Uma cervejaria com jeitinho de bistrô

Em 03 de maio de 2017 por Carolina Nogueira

Uma vez um amigo francês me explicou que a palavra bistrô, que a gente costuma usar como sinônimo de um restaurante gostosinho, acolhedor, com comida boa mas simples ao mesmo tempo, define, na sua origem, um restaurante familiar. Onde o marido cozinha, a mulher serve, o filho faz as compras. Passei a pensar que, embora nunca tivesse percebido que os bistrôs que eu ia eram realmente via de regra familiares, isso se traduzia quase sem perceber na simpatia desses lugares.

É aquele conforto, aquele se-sentir-em-casa, que você não sabe se vem da decoração toda bem pensadinha, do atendimento super cordial, na energia boa que vem das outras mesas, dos outros clientes, da música, da comida – só sabe que essa sensação boa está lá. Pois foi nisso que eu pensei quando conheci o Empório Iracema, na semana passada. Nem sei se aquela turma encantadora atrás daquele balcão é uma família – ou algo perto disso – mas parece.

Pensei nessa ideia do bistrô quando vi que não conseguia bem explicar o que me fisgou ali. Passa por ter achado tudo muito lindo, moderno, especial. Em cada cantinho tem um objeto, uma placa, uma plantinha bem pensadinha – um carinho com a decoração que dá aquele ambiente de casa da gente.

Passa também pelas comidinhas: tudo o que eu provei do cardápio estava delicioso. Pesquisando, descobri que a cheesecake é um capítulo à parte, e já estou me arrependendo de não ter pedido.

A oferta de cervejas especiais me pareceu bem boa, embora eu não entenda muito do assunto – e até nisso, o Empório ganhou pontos comigo: o pessoal te ouve mesmo antes de indicar uma opção. Eu, por exemplo, não gosto de cerveja com gosto de perfume – e pela primeira vez tomei uma IPA realmente suave (só não me perguntem o nome, óbvio que não lembro).

Foi minha amiga Germana que me levou até lá – essa recifense tão antenadíssima que me dá dicas incríveis na minha própria cidade. Me assustei com o convite: como um lugar tão fofo, e que já tem um ano de idade, pode ter me escapado assim? Pois agora não escapa mais.

Bora?

Empório Iracema
CLN 116 Bloco B Loja 32
3032-1826
Aberto terças e quartas, 16h às 23h, quinta a domingo, 17h à 1h

 

  • Marcelo Saboia

    Faltou mencionar os queijos artesanais, um destaque da casa!

  • Ana Luiza Chalub

    Tá convidada pra comer a cheesecake comigo. Comemorei meu niver lá e me ofereceram como brinde um drink, um chope ou uma fatia do doce. Como tava na vibe de beber – por isso escolhi o lugar – recebi bem feliz meu chope extra mas depois, em casa, fiquei aguada na cheesecake…