A gente é dessa época: quando visitava uma cidade, a primeira providência a se tomar era parar numa banca de revista e comprar um mapa – pra olhar a cidade assim de cima, visualizar aquele território a ser explorado, planejar por onde vamos passar e como vamos degustar esse espaço novo. Eu até comprava guias da Folha, abafa o caso.
A internet é fragmentada e doida, né? Tem coisa demais, leva tempo até a gente entender em quem confiar na missão de nos guiar nos nossos novos caminhos – e conquistada a confiança, nem sempre é fácil de organizar os passeios geograficamente, entender exatamente onde fica o que, que caminhos tomar. Foi essa inquietude que fez a gente criar nosso mapa, aqui no Quadrado – e é o mesmo movimento que fez as meninas do Experimente gerarem essa pérola colaborativa que é o mapa Brasília Cidade Criativa.
Um mapa físico, de papel, daqueles deliciosos que você navega com o dedo em busca da sua próxima descoberta. Gestado não na cabeça de um criativo qualquer, mas a partir das dicas preciosas de quinze moradores conectados com o que de melhor acontece na cidade. Gente de todas as idades que dão dicas de baladas, de comprinhas, de passeios e lugarzinhos escondidos que representam de verdade a experiência de descobrir uma cidade de tantas faces e tão peculiar quanto Brasília.
Aquela aquisição obrigatória pra ter em casa, pra revelar pra cada amigo que vem te visitar tudo aquilo que vai bem além da Esplanada dos Ministérios – e que às vezes é difícil de explicar, até de lembrar na hora do passeio.
Pra lançar essa lindeza, nada melhor que uma festa com toda a turma bonita que gravita em torno das meninas guerreiras do Experimente Brasília, as grandes responsáveis pelo Brasília Cidade Criativa.
Depois de todos os acontecimentos recentes, a festa, que acontece no Museu da República, vai ser mais lotada ainda de significado. Vai ter sonzeira do Criolina, vai ser no espaço coberto e vai ser hoje de noite – pra celebrar também o primeiro dia do último mês deste ano que deu trabalho e merece uma despedida à altura.
Bora?
Hoje, 1°/12
Das 19h às 23h
Museu da República, Esplanada dos Ministérios