Escrevo estas mal-traçadas linhas ainda sob o impacto da última visita ao supermercado. Estou doida ou estão cobrando quase quarenta reais em ovos de páscoa feitos com meio quilo de chocolate? E daqueles, hein?, deliciosamente temperados com gordura hidrogenada.
Não devia me surpreender. Anúncios a respeito pipocam nas redes sociais há semanas – o preço dos ovos de páscoa representam até quatro vezes o valor pago pelo mesmo chocolate em barra.
O mais incrível, como eu acabei de testemunhar, é que as pessoas comprem mesmo assim. Que até eu provavelmente vou comprar mesmo assim – porque uma tal de indústria do consumo enfiou na cabeça dos meus filhos que, nesta época do ano, é imprescindível ganhar um ovo de chocolate ruim com alguma porcaria de plástico dentro.
Digo isso pra vocês e pra mim: esta história pode ser diferente. E se… ao invés de simplesmente nos rendermos ao velho hábito a gente propuser uma super caça aos ovinhos de páscoa, aos bombons, aos chocolate menores e com preços menos super-explorados?
De brinde, uma verdadeira caça ao tesouro em algum jardim da cidade, debaixo do bloco, no quintal de casa… Uma brincadeira muito mais legal e que, com vários brindes pequenos a perseguir, pode durar e divertir muito mais.
Outra dica é pela pesquisa de preços nas chocolaterias especializadas. Com os chocolates industriais custando quase oitenta reais o quilo, os ovos de lojas artesanais estão longe de ser uma má ideia.
Bora?
…pensar dois minutos antes de entrar no supermercado e comprar a primeira promessa de felicidade embalada em papel celofane?
-
Sabrina Mix
-
Mariana
-
Angélica
-
Anônimo