Inédito: o Festival chegou e vou falar de cinema

Em 20 de setembro de 2016 por Carolina Nogueira

homens

 

Não é com orgulho que eu admito que to-das-as-ve-zes que escrevi no Quadrado sobre o Festival de Cinema eu estava possuída por um espírito um pouco superficial e festivo. Encontrar os amigos! Ver filmes do pessoal da UnB! Ficar de papo no Colorbar! É muito sincericídio: podendo tirar onda de cabeça e cult, fico dando essa bandeira toda do meu esquerdismo festivo.

Pois dá licença que hoje eu vou fazer meu filme com vocês. Literalmente. Esse ano, eu tô de olho nos filmes. Tô mesmo. Tem um montão de amigo que trabalhou pesado em filmes que realmente estão me deixando mais curiosa pelo que vou ver na tela do que no copo de cerveja do lado de fora do cinema. Bora falar sério aqui.

Entre os Homens de Bem é o documentário do Caio Cavechini sobre o deputado Jean Wyllys que foi o primeiro filme que eu tive a honra de ver inacabado e discutir a montagem. Estou roendo as unhas pra ver a versão final na sexta-feira.

Câmara de Espelhos é um filme feminista que meus amigos pernambucanos estão me intimando a assistir. Ouvi pouco sobre ele e já estou curiosíssima.

Rosinha é um curta brasiliense que está bem premiado pelo mundo afora e trata com doçura e sem clichês do amor na velhice.

A Repartição do Tempo é uma comédia de ficção científica do Santiago Dellape que promete arrancar risadas e reflexões bem tipicamente brasilienses.

E detalhe todos esses são filmes de mostras paralelas, que não estão na competição. E detalhe que isso nem leva em conta todas as palestras e seminários – segunda que vem ninguém menos que Kleber Mendonça Filho, que fez o melhor filme do ano, vem falar com a gente. Olha a programação completa e faz a contas: temos muito o que ver pelos próximos dias.

Se der tempo – e apenas se – eu tomo uma cervejinha com vocês na pracinha.

(aham)

🙂

(té parece)

Bora?

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
De hoje a 27 de setembro
Programação completíssima aqui