Brinquedo, poesia e o capitalismo desmascarado

Em 09 de outubro de 2019 por Carolina Nogueira

Tem coisas que só a arte dá conta, mesmo. Quanto mais eu vivo, mais me convenço.

Exemplo: a imperdível ação de dia das crianças do Casa Park. Uma fábrica de pipas, idealizada pelo Christus Nóbrega, artista plástico daqui de Brasília que tem uma pesquisa muito linda sobre a China, seus papeis de seda, suas belezas e contradições.

Apesar de ser uma atividade bem lúdica e cheia de aprendizado pras crianças, como as que estamos acostumados a ver em shoppings e feiras nessa época do ano, a fábrica de pipas que o Christus implantou em pleno templo capitalista tem como brinde a mais impactante reflexão que já vi sobre essa data comercial.

Num cenário lindo, elegante e minimalista, as crianças (e adultos que quiserem) são convidados a agir como funcionários, mesmo, de uma fábrica de pipas que em tudo lembra o que é uma fábrica na China: aventais inspirados em peças militares, carimbos lindos com ideogramas em vermelho, relógios, crachás, máquina de ponto. Tá tudo ali pra criança brincar de funcionariozinho chinês, numa espécie de kidzânia crítica e artística.

Tudo mesmo – inclusive o combinado de só poder levar pra casa a décima-primeira pipa produzida no intervalo de tempo determinado pela fábrica. As dez primeiras são da fábrica de pipas. A décima-primeira é sua, querida criança.

Conversando com o Christus descobri que a exposição, que já percorreu CCBB de Brasília e BH e a Bienal de Curitiba, tem tocado as pessoas das mais diversas maneiras. Um moço que andava deprimido fez da fábrica de pipas sua meta – sentou e construiu mil. Sem exagero. Mil pipas. Uma senhora que tinha sido exatamente construtora de pipas quando jovem soube pelo vizinho da exposição e decidiu recuperar o sabor da juventude – o que levou ela a um museu pela primeira vez na vida.

Tantas histórias habitam a salinha ali vizinha ao cinema, que eu jamais poderia imaginar. Pra mim, já estava de grande tamanho o impacto da reflexão profunda sobre trabalho, consumo, valor do trabalho e valor dos produtos.

Quer dar uma verdadeira experiência de dia das crianças pro seu filho, ou pra alguma criança sabida que você conheça? Que faça de fato pensar o que é o mundo onde a gente vive e como são feitas as centenas de Pollys e HotWheels que estão parados no armário do quarto delas? Taí uma dica realmente imperdível.

De quebra, ele vai sair de fato bem treinadinho sobre como fazer um brinquedo de fato cheio de alma e poesia – que filosoficamente toca o céu pisando bem firme na terra.

Bora?

Fábrica de Pipas, por Christus Nóbrega
Galeria Casa, Casa Park, primeiro piso, ao lado do cinema
Até 27 de outubro
Terça a sexta, das 14h às 22h, sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 20h. Os turnos de trabalho têm 15 minutos.
Entrada gratuita e livre.
(61) 3403-5300