Brasília tem um calango voador

Em 19 de novembro de 2012 por Dani Cronemberger

 

Na primeira vez em que fui ao Festival Brasília de Cultura Popular, não havia lido nada a respeito e assim, cheia de falta de informação, cheguei lá achando que o evento reunia grupos tradicionais de vários estados e pronto. Não passou pela minha cabeça que o organizador do festival fosse um grupo de Brasília, uma cidade que ainda engatinha em suas tradições e costumes.

Criado há cinco anos e já premiado pelo Ministério da Cultura, é o Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro que comanda o festival, cuja oitava edição começa amanhã (20), na Funarte, com frevo, samba da Mangueira e Antônio Nóbrega na programação.

A segunda geração brasiliense mal saiu do berço, mas o Seu Estrelo não quis esperar, não. Resolveu inventar seu próprio mito: o Calango Voador, nascido no cerrado, filho da Terra e do Sol, afilhado do Ar.

Essa história é contada com dança, música e brincadeiras. A batida de tambor foi batizada de “samba pisado” e o resultado é um circo de rua, mistura de picadeiro com terreiro, com um pé no maracatu.

Sim, temos um mito! E somos testemunhas e atores da gestação da identidade cultural de uma cidade, já pensou nisso? Haja responsabilidade, hein.

Bora?
VIII Festival Brasília de Cultura Popular
20/11 a 2/12
Complexo Cultural da Funarte
Entrada: 1 kg de alimento
Para as atrações no teatro Plínio Marcos, o ingresso pode ser retirado com 2 horas de antecedência.
Site do festival: aqui