Misture uma quermesse de igreja com uma pitada de festa junina e acrescente muito molho de cultura japonesa, regada a sushis, tempurás e danças típicas. Pronto: você já entendeu do que se trata a Quermesse do Templo Budista de Brasília, que acontece este ano pela 39a vez.
A já tradicional festa tem uma programação super rica, com apresentação de técnicas japonesas como origami, caligrafia oriental, artes marciais e vários tipos de danças, tudo numa ambientação toda pensada para despertar os visitantes para a filosofia budista. O tema da festa deste ano, aliás, é a tomada de consciência.
Dito assim parece meio sério, mas isso é tudo o que a festa não é. A quermesse do templo é uma grande confraternização de gente de todas as idades, um lugar para comer bem – e barato – e observar essa gente que vive intensamente a cultura oriental, tão rica e rara.
Amanhã e domingo acontece o terceiro final de semana da festa – e penúltimo, pois ela acontece em todos os finais de semana de agosto. A novidade deste ano é que o evento muda de horário, para garantir a boa convivência com a vizinhança – já que nada menos que 15 mil pessoas passam pela festa ao longo dos quatro finais de semana.
É, a festa é meio concorrida, rolam umas filas para conquistar seu tempurá a preço de feira… Mas é sobretudo pelo colorido, pelas danças e pela beleza dessa expressão tão misturada que a festa vale a pena.
Bora?
Templo Budista de Brasília
EQS 315/316
Todos os sábados e domingos de agosto
16h às 21h
Entrada mediante apresentação de um quilo de alimento, menos sal (edição em 20/08)
Foto: Alan Santos (divulgação)