Festival Satélite 061

Em 01 de setembro de 2016 por Dani Cronemberger

Pela 5ª vez, o Festival Satélite061 volta as antenas culturais do Brasil para a capital federal. Entre os dias 14 e 25 de setembro, o maior e mais representativo festival de música, artes e comportamento do DF acontece sob o tema “Diversidade e Empoderamento”. Seu line up, escolhido a dedo, converte esses dois conceitos em música – pois esta liberta e quebra barreiras. Desta forma, o satélite transforma sua carga política, social e comportamental em diversão e leveza. O Festival Satélite061 proporciona a comunicação que ultrapassa fronteiras, que une,articula e empodera.

Elza Soares e Gal Costa representam as grandes mulheres do Brasil. “A Mulher do Fim do Mundo” e a “Estratosférica”, respectivamente. Aquelas que atravessaram tempestades, mas consolidaram-se referência máxima da cultura verde e amarela, aqui e no exterior.

A cultura afro brasileira – o suíngue da mistura de tupi com sangue de nagô – vem muito bem representada por nomes como: Evandro Fióti (com participação especial de seu irmão, Emicida) e sua estreia discográfica, Gente Bonita. E o veterano Di Melo, o imorrível rei do balanço e parceiro de Jorge Ben Jor em tantas canções.

O BaianaSystem lança seu segundo disco, Duas Cidades, em Brasília. Este, que é um dos mais comentados e bem recebidos álbuns deste ano, representa o movimento do underground para a massa. Arte sonora, visual e reflexiva. Arte mutante, com disposição de arriscar, pra ver aonde vaidar.

Outro que bebe na fonte do underground é Guizado, representante do nu jazz brasileiro, que volta a Brasília com o disco O Voo do Dragão. Suas trilhas sonoras são arrebatadoras e inclassificáveis: ele mistura jazz com punk e beats sintéticos de uma forma muito própria.

As Bahias e a Cozinha Mineira, uma das melhores revelações que a cena da música brasileira nos proporcionou durante o último, ano chega ao Satélite061 com o aclamado disco Mulher. Munidas de um show poderosíssimo, as duas vocalistas baianas Raquel Virgínia e Assucena Assucena identificam e esmiúçam todas as formas de expressão das mulheres em palco.

O rock, aquele ritmo subversivo e eternamente jovem vem muito bem representado pelos veteranos Autoramas e seu novo disco, O Futuro dos Autoramas. Todos os anos eles provam que a independência mercadológica não os impede de serem uma das bandas brasileiras que mais toca no exterior.

Além de dois dias (24 e 25 de setembro) de shows gratuitos no palco Satélite061, o festival conta com o espaço Anteninha, voltado para as crianças.

O Palco Radiodifusão, com curadoria de DJ Donna, ocupará o Mezanino da Torre de TV – No Sábado 24: Boom Bap com o Djs Xaxim, Emanu, TAP, Eric Beats, Janna e Donna DUAFE Live(Participação de Larissa Umaytá Percussão e Louise Lucena Performan), Gabriela Ziriguidum RJ -apresentação de Kuduro e Afro House, Rockmaster Party com DJ MF e DJ André RockMaster SP , Drik Barbosa- SP, Mauro TeleFunkSoul -SSA e Confronto Soundsytem. No domingo: DJ Leo Zulu, DJ Ocimar, DJ Jamaika, DJ Leandro Vitrola SSA, DJ Tamy RJ, Cambalacho com os Djs Jeff Bass e DJ Anaum CWB. MC Rafinha Bravoz comandando o line.

Seguindo o enorme sucesso da edição do ano passado, quando reuniu 45 mil pessoas, o Satélite 061 volta à Torre de TV para construir redes de informação pautadas na cosmovisão da diversidade. Como se cada ser do mundo estivesse altamente conectado, pelo fato de ser negro, negra, homossexual, transgênero, hétero ou o que desejar ser.

####PROGRAMAÇÃO####

************* TORRE DE TV *************
####24 DE SETEMBRO DE 2016 (SÁBADO)####

PALCO SATÉLITE 061
16h – Nova Raíz
17h – Som de Papel
18h – Caê Maia
19h – Di Mello
20h – Phoro
21h – Fióti
22h15 – Consuelo
23h15 – Baiana System
0h30 – Elza Soares

PALCO RADIOFUSÃO – 16h às 3h
BOOM BAP:
XAXIM (DF)
EMANU (DF)
TAP (DF)
ERIC BEATS (DF)
DJ JANNA (DF)
DUAFE – DJs DONNA, Larissa Umaytá e Jocelene Gomes (DF)
GABRIELA ZIRIGUIDUM – Apresentação de dança Kuduro e Afro House
ROCKMASTER PARTY:
DJ MF (SP)
DJ ANDRÉ ROCKMASTER (SP)
DJ NYACK (SP)

DRIK BARBOSA (SP)
MAURO TELEFUNKSOUL (SSA)
CONFRONTO SOUND SYSTEM (DF)

Espaço Anteninha
15h às 19h – Atividades formativas
19h – ENCERRAMENTO DO ESPAÇO ANTENINHA

####25 DE SETEMBRO DE 2016 (DOMINGO)####

PALCO SATÉLITE 061
15h – Filhos de Dona Maria
16h – Thabata Lorena
17h – Marssal
18h – Autoramas
19h – Banda de Brasília
20h – Guizado
21h – As Bahias e a Cozinha Mineira
22h15 – Gal Costa

PALCO RADIOFUSÃO – 16h à 00h
DJ LEO ZULU (DF)
DJ OCIMAR – DABOMB (DF)
DJ JAMAIKA – MAKOSSA (DF)
DJ LEANDRO VITROLA (SSA)
DJ TAMY (RJ)
DJ TYPÁ (SP)
CAMBALACHO CWB:
DJ JEFF BASS – CAMBALACHO (CWB)
DJ ANAUM – CAMBALACHO (CWB)

ESPAÇO ANTENINHA

15h às 19h – Atividades formativas
19h – ENCERRAMENTO DO ESPAÇO ANTENINHA

Comentários fechado.