sobre a gente

O Quadrado

Foto: Joana França

Quando o Quadrado nasceu, em 2012, a gente nunca podia imaginar que Brasília pudesse se transformar tanto em apenas quatro anos.

O desejo de ocupação do espaço público, que a gente defendia ainda quase como utopia, era uma semente na seca esperando ansiosamente as primeiras gotas de chuva – e bastou a iniciativa de brasilienses inspirados, de coletivos de artistas, de músicos e empreendedores para a cidade florescer lindamente, com muitos projetos que ganharam os jardins, parques e cada pedacinho da cidade.

Surgiram feiras e eventos que se consolidaram. Empresas e artistas que estampam Brasília como marca registrada. Ganhamos autoestima, gente. Impensável na nossa infância, mas bem real agora: a gente tem orgulho de ser brasiliense.

É nesse espírito que o Quadrado deixa de ser um blog para se tornar um site.

Com um mapa pra vocês localizarem facilmente todos os lugares que a gente indicou. Com uma agenda de eventos, pra vocês ajudarem a gente a divulgar as coisas legais que acontecem na cidade. Com um espaço reservado pra gente falar de pessoas que encontramos por aí e que fazem da antes árida Brasília tão humana. Com muitos e muitos posts filosóficos sobre a vida, porque somos assim e não podemos evitar.

E com todo o nosso amor por vocês, que a cada dia nos devolveram o carinho com que a gente se dedicou a este projeto.

Que a transformação continue, que venham ainda mais frutos para a cidade. A gente vai continuar falando sobre eles pra vocês.

Carol e Dani

Daniella Cronemberger

Foto: Joana França

Dani nasceu em Brasília e fez jornalismo na UnB. Foi repórter, subeditora de política e repórter especial em jornais impressos. Morou um tempo em Fortaleza, voltou, passou por órgãos de direitos humanos até chegar na comunicação pública, onde permanece.

Lançou o livro “Paúra – um mergulho na síndrome do pânico”, como coautora, e dirigiu o curta-metragem “Em Defesa da Família”, um documentário sobre homofobia que está participando de festivais por aí.

O filme ganhou prêmios na Grécia (melhor filme ativista – Outview Film Festival), no Rio (melhor curta júri popular – Rio Festival de Gênero e Sexualidade), na linda cidade de Triunfo, no sertão pernambucano (melhor curta júri popular e melhor montagem – Festival de Cinema de Triunfo), e em Brasília (prêmio Athos Bulcão, no 5º Curta Brasília).

Carolina Nogueira

Foto: Joana França

Jornalista, ilustradora, escritora. Repórter de televisão, leitora contumaz de romances, entusiasmada por psicanálise – e uma dedicada observadora da vida e dos relacionamentos humanos.

Mãe orgulhosa do João e do Pedro, viveu cinco anos em Paris – onde resgatou seu amor pela literatura infantil. Escreveu e ilustrou os livros “A História de Você” e “A Rua de Todo Mundo”, este último indicado como livro de destaque da II Bienal Brasil do Livro e da Leitura.

Acredita na escrita, no desenho e em todo tipo de arte como a conversa do mundo individual de cada pessoa com o mundo coletivo de todos – e que essa é a única saída para uma vida menos banal.

Mestre em Literatura pela Sorbonne Paris IV.

Zuleika de Souza

A fotógrafa Zuleika de Souza assina a coluna Zuzum no Quadrado. Nascida em Brasília, fotografa desde 1982. Em sua trajetória profissional, estão passagens pelas redações do Correio Braziliense, Jornal do Brasil, Bsb Brasil, Revista Excelência, Agências Agil e Bg Fotojornalismo. Colaborou para as revistas Senhor, Manchete, Playboy, Vip, IstoÉ, Veja, Cláudia, Marie Claire e Vogue.

Participou de publicações importantes, como os livros Alfabetização Solidária e 500 anos do Brasil. Integrou mostras coletivas de fotografia em Brasília e pelo Brasil. Produziu e fez a curadoria da mostra Brasília Fotoforum em 2005. Realizou exposições individuais Deusas, Um olhar sobre a moda brasileira e, mais recentemente, Chão de flores.

Joana França

Foto: Paula Fróes

As fotos que ilustram o cabeçalho do Quadrado são da incrível Joana França, nossa fotógrafa convidada. A cada acesso ao blog, uma nova imagem aparece: as fotos fazem parte de uma série da Joana só com fachadas de prédios e paisagens de Brasília. A cidade que ela nos dá de presente é uma grande e linda estampa.

Arquiteta formada pela UnB, Joana estudou fotografia no ICP (International Center of Photography), em Nova Iorque. Com isso tudo na bagagem, tornou-se fotógrafa de arquitetura e cidades. Seus trabalhos estão em algumas das melhores mostras e publicações de arquitetura mundo afora.

Daniel Cariello

Daniel Cariello assina quinzenalmente a coluna de crônicas Pluma. Ele nasceu em Brasília, em 1974, e cresceu em uma cidade que parecia um vilarejo do interior, onde as crianças brincavam soltas na rua até tarde. Diz que tem saudades dessa época, mas gosta muito de ver como a cidade tem sido ocupada pelas novas gerações.

Em 2007, trocou a Torre de TV pela Torre Eiffel. Em Paris, fez mestrado em jornalismo cultural na Sorbonne e foi editor-chefe da revista bilíngue Brazuca, sobre cultura brasileira. De volta ao Brasil, tornou-se cronista de publicações como Veja Brasília, Le Monde Diplomatique online e Meia Um.

Publicitário formado na UnB, jornalista e escritor, Daniel é autor de dois livros de crônicas, Chéri à Paris, sobre seus anos na França, diversas vezes e-book mais vendido da Amazon, e Cidade dos Sonhos, com textos sobre Brasília.