E se seu carnaval for muito mais que só samba e cerveja?
Em 15 de fevereiro de 2015 por Carolina Nogueira
Comecei meu domingão de carnaval com uma pulga atrás da orelha. O pessoal do Movimento Mercado Sul Vive, que realiza mobilizações culturais no Mercado Sul de Taguatinga, me passou esse material, chamando todo mundo para uma mobilização cultural que acontece hoje de tarde no local.
Pelo que me explicaram, há coisa de uma semana acontece no Mercado Sul de Taguatinga a ocupação cultural de lojas abandonadas no local dentro do mercado conhecido como Beco da Cultura. A Ocupação Cultural Mercado Sul Vive – Beco de Portas Abertas para a Cultura reivindica a concessão de uso das lojas abandonadas, que aparentemente estão ociosas há dez anos. Onde poderia estar rolando cultura, rola apenas especulação imobiliária.
Movimentos culturais ocuparam as lojas e, desde então, desenvolvem uma série de atividades como mamulengo, oficina de bonecos de espuma, oficina de crochê, shows, grafite, cineclube e bazar. Pelo que nos contaram, já passaram por lá grupos como Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, Mambembrincantes, Ventoinha de Canudos, MoverMents, entre outros.
Acontece que a reintegração de posse está marcada para hoje – e os movimentos culturais convidam todo mundo para estar com eles à espera com suas armas habituais: cultura, alegria, carnaval. O bloco Mamãe Taguá deve aparecer para dar força ao movimento.
É logo mais às 15h. Que tal brincar um carnaval com uma causa?
Bora?
Ocupação Mercado Sul Vive
Manifestações culturais no Beco da Cultura ao longo de toda a ocupação
Hoje, às 15h, mobilização cultural com a presença do bloco Mamãe Taguá
Mercado Sul de Taguatinga, QSB 12/13
Mapinha aqui
-
Fernando Teles