Era início da década de 1970 e o mundo como se conhecia em Brasília girava em torno da W3 Sul. Meu pai, um carioca recém-chegado na capital, vira e mexe aparecia no trabalho de sua irmã, bibliotecária no então Instituto Nacional do Livro, na 506/7 Sul. De tanto ir, acabou conhecendo uma colega dela, pernambucana com longo estágio em Belo Horizonte que, também ela e como todo mundo, acabava de chegar na cidade. Minha mãe.
A Biblioteca Demonstrativa de Brasília, que acaba de ser interditada e fechada ao público, não podia fazer mais parte da minha vida. Colocando de um jeito simples: não fosse por ela, eu não estaria aqui pra contar essa história.
Cresci visitando a biblioteca que minha mãe nunca deixou de chamar de INL, embora o nome mesmo tenha mudado há tempos. Minha infância foi marcada por saraus, clubes do livro, tardes de deveres de casa e leituras enquanto a mamãe trabalhava. Providencial, uma mãe bibliotecária.
Mais tarde, quando voltei a Brasília depois de uma temporada fora, não foi por acaso que escolhi morar na 306 Sul: eu queria estar ali do ladinho. E foi a vez da Biblioteca fazer parte da vida dos meus filhos, naquele ciclo lindo da vida.
O que mais me entristece neste fechamento, sinceramente, não é só o desalojamento repentino das 700 pessoas que, apesar do video-game, apesar do consumismo, apesar da vulgaridade e da superficialidade reinantes, passavam seus dias mergulhadas em livros. É pensar no tamanho do descaso do poder público pra fazer a situação chegar a este ponto.
Não foi um mês, um ano ou cinco anos sem manutenção, não. Provavelmente desde o tempo que minha mãe conheceu meu pai lá dentro ninguém nunca deu a mínima. Ninguém – a não ser a equipe e os frequentadores da Biblioteca, que agora se juntam em um abaixo-assinado.
Você pode fazer alguma coisa por este patrimônio brasiliense. É bem simples. Assine a petição. O pessoal está mobilizado, está organizado – e, em seu nome, eles vão levar essa cobrança a quem de direito.
Porque não é um pedido, não. É uma exigência. Em nome da comunidade de Brasília, da história de Brasília e da minha também: reformem, renovem, modernizem completamente a Biblioteca Demonstrativa de Brasília.
Bora?
Petição pela reforma completa e pela modernização da Biblioteca Demonstrativa de Brasília. Assine.
** E tem mais: domingo vai rolar um ato bacana no Eixão Norte pela construção do Centro Cultural da Asa Norte. Faço parte desse movimento e vamos falar mais disso no final da semana.
-
Mara
-
MARINA RABELO
-
Maria Elisa Costa
-
Anamaria Souza
-
nathaliacorvello@yahoo.com.br
-
Ana Carla
-
Patrícia Costa
-
Malu Paternostro
-
fabiominghetti
-
Marcelo
-
Aline Alonso