“Um espaço de periferia dentro da Asa Norte”

Em 19 de fevereiro de 2013 por Carolina Nogueira

inespaco

Uma coisa é o Plano Piloto. Outra coisa é tudo isso que está aí – e que definitivamente não estava nos planos.

A gente fala muito sobre a ocupação bonita e poética da cidade – façamos piqueniques nos canteiros centrais dos eixos!, ocupemos o centro!

Mas existe outra ocupação que grita – a ocupação feia, a ocupação livre, a deturpação do original. A ocupação dos puxadinhos, dos ambulantes, da inadequação. E não posso negar minha atração fatal por ela também.

Acontece até o dia 6 de março a exposição de fotos InEspaço, que retrata com beleza e força a vida das quitenetes da Asa Norte. Um projeto lindo, tocado por uma parte da talentosa turma da revista Nil, que revela o que está diante dos nossos olhos – e que parece tão incrível visto pelos olhos deles.

Uma Brasília reinventada. Uma Brasília apesar dos planos. Um Setor de Oficinas Norte onde não devia haver, convivendo com um Setor de Habitações Minúsculas Norte, coabitando com um Setor de Prostituição Norte. Nada disso estava nos planos. E no entanto, está aí.

E isso é Brasília. Quer você queira, quer não.

Bora?
InEspaço, na Galeria Ponto
Até 6 de março, das 11h às 19h
Informações e detalhes nos telefones 9844-6887 e 8141-407

  • Pingback: A baladinha completa de terça | quadrado()

  • Pingback: Contribuindo para o aparelhamento do estado | quadrado()

  • Mário

    Muito bom!! Parabéns Carol! Já tinha escrito alguns esboços sobre essa ´´invasão´´ que o plano sofre, invasão no sentido arquitetônico, porém necessária para manter a vida corrente no plano.

  • ana chalub

    Belo achado, Carol! Gostei demais do vídeo, da noção que os moradores têm de terem mudado não só suas vidas mas também a alma da cidade.