Todos nós que morremos de preguiça de shopping, que sofremos com o drama capitalista do Natal e desejaríamos ser hippies pelo menos nesta época do ano: no mundo ideal, a celebração do amor poderia ser só com abraços, beijos e salpicão de frango (ou vegano). Mas, na vida real, sempre vai ter um amigo oculto que não deu pra escapar.
Então, se temos de gastar, que gastemos com gente legal, que produz artesanalmente, que faz com as próprias mãos. Vamos comprar do pequeno, do local, de quem produz algo com significado. Pra quem está com dúvidas, aí vai uma listinha de presentes que é só alegria. Se você me conhece, lembre que meu aniversário está chegando, beijos.
– Banca da Conceição
Além de livros, a banquinha da Conceição, na 308 Sul, vende objetos e camisetas. Recentemente chegaram duas camisetas lindas lá: uma em homenagem à Marielle Franco e outra imortalizando a ponte Honestino Guimarães.
– Cobogó Mercado de Objetos
Como eles mesmo dizem: lá é muito melhor do que shopping. Em dezembro, o Cobogó está com programação especial e feirinhas com marcas como Dedim de Moça (acessórios de madeira), Thelma Aviani (joias) e Luda Lima (ilustrações).
– Conspiração Libertina
Camisetas, bolsas, adesivos imãs e pôsteres com temática feminista. Maravilhosas.
– Debcronem Joias
Joalheria artesanal produzida sempre com um significado especial. Agora, com uma coleção infantil em ouro, lançada em parceria com o Estúdio Cotelê. É de chorar de lindo.
– La Barr
Chocolate maravilhoso produzido em Águas Claras. A barra de 60% cacau com cupuaçu é, meu deus do céu, uma coisa. Eles vendem em vários pontos do DF e também pela internet.
– Nougat Provençal
A querida Daniela Cadena é daquelas que, quando coloca uma ideia na cabeça, sai da frente. Depois de muita pesquisa, ela conseguiu produzir a versão brasiliense dos famosos nougats da Provence. Em versão pequena ou grande, é divino e maravilhoso. Encomendas: 61 98422-2707
– Natural de Brasília pop up
A Natural de Brasília Design e o Experimente Brasília abrem, mais uma vez, uma loja temporária em dezembro. Ela vai reunir lindezas de design, moda, joalheria, mobiliário e objetos de decoração. Vai funcionar de 18 a 27 de dezembro, na 105 sul.
– Sacolão – Venda & Troca de Fotografias
O evento reúne um time muito bom de fotógrafos da cidade. Você com certeza vai encontrar uma obra linda com preço acessível. Vai ser no próximo sábado (dia 15), das 14h às 21h, no Espaço Cultural Renato Russo.
– BSB Memo
A loja já é um clássico de presentes de bom gosto com a temática brasiliense. Não tem erro.
– Célia Estrela
Porcelanas lindas pintadas à mão. Um prato ou um vaso da Célia já garante gratidão eterna.
– Bazar Nosso Plano
O Plano Imaginário, coletivo que representa quase 10 fotógrafos de Brasília, inclusive a nossa ídola Zuleika de Souza, faz seu bazar no próximo sábado (dia 15) num espaço muito gostoso. Fica no CA 7 do Lago Norte, bloco G.
– Casa Quilha
Além de café lindo e gostoso, a Casa Quilha tem várias coisas à venda nas prateleiras. Por lá você encontra fotografias da maravilhosa Joana França, peças de decoração e móveis da USO Atelier, cosméticos naturais da Annaromas Saboaria e outras surpresas.
– Café com Feira
A deliciosa feirinha da Grand Cru do Lago Sul reúne todos os sábados, das 8h às 12h, produtos agroecológicos, plantinhas, cosméticos naturais e pequenas gostosuras selecionadas a dedo, que são presentes perfeitos. Você ainda pode aproveitar e tomar um café da manhã maravilhoso no restaurante.
– Feira Transparente
A Limonada Project faz sua última feira do ano dentro do Festival Curta Brasília, no Cine Brasília. De 13 a 16 de dezembro, das 17h à meia-noite, você vai lá, assiste uns curtas muito bons e ainda faz as comprinhas de Natal.
– Meias Jaca
As meias mais legais de Brasília em versões divertidas e militantes.
Pra terminar, este é meu desejo de Natal pra todos nós: um mundo com menos armas, mentiras e preconceito, e muito mais amor, respeito e diversidade. (Ah sim, esse cartão também é brasiliense e está à venda neste site: www.eutedouaminhapaz.com.br)