Com orgulho e com saudade

Em 28 de março de 2018 por Carolina Nogueira

Tenho um pezinho no Recife – e ao contrário do se diz por aí não é no Ricifi, nem muito menos no Récífe. A primeira coisa que as pessoas precisam saber sobre pernambucanos é que eles têm uma produção cultural muito rica, a segunda é que eles acham que são maiores e melhores que todo mundo em tudo e a terceira é que eles não gostam muito que a gente imite o sotaque deles (oi, Bruna!), inclusive porque quase sempre a gente erra.

Outra coisa importante de se saber sobre esse povo é que ele se dissemina pelo mundo com uma capacidade incrível – de onde ficam invariavelmente chorando de saudades de sua terra natal. É incrível a capacidade do pernambucano de ir embora, ficar morrendo de saudades e de compor músicas sobre isso. Recife é a melhor cidade do mundo pra se sentir saudades de.

Pra gente, fica a sorte que, mesmo a quilômetros de distância, conseguimos aproveitar as belezas criadas por aquelas cabeças incríveis – mas não vamos elogiar muito, eles já fazem isso muito bem sozinhos.

A Lara garimpou pra gente algumas pérolas pernambucanas em Brasília, como o designer gráfico e artista plástico pernambucano Ceó Pontual, que está em Brasília há uns sete anos. Ele sempre desenhou, mas foi há uns cinco anos que encontrou novos suportes para sua arte: tábuas e gamelas de madeira. Para pintar sobre a madeira, utiliza a posca, caneta com tinta à base d’água. As gamelas – artesanato dos índios Pataxó, do sul da Bahia – ganham sobretudo desenhos de pássaros, enquanto as tábuas (que podem ser penduradas ou postas sobre mesas e estantes) são ilustradas com imagens de santos.

O resultado, nos dois casos, é encantador – alegre, colorido, inspirador. Desses objetos que dá vontade de ter vários em casa.

Já as peças da marca pernambucana de bijuterias Studio Lama acabam de chegar a Brasília por meio da curadoria da loja Cápsula Design, no Liberty Mall. A marca existe desde 2015, e as peças são concepção da arquiteta recifense Natália Tapety. São brincos e colares de acrílico, produzidos a partir de técnicas de fabricação digital e ourivesaria. Os acessórios de design autoral são produzidos com máquinas como cortadoras a laser e impressoras 3D.

Não deixa de conhecer também a obra do artista plástico Rinaldo Silva, representado aqui em Brasília pela Pé Palito. Não é porque o cabra é meu amigo, não, mas a obra dele me toca e impressiona desde sempre: acho impulsivo, bonito, intenso, selvagem. Vale muito.

Bateu saudade de Recife?

Bora?

Ceó Pontual
Contato pra encomendas, pelo direct do insta

Studio Lama
Capsula Design, no Liberty Mall
Setor Comercial Norte Q 2 Bloco D

Rinaldo Silva
Pé Palito, no Iguatemi Shopping
SHIN CA 4 Lote A Loja 143
3326-8360


  • Ceó Pontual

    Olá Carolina! Adorei o texto, visse? Agradecido por ter sido mencionado. Abraço.