O que você quer de aniversário?

Em 01 de outubro de 2019 por Carolina Nogueira

Apesar da falta de sentido que virou viver no Brasil – e da crise que compartilhamos com vocês no último post – continuamos aqui, procurando (e construindo) nossas pequenas ilhas de sanidade. Sexta passada, no meio do auditório lotado da AdUnB, encontrei uma grande. Um oásis.

A vida fez bastante sentido ouvindo o Mia Couto falar. Fez sentido fazer parte daquela plateia que parecia uma pessoa só, comunitária, animada, empolgada, gritando Lula Livre, aplaudindo o Mia, aplaudindo até as perguntas que a própria plateia fazia, aplaudindo o Chiquinho, rindo à toa. Fez sentido demais ouvir a genialidade e generosidade desse escritor moçambicano incrível, lembrando a gente da existência real, da beleza do olho no olho, em oposição à essa existência digital asséptica a que nos acostumamos. Lembrar com ele de como a literatura multiplica existências, e faz o autor virar pessoas, virar cidades, comunidades inteiras – e de repente me tocar que a arte existe é pra essas horas mesmo, é pra hoje, é pra agora, e foi tão bom.

Pois foi lá no dia do Mia que eu fiquei sabendo de uma notícia que vim aqui compartilhar com vocês. A UnB abriu uma consulta pública pra te perguntar o que você quer de presente de aniversário.

Primeiro: preciso abrir um parágrafo para fazer pensar que consultas públicas por si só são adoráveis? Acho que não, não preciso. Pula.

Vamos só nos ater ao fato que a UnB quer te perguntar o que você, morador de Brasília, você, que é a comunidade a quem essa Universidade pública se destina, você aí que me escuta, quer ganhar de presente de aniversário no ano que vem. Brasília faz 60 anos em abril, e a UnB quer te dar um presente de aniversário que seja a sua cara.

Procurando uma foto no insta deles, encontrei esse Mandela sorridente aí, visitando a Universidade e pensei em pedir ele. Volta, Mandela. Vem falar de novo aqui pra gente. Acho que esse pedido não vai dar, estou querendo demais. Mas se você tiver alguma ideia que envolva pessoas vivas, clica aqui, escreve pra UnB. Pede a palestra que você quer, o seminário, o show de música. Participa da vida da UnB, que ela tá querendo participar da sua. Faz parte, que você não vai se arrepender.

Bora?

Consulta pública da UnB sobre a comemoração dos 60 anos de Brasília
Só até 7/10, aqui.
Mais informações, aqui.


  • Ronaldo Moura

    Embora tenha quase certeza de que não estarei presente pois moro em Pernambuco, pedi a Feirinha do Quadrado. Melhor presente. Se fosse meu aniversário, talvez eu pedisse um obtuário para a Carol (minha vida pareceria muito sensacional), mas acho que Brasília precisa muito mais de espaços de afeto e empatia.