O muro

Em 15 de abril de 2016 por Carolina Nogueira

muro

Sabe o que me entristece mesmo? Não é o resultado, qualquer que seja ele. Nem é a desinformação que faz com que amigos que eu julgava esclarecidos pensem, até hoje, que impeachment vai resultar em eleição antecipada (não vai, impeachment = Temer presidente, Cunha vice). O que me entristece mesmo é esse medo todo.

Um muro com polícia e cachorro para separar quem pensa assim de quem pensa assado. Carros proibidos na Esplanada, as artérias de Brasília entupidas, as vicinais enfartadas, um derrame. Polícia para dizer onde pode ir, onde não pode ir. Nas ruas, nas quadras, nos corredores do Congresso. Essa generalização completa de um medo tristíssimo que já prende em shoppings, em camarotes, em carros mono-ocupados quem deveria estar na rua, vendo o outro.

Amigos que não vão sair de casa. Amigos que vão sair de casa com medo, mas vão. Amigos que vão sair de casa com ódio – e ódio é medo com outras palavras.

É só gente, gente. É só gente que pensa diferente de você. Não precisa agredir, não precisa ter medo de que ninguém te agrida. Não precisa ter medo de conversar, de discutir. Se vocês discordam, chama pra um sorvete – ou pra um passeio no Olhos d’Água, no Parque da Cidade, nas sombras das quadras da Asa Sul.

A cidade que foi construída sobre pilotis para que a gente pudesse circular livremente por seus espaços, a cidade que foi construída como um jardim, como um parque não combina com esse muro. Não combina com esse medo.

Vamos entrar em contato com o outro, vamos conviver.

* A imagem linda, que virou a foto do dia, é assinada pelo Lucas Levitan. Face: https://www.facebook.com/lucaslevitan/
Insta: @lucaslevitan

  • É um momento dedo em riste. Mas nos sairemos bem, de alguma forma

  • Luciana

    Blog vendido, tô fora

  • Sérvula

    A imagem realmente é linda. Porem ,a inicial do texto,
    destoou…

  • Ivana

    Quem votou na Dilma votou no Temer. Se ao invés de impeachment ela tivesse morrido, ele assumiria da mesma forma, porque fez parte da chapa dela justamente pra assumir na impossibilidade da PresidentA. E vamos parar de ser hipócritas com essa conversinha de paz e amor…se não tiver muro e polícia, vai ter muita confusão e muita gente pode se machucar. Aliás, acho que mesmo com o muro isso pode acontecer. E é normal ter medo, a situação é imprevisível e nunca antes na estória desse país aconteceu algo igual

  • É, mas chamar de não esclarecido aquele que pensa diferente não é uma forma de se estimular essa convivência, né?

    • “… a desinformação que faz com que amigos que eu julgava esclarecidos pensem, até hoje, que impeachment vai resultar em eleição antecipada” — talvez você tenha entendido errado: pessoas não esclarecidas são as que acreditam que o impeachment antecipa as eleições, não as pessoas que pensam diferente dela.

      • Uai… Tão esclarecidas quanto quem pensa que Cunha vira vice. Ambos errados.

  • Andrea

    O fato dela ter uma opinião não invalida o post, que é justamente sobre a convivência com opiniões diferentes. inclusive a sua.

  • Malu Paternostro

    É isso aí! Sem mais.

  • O seu post já tem julgamento, pois pra você, quem pensa diferente de você não é esclarecido.
    E só pra deixar claro, a sua ideia de sucessão também não é a mais esclarecida de todas.

  • Anahi

    Excelente, Carol! É incrivel como o ódio e o medo tomaram conta da cidade e do país nos últimos meses. Espero que domingo, seja qual for o resultado, as pessoas consigam manter a serenidade e buscar seus direitos pela via institucional e democrática e não por meio da agressão a “o outro lado”.

  • Foto: Lucas Levitan (Instagram: @lucaslevitan)

    • Opa, o crédito já tava lá e eu não vi. Sorry …

      • carolnogueira76

        Não tava, não, Paulo… 🙂 Eu coloquei depois que você comentou! Escrevi muito na correria! Valeu por ressaltar!!