Não entendo nada de cerveja, mas, no último ano, Brasília ganhou dois bares especializados na bebida que me fizeram gostar muito mais dela, ainda mais acompanhada dos petiscos perfeitos.
O primeiro, Teta Cheese, na 104 sul, quase dispensa apresentações. Casa sempre lotada desde que abriu, há menos de seis meses, oferta dos melhores queijos brasileiros, arquitetura linda da Bloco Arquitetos, mesinhas ao ar livre com luzinhas penduradas, deixando tudo mais charmoso.
Foi lá que descobri que há cervejas meio doces que harmonizam até com sobremesa – no caso, um inacreditável sorvete de queijo gorgonzola. Mas minha comidinha preferida mesmo lá é o bolinho frito de arroz e… queijo canastra.
Além de bar delicioso de quinta a sábado, a casa é ainda uma loja de queijos artesanais, que funciona também nos outros dias da semana. Sempre há vendedores especializados explicando tudo – inclusive quais os produtos mais indicados para quem ama queijo e é intolerante à lactose (a pista: são os mais curados).
O segundo bar, o Publican, é um trunfo para uma boa noite que reside mais escondidinho na 409 sul. Atrás de uma fachada discreta, dezenas de torneiras de chopes artesanais. Os entendidos dizem que é o melhor lugar para se degustar cerveja em Brasília.
Se o preço dos chopes é um pouquinho salgado, até porque produto artesanal é mais caro mesmo, o bar compensa nos petiscos – em conta e muito, muito saborosos. O bolinho de carne assada com cerveja bock e a coxinha de feijoada são aquelas frituras perfeitas, sequinhas, sabe? Ah, e para quem tem filhos pequenos, uma dica valiosa: o Publican tem brinquedoteca, coisa meio rara em Brasília.
Até agora não sei se quero contar deste bar ou se quero guardar este segredo só para mim, pois ele está naquele ponto ideal (para o cliente) de casa que enche mas ainda é possível achar uma mesinha se chegar cedo. Aproveite enquanto é tempo.