – e lá estou eu, transformada em limões, cebolas e salsinhas desenhadas, ajudando a contar essa história.

Amanhã, então, a Dani, a tia Rute, a Tê, eu, as irmãs Cronem, o bonde todo estaremos celebrando a comida, o amor, a família, o livro, o desenho, tudo que a gente ama, todo mundo junto.

Chega mais, vem comprar essa lindeza – que ainda por cima é o presente de Natal perfeito.

 

Bora?

Lançamento do livro Comida e Cafuné, de Rute Cronemberger e Tê Costa
Terça, 10/12, das 18h às 21h
Restaurante Tête à Tête
Casa Park – Térreo (atrás da escada rolante central)