Amor aos livros não passa pelo shopping

Em 22 de agosto de 2012 por Carolina Nogueira

É o discurso louvável da maior parte dos pais que eu conheço: vamos olhar livrinhos, procurar algo bacana para estimular a leitura dos pequenos. Destino obrigatório: Livraria Cultura. Claro: tem coisa mais fofa do que aquele espaço de leitura para os pequenos? Amplo, confortável, os livros ali disponíveis convidando a um momento de leitura de papais e filhotes nos almofadões espalhados pelo chão.

O problema são os momentos que se desenrolam depois desta cena de propaganda de margarina. Você precisa ir embora da livraria e, cara, você não vai levar os dez livrinhos, cinco DVDs e três brinquedos que o seu pequeno escolheu.

Posso te contar uma coisa? Estimular a leitura das crianças não tem nada a ver com consumo. Brasília tem pelo menos um espaço de leitura infantil muito fofo, dentro da Biblioteca Demonstrativa de Brasília – com mesinhas adaptadas e títulos organizados por temas e coleções.

Moro ali do lado, e faço da rotina de ir a pé com os meninos buscar os livrinhos um ritual delicioso. Conversamos sobre os temas que vamos procurar nas prateleiras e, na volta, sobre a importância de lembrar bem onde guardamos nossos pequenos tesouros emprestados, e dos cuidados de conservação porque, afinal de contas, aqueles livrinhos não são só nossos – são também dos próximos amiguinhos que vão emprestá-los.

É de graça. E de brinde, você ensina a ter responsabilidade e amor a tudo o que é público.

Bora?
Biblioteca Demonstrativa de Brasília
Segunda a sexta, 7h30 às 23h e sábados, 8h às 14h
EQS 506/507 W3 Sul
3443.0852

PS: Já me falaram do espaço criança da Biblioteca Nacional de Brasília, mas eu ainda não conheço. Alguém aí já viu se é legal?

  • Pingback: O tamanho do descaso | quadrado()

  • monica

    ah, as bibliotecas… a da 513 sul não tem um cantinho tão bacana para os pequenos, mas a varandinha é uma delícia!

  • Aline mãe do Lucas & Daniel

    Carol, os meninos gostam tanto da BDB que até participaram da colônia de férias, em julho. O problema que também adooooram comprar os “seus” próprios livros. Bem difícil ensinar esse desapego, principalmente quando se trata do clássico: Diário de um Banana! rsrs bjs

  • Marise

    Bela mensagem, Carol. Mas você tem a sorte de morar perto de um espaço como esse. Já eu moro perto … do Iguatemi.

  • Théo segue o roteiro. Olha tudo na Cultura e de vez em quando leva algo pra casa. Já na Biblioteca Demonstrativa levei uma ou duas vezes há algum tempo, mas difícil era ele ficar sentado quieto por lá, talvez esteja na hora de novas tentativas.

    • carolnogueira76

      As duas coisas são válidas, né? Só que na biblioteca quase ninguém vai. Já ao shopping…

  • Anna

    É verdade! E mais ainda, amor aos livros dos filhos passa tambem pelo amor aos livros dos pais. Ver os pais lendo diariamente eh o maior incentivo a leitura que um filho pode receber.

    • carolnogueira76

      Exemplo é tudo!

  • Georgia

    Que delícia , vou aderir! Fala disso no Feijoada!

    • carolnogueira76

      Eba! Combinado!

  • O espaço da Biblioteca Nacional é maravilhoso! Claro que perde um pouco a graça de ir a pé, mas também vale MUITO a pena organizar um passeio para ir com os pequenos.

    • carolnogueira76

      Vou conferir com certeza! Brigada! 🙂