Descobri em Portugal no ano passado uma tradição linda demais da região do Minho onde meninas de antigamente bordavam lencinhos para seus namorados com frases de amor. Os lenços dos namorados são lindos e coloridos e trazem poesinhazinhas simplórias, muitas vezes escritos num português antigo, doméstico e errado – uma coisinha tão querida e prosaica que corta meu coração de beleza e ingenuidade e quase me faz esquecer que é um treco meio besta uma menina ficar bordando lencinho pro namorado com frases de amor.
Ou seja: eu acho meio besta mas eu amo. Quis guardar esses lencinhos tão fofos não no fundo da bolsa, mas no fundo do coração, celebrando tradições, o amor, o fazer manual, a poesia e a beleza.
Esta semana começa uma oficina que me fez imediatamente pensar nos lenços dos namorados, embora não tenha diretamente nada a ver com eles. Mulheres Entrelinhas é uma oficina de escrita criativa e bordado: num dia, a gente treina nossa própria voz autoral. No outro, a gente aprende a bordar nossa poesia no paninho. Acho que poucas atividades podem ser mais bonitas do que essas duas conjugadas.
Até porque estamos em 2018. Podemos bordar lencinhos de amor – ou de palavras que mudem o mundo. Bonito assim, e bordadinho, melhor ainda.
Bora?
Mulheres Entrelinhas – escrita criativa e bordado
Sábados, 03/03 às 15h e 10/03, às 17h
Escola Moara
SHIN QI 3 conjunto 8 casa 26 – Lago Norte
Inscrições: R$ 250,00 (material incluso) pelo email fiuzaregis@yahoo.de
Não precisa ter experiência, nem com bordado nem com escrita criativa.