A praça é sua, então samba!

Em 08 de março de 2013 por Dani Cronemberger

pandeiro

Pela janela do apartamento, Zé Gilberto ficava olhando a praça da sua quadra, sempre vazia, tentando entender. Chegava o fim de semana e todos os amigos levavam seus filhos pro shopping ou pro clube, enquanto os espaços públicos estavam ali, dando sopa.

O Sambaneném começou assim: Zé, que é diplomata, convocou alguns amigos do Itamaraty, os amigos convocaram os amigos e a roda de samba nasceu pra dar vida à praça da 105 sul e juntar os filhos da turma num espaço aberto. Pelo menos um sábado por mês, cada um leva um isopor com bebidas e comidinhas, e arma o piquenique. Enquanto as crianças brincam de polícia e ladrão, os pais brincam de samba.

Zé faz questão de ressaltar que o evento é amador, pode dar muita ou pouca gente, nunca se sabe. E que, apesar de o núcleo ser um grupo de amigos, a intenção é agregar todo mundo, é só chegar.

O problema é que esse verbo aí – chegar – é algo complexo entre vizinhos de Brasília. “Eu achava que os moradores dos prédios próximos, de onde dá pra ouvir o samba, iriam descer e se juntar ao grupo, mas ninguém desce. Acaba virando quase uma festa particular”, conta Zé, ainda cheio de esperança: “A ideia é estimular as pessoas a participar e a bolar coisas parecidas em outros espaços públicos.”

Bora?
Vai ter Sambaneném amanhã, sábado (dia 9), a partir das 17h, na praça central da 105 sul. A música vai até as 20h e à noite o pessoal acende umas velinhas pra ficar mais bonito. O samba não tem data certa, mas você pode se informar pelo e-mail: sambanenem@yahoogrupos.com.br

E pessoal da 105, não é possível… desce lá e vai ouvir um pouco de Noel Rosa, Cartola e Chico! O Zé avisa que não precisa ter filho pra aparecer.

  • Pingback: Translation: “Don’t feel bad because I live in Brasilia. Please don’t.” : Marina Borges – Tradução | Interpretação()

  • Paula Valente Lins

    E acabou?

  • fred

    alo mestre ze, parabens pelo sambanenem, na proxima estaremos ai de novo pra colaborar na percussao, valeu demais
    ab fred
    avise

  • Bem do quadrado falo bem sempre e para todo mundo…agora…o Zé podia liberar a agenda do samba para gente não perder o próximo né não?! beijos meninas…bom domingo!!!

    • Mas Claudia, o Zé só não libera a agenda porque o evento não tem agenda mesmo, rs… Manda o e-mail pra ele e pede pra ser avisada, vai dar tudo certo. 😉 beijos!

  • Veridiana

    Adorando o blog de vocês! 😉
    Parabéns!
    E super contente em saber do sambanenem.
    Bjo
    Veri

  • Meninas, eu morei oito anos em Brasília e to meio chateada viu…vocês só comecaram o blog depois que eu vim pra Buenos Aires. Assim não vale!! Eu quero ir no Sambaneném! Buááá.
    http://www.aquimequedo.com.br

  • Sambaneném vai crescer, sem virar adolescente chato. ..

  • Daniela

    Este blog foi a melhor coisa que aconteceu em Brasília nos últimos 20 anos! (não digo mais porque moro aqui há “apenas” 20 anos). Parabéns, meninas!

    • Eita, que elogio, assim a gente fica metida! 😉 obrigada, Daniela… beijo grande