Os arraiás provam que o Brasil todo cabe em Brasília
Em 07 de junho de 2013 por Carolina Nogueira
É uma teoria que desenvolvi este ano, depois de conversar com uma amiga pernambucaníssima, com muita experiência em festas juninas nordestinas: a festa junina brasiliense é uma tradição à parte.
Além de ser uma festa religiosa como em todo o país, a nossa festa junina é um momento de integração cultural de todo o país. Além das canjicas, milhos verdes e comidas de milho, como em todo o nordeste, nossos arraiás têm o churrasquinho e o arroz de carreteiro do Sul, o salsichão catarinense, tem cachorro quente (de onde, hein?, de Sampa?), tem cocada e pé de moleque da Bahia… Pensa na mistureba.
Sem falar que aqui festa junina é assunto pra um trimestre inteiro. A festança começa no início de maio e vai, fácil, até meados de julho. Olha que preciosistas esses nordestinos: lá a festa de São João é só no dia de São João. De São Pedro é só no dia de São Pedro. Pode?!
A minha amiga pra mim, no começo de maio, vendo as primeiras faixas anunciando o arraiá: e já tem festa junina agora? Mas claro! E cachorro quente é comida de festa junina? Claro que é! E churrasquinho? Mas é claro que é! E pra gente isso é a coisa mais normal do mundo.
E nada contra as festas-show com mil atrações musicais, com filas e ingressos que esgotam. Mas o que a gente gosta mêêissss é di arraiá di paróquia, arraiá di quadra, arraiá di iscola…
Então bora pro guia deste final de semana? Aí abaixo, tudo o que apurei até agora pros próximos dias – mas que pode crescer adoidado, dependendo da colaboração de vocês. Estão sabendo de mais alguma que não está na lista? Manda pra gente!
Bora?
São Pio de Pietrelcina – Sudoeste
Sexta, sábado e domingo, 7, 8 e 9 de junho, a partir das 18h
EQRSW 1/2 lote 1
3344-8105
Santo Antônio
Amanhã e domingo, a partir do meio-dia. Hoje, e de segunda (8) até quinta (13), a partir das 18h.
911 Sul, módulo B
3345-3246
Casa do Ceará
Sábado, a partir das 20h e domingo, a partir das 19h
910/911 Norte
Entrada: R$ 8
8135-4746
Igreja São Pedro de Alcântara
Sábado e domingo, a partir das 18h
QI 7, Lago Sul – perto do Hospital Brasília
8161-8259