A semana em que Paris é aqui

Em 17 de março de 2017 por Carolina Nogueira

“Se você teve a sorte de viver em Paris quando jovem, então onde quer que você vá a cidade estará com você, porque Paris é uma festa ambulante”, escreveu Hemingway.

Eu nem era tão jovem assim, mas foram os anos que transformaram a minha vida. Por isso, sempre que a Semana da Francofonia chega, eu faço questão de celebrar essa festa ambulante. Porque Paris está dentro de mim (com a licença poética dos meus amigos recifenses).

Este ano, a programação tem uma pérola no encerramento: o show da Zaz. Eu ainda morava por lá quando esta música explodiu nas rádios de uma hora pra outra. A Zaz era uma cantora da noite em busca de sucesso – e um dia esbarrou em um compositor com contatos no showbiz francês que procurava uma intérprete de voz rouca pra música dele. Parece história da boemia da década de vinte em Montmartre, mas aconteceu mesmo. De repente, a canção que é pura apologia à vida simples entoada pelos acordezinhos de gaita que grudam na cabeça caiu na boca do povo – primeiro de Paris, depois do mundo todo. Nem acredito que vou ver esse show aqui em Brasília.

Mas tem muito mais coisa deliciosa acontecendo. Domingo tem a maravilha que é o Bazar da Francofonia, com vários expositores vendendo vinho, pão, quiches, queijos – basicamente, vendendo o melhor da vida. Sim, vai ter fila, c’est la vie. A Torre Eiffel também tem fila.

Estou de olho também na exposição que acontece na sede do Itamaraty: antes de chegar a Brasília, a mostra “Palavras sem fronteiras” esteve na ABL e no Museu da  Língua Portuguesa, e traz, em vídeos e instalações, os empréstimos lexicais entre o idioma francês e outras línguas.

Parece bem legal também a leitura poética que acontece na Embaixada do Marrocos: o livro “Un thé au harem de la princesse Lumière”, de Cláudia Falluh Balduíno, vai ser interpretado com acompanhamento de um apresentação de alaúde. Bem mil e uma noites, né?

Tem ainda cinema, exposição de fotos e outros shows, além de uma programação especial dos restaurantes franceses da cidade. Esta matéria bem legal do Correio e aqui no site da Aliança também tem a programação completa.

Ohlala. Já estou me sentindo em Paris.

Bora?

Semana da Francofonia
Até 31 de março
Programação completa aqui