Escambo em alta no Dia das Crianças

Em 03 de outubro de 2012 por Dani Cronemberger

Depois da Feira de Troca de Brinquedos, que fez sucesso no Jardim Botânico, no último domingo, os pais têm outra oportunidade de levar os filhos para uma aula prática sobre consumismo. No próximo sábado vai ter a Escambinho, outra feira de troca para crianças, com a diferença que esta não vai ser só de brinquedos: pode levar livros, games, roupas, acessórios e qualquer outro artigo infantil.

A Escambinho é filha da Escambau, uma feira de trocas organizada desde 2006 pela Cooperativa Trilha Mundos, sociedade civil sem fins lucrativos que realiza projetos ambientais, sociais e culturais, de olho no desenvolvimento sustentável. A última Escambau foi no sábado passado, no Guará. Já a Escambinho só tem um ano de idade, nasceu em outubro do ano passado, mas quer virar tradição no mês das crianças.

A ideia é a mesma da feira do Jardim Botânico e que, pelas imagens que eu vi, deu super certo: provocar uma reflexão sobre consumo e estimular a troca como forma de adquirir coisas novas (novas pra você, e é isso que importa) sem usar dinheiro. As crianças que quiserem participar só precisam levar algo que não queiram mais e negociar a troca no local, na velha e boa prática de escambo.

De longe, este vai ser o Dia das Crianças mais sustentável de Brasília, hein. E parece que essa história tá só começando.

Bora?
Escambinho
Sábado, 06/10
Raízes, 408 Sul
Das 14h às 18h