Outro dia conheci uma turma de Artes Plásticas da UnB super cheia de vontade de fazer arte e de fazer a arte circular. Conversei pouco, ouvi muito – e percebi que esse grupo bem heterogêneo tem poucas certezas e nenhuma arrogância, muita vontade de se expressar de um jeito artístico genuíno que não passe pela empáfia vazia que marca o meio das artes visuais e, melhor de tudo, não tem medo de se mostrar, de se colocar, de tentar.
Agora junta tanta vontade de fazer com o espaço livre que uma das artistas do grupo, a Alessandra Mourão, tinha na indústria de luminárias da família dela, perto de Sobradinho. Surgiu, claro, a vontade de chamar o povo pra uma experiência bem nova, livre de expectativas e fora do eixo. Pra mostrar que a gente pode, sim, fazer, expor, se expressar.
Este sábado acontece a festa-exposição Arte na Fábrica, que traz peças inéditas de artistas dessa novíssima safra: Raylton Parga, esse mocinho da foto, a própria Alessandra Mourão, Gustavo Moreno, Marcus Martins, Sérgio Pedreira, além de ninguém mais ninguém menos que a atriz Adriana Nunes – que além de marcar a história desta cidade junto com os Melhores do Mundo também empresta seu talento às esculturas, às telas e às tintas.
A novidade mais emoji-macaquinho-escondendo-os-olhos dessa história toda é que tem três ilustrações minhas que também estarão nas paredes dessa iniciativa bacana. Nem eu sei como fui convencida: eles foram tão abertos e entusiasmados que quando eu vi já estava pintando, cortando e colando – só pra poder fazer parte.
Pra melhorar: vai ter a deliciosa presença do I.V.V. Swinebar. Vem ver a gente.
Editado em 18/01/2018
Bora?
Arte na Fábrica
Sábado, 9/9, das 19h às 2h
Setor de Expansão Econômico, Quadra 10, Lote 16 – Sobradinho