Pinceladas de viagem

Em 30 de novembro de 2016 por Carolina Nogueira

aquarelas

Tem duas exposições lindas de aquarelas colorindo a cidade – um suspiro no meio de tempos tão loucos.

Passei horas hoje viajando pelas fotos da Luisa Melo, que reencontrei há uns dois meses atrás, quando ela tinha acabado de voltar de uma viagem de dois anos pela América do Sul. Daquelas viagens que a pessoa sabe como começa e não como termina: ela comprou uma passagem de ida e foi mudando de país em país, de albergue em albergue, de amigo em amigo, de mundo novo em mundo novo. Poucas imagens se aproximam mais com um sonho pra mim do que uma viagem assim.

Pra melhorar, ela aproveitou a viagem pra aprofundar sua relação com uma amiga antiga: a aquarela. Pintou dúzias de paisagens dos lugares por onde andou. E pra melhorar mais ainda: escreveu.

Os cadernos, desenhos, fotos e toda a bagagem da Lu – suas paisagens, reflexões, seu traço cheio de vida – tudo isso está exposto desde a semana passada na interessantíssima Galeria Olho de Águia, em Taguatinga. Viagem de andarilha fugidia (que já está prometendo ir embora de novo!) que me parece um excelente primeiro passo pra gente pensar o ano que vem.

Já a Carmem Santiago leva suas telas e aquarelas com paisagens de Brasília ao Academia Café, na 201 Norte. Aqui, Brasília vira uma cidade-relicário, com imagens que são quase santificadas na nossa memória afetiva servindo de tema para lindas pinturas de várias técnicas e tamanhos. A abertura da exposição é hoje.

Bora?

Aquarelas Sudamericanas
Até 5 de dezembro
Galeria Olho de Águia
Terça a sexta, das 15h a 1h, sábado, das 17h30 às 1h

Cidade Relicário
Até 15 de dezembro. Abertura hoje, 30/11, às 19h
Academia Café
SCLN 201, Bloco A loja 67
Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30.