Quantas lendas você já ouviu sobre a entrequadra 205/206 Norte? Que na verdade todas as quadras do Plano Piloto foram inicialmente desenhadas para ser como ela? Que ela foi construída ao contrário, por um erro? Que é um reduto de gente estranha?
Apelidada por alguns de Babilônia Norte, a quadra mais peculiar de Brasília ganhou um documentário sobre ela. Em plena revitalização promovida por artistas e comerciantes interessados na sua poética esquisitice, a quadra teve sua história contada em um filme do Coletivo Capadócia que convida artistas da cidade a representar o espaço em suas obras – e o lançamento deste filme-testemunho promete ser o eventinho massa da semana.
Quarta-feira, véspera de feriado para os mais sortudos, tem exibição do documentário ao ar livre lá mesmo, na quadra que o inspirou. Ao mesmo tempo, rola uma exposição fotográfica e multimídia, performances teatrais, grafite e, como de hábito, som delícia comandado pela galera do Criolina Champagne no Espaço Cena.
Pelo que eu vi por aí, a ocupação já começou.
Curiosíssima pelo filme e feliz da vida pela iniciativa de um lançamento tão público, tão de presente para a cidade, só me resta uma pergunta: já é depois de amanhã?
Bora?
Lançamento do documentário “Babilônia Norte”
Quarta, 27/03, às 19h30
CLN 205/206 – no meio da rua, como a gente gosta.