O paraíso da velharia

Em 29 de junho de 2012 por Dani Cronemberger

Esse é o tipo de loja que me deixa confusa e me faz sofrer. Veja que não me importo de passar esse tipo de sofrimento pra frente, portanto, aí vai: a Relicário Antiguidades é um paraíso pra quem gosta de velharia, como um amigo insensível chama meus objetos de desejo (ei, é você mesmo). O lugar é imenso, vá com tempo. É um galpão com centenas de móveis, peças de decoração e quinquilharias de todos os tipos.

Tive uma paixão reprimida nesse lugar. Uma cadeira estilo xerife, de madeira e com estofado de couro vinho, linda de morrer. Estava a ponto de cometer uma loucura quando o vendedor, certo de que iria me conquistar de vez, revelou que a cadeira havia pertencido a um tal militar ex-presidente da República. Vivo divulgando que sou 100% cética, mas nunca se sabe, né. Por via das dúvidas, achei melhor afastar essa urucubaca da ditadura da minha casa.

Voltando ao sofrimento… O problema da loja é a quantidade de coisas lindas e os preços quase nunca generosos. Gostar de antiguidade é um destino cruel, ainda mais em Brasília, cidade jovem e com poucos objetos antigos dando sopa por aí, o que naturalmente inflaciona o mercado.

Na Relicário, pelo menos, é possível pechinchar – a mãe da dona, que está sempre por lá, parece ser dura na queda, mas tem disposição pra negociar. Além disso, eles costumam promover leilões de vez em quando, vale ficar de olho. É de lá que saiu essa penteadeira linda da foto, que hoje mora na casa da minha irmã.

Bora?
Relicário Antiguidades
508 sul – Bl B (tem entrada pela w3 e pela w2)
De seg. a sex., das 9h às 18h, e sáb., das 9h às 14h
Tel. 3443-0125

  • Lisaura Cronemberger

    Opa! Velharia, não… apenas com mais experiência! Essa minha linda penteadeira vintage (falei certo, Cacau?) está aí pra provar que os objetos também podem ficar mais bonitos com o tempo, tanto quanto qualquer um de nós… 😉
    Dá pra fazer tanta coisa interessante com esses móveis antigos! No meu caso, só troquei o tecido do banquinho, mas quase mandei pintar ela toda de azul turquesa (ia ficar demais)!

  • Georgia

    Delicia de blog meninas! Muito gostoso de ler.
    Bjs

  • Maria Christina Machay

    ADORO velharia!!! Aqui em casa é tipo”Em algum lugar do passado” Ganhei da avó de meu marido ainda em vida os seus moveis, tipo sofá, cristaleira., mesinha que estão comigo há mais de 5 anos. É tão gostoso sentar em uma cadeira que tantos outros sentaram, riram e talvez choraram. Magia pura! Minha filha dorme na cama que foi de sua bisavó.Bom é mesclar o antigo e o novo. Dizem que os móveis carregam as energias de seus ex donos, por este motivo não tive receio de ficar com os móveis de bisa Mariquinha.

    • Também adoro ficar imaginando a história que um objeto carrega, Maria Christina! Acho que ter uma história, seja ela qual for, deixa tudo mais interessante. 🙂

      • Cacau Diniz

        A palavra chave é vintage!

        • Cacau: ei, é você mesmo. Mas pelo menos você me acompanha em todas as feirinhas vintages do universo, né.