Uma mãe e um filhinho, um sábado de sol, um parquinho instalado numa área pública na 204 Norte. Imaginou a cena? Agora imagina que de repente desce uma moradora dizendo que o parquinho (daqueles de plástico) foi comprado pelo condomínio e que aquela criança não tem o direito de brincar ali.
A mãe que estava num momento feliz com o filhote dela ficou tão chateada – e todos os amigos dela também – que fez uma carta para o condomínio, criticando a atitude, e espalhou um convite, que virou viral, para que todo mundo participe de uma visita coletiva ao parquinho neste sábado de manhã. Bora?
Há muito tempo que quero abordar este tema por aqui. Já encontrei parquinhos instalados em área pública fechados a cadeado na SQN 202 e na SQSW 303 – e quase infartei de raiva. Cheguei a entrar em contato com o GDF e com o Ministério Público, mas ninguém nunca deu muita bola – até porque existe uma eterna polêmica sobre se os jardins dos prédios são áreas públicas ou se são das construtoras.
Para mim, sinceramente, isso importa pouco. A menos que o parquinho esteja trancado numa sala de jogos (que pena dessas crianças…), na boa, ele é de todo mundo! É da cidade! É seu, meu, nosso! Tem alguma coisa mais triste que um parquinho vazio?
Além de convidar todo mundo a visitar o parquinho da SQN 204 amanhã de manhã, quero convidar também pessoas legais, que moram em quadras, condomínios ou ruas que têm parquinhos legais, e que acham que não tem nada mais legal do que um parquinho com crianças brincando e se divertindo, a compartilhar seus parquinhos. A compartilhar informações sobre parquinhos legais e que estão de braços abertos para a alegria.
Já começo fazendo propaganda do meu quintal: quer conhecer o parquinho da SQN 304? Ele é todo de madeira, bem legal, ensombreado por uma árvore fofa que tem até uma plataforma que funciona como casa na árvore! Super legal!
#vemproparquinho!
Pingback: Atenção, moradores de Brasília: o espaço público é público | Revista Di Rolê()
Pingback: Atenção, moradores de Brasília: o espaço público é público | quadrado()