O clique – e o que está por trás dele

Em 23 de abril de 2014 por Carolina Nogueira

perspiration

Primeiro você tem uma ideia. Uma ideia maneira. Você gosta dela, resolve apostar, realizar. Papel em branco, panela e ingredientes, tela do computador – tudo pronto. Primeiros traços, primeiras linhas e aí… nada sai exatamente como você tinha pensado. E você, adivinha?, desiste.

Quantos milhares de projetos você já não abandonou nesse estágio? Eu, muitos. No ano passado, pela primeira vez, eu terminei um projeto. Terminei bem terminadinho. Terminei e mandei pra gráfica e distribuí e tive a alegria de celebrá-lo com centenas de crianças, como vocês sabem.

E sabe de uma coisa? A melhor parte da minha ideia – quem leu A Rua de Todo Mundo sabe qual é – não existia quando eu quis escrever um livro sobre multiculturalismo. Ela só nasceu no meio daquela loucura de textos, madrugadas, desenhos, retoques – quando eu já estava escrevendo o livro.

Toda ideia legal é fugidia, mutável, maleável. O que tem de transformadora, tem de transformável. Mas ela nunca, nunca mesmo, cai pronta do céu – ela só nasce com muito trabalho em cima. Trabalho e informação.

Estou contando tudo isso porque Brasília recebe mais uma vez, em maio, o curso Processo Criativo. Uma grande oportunidade pra quem quer dar um empurrãozinho na criatividade, entender seus caminhos, seu funcionamento e fazer andar os projetos que estão há tanto tempo no fundo da gaveta.

Aqui você lê mais sobre o curso e aqui, uma entrevista bacana com Charles Watson, o professor que tem uma fama inspiradora e polêmica – adorado por uns, temido por outros – e que parece agregar muito mais do que o óbvio no assunto criatividade. O curso não é lá muito barato – mas quem já fez assegura que vale a pena.

Quer participar mas está sem grana? Boa notícia: o Quadrado tem uma vaga para sortear. Comente aí, com seu nome e uma forma de contato, e-mail ou telefone.

Boa sorte! – e boas ideias!

Bora?
Processo Criativo – módulo II
De 8 a 10 de maio, no Instituto Cervantes
SEPS 707/907, lote D
Inscrições: R$ 480 (em até doze vezes)
Informações: processocriativo@virginiamanfrinato.com.br, 9974-4633 e 8188.2757