Conceição botou banca

Em 06 de outubro de 2015 por Carolina Nogueira

1

É com muita alegria que anuncio o nascimento de um novo ponto turístico em Brasília.

A Conceição Freitas, que por anos nos contemplou no Correio Braziliense com histórias bonitas, sensíveis e sagazes sobre Brasília, foi demitida há alguns meses. Perdemos nós, sem seu olhar sobre a cidade.

Mas deste limão minha ex-colega de jornal fez uma bela caipirinha – pra ela e pra todos nós. Ela agora virou dona de banca de jornal – e não qualquer banca. A banca da SQS 308, quadra modelo do urbanismo de Lúcio Costa, é agora seu ponto de observação da cidade que ama. Que amamos todos.

Olha um trechinho da carta que ela nos escreveu, anunciando que está botando banca:

“Estou de volta. Saí do Setor Gráfico e me abanquei na entrada da SQS 308. É uma das mais antigas bancas de revista e um das menores do Plano Piloto. Conserva traços da última grande padronização de bancas da cidade, ocorrida no começo dos anos 1980. Eu precisava de um ponto geográfico, dentro da maquete de Lucio Costa, para seguir fazendo a única coisa que sei: contar histórias da cidade e de sua gente. A banca seguirá sendo banca, por dever de ofício. Mas pretende ser a porta de entrada para os que visitam a quadra-modelo. Nela e a partir dela, vou contar aos visitantes reais e virtuais o que é uma superquadra e como é viver dentro de uma inalcançável utopia. Uma utopia é sempre um lugar que não existe, mas sem ela, fica muito mais difícil existir. Estou na 308. Começando tudo outra vez”.

Boa sorte, Conceição. A gente vai continuar te seguindo, por aqui e por aí, na banca que virou visitação obrigatória na cidade.