A fotografia cansou de me esperar

Em 27 de março de 2014 por Dani Cronemberger

foto hannah

Uma das minhas promessas de Ano Novo foi fazer algum curso de fotografia, para aprender o beabá das máquinas reais, aquelas que não têm um símbolo de maçã mordida. Bem, o ano já não está tão novo assim e até agora não tomei uma atitude, mas o destino parece estar a favor: cansada de me esperar, a fotografia decidiu correr atrás de mim.

Primeiro, fui apresentada ao trabalho lindo – lindo mesmo – das meninas do Estúdio Cabine. A Antúria e a Amanda fotografam casamentos, noivos e famílias com um olhar superdelicado, romântico e vintage. Dá uma olhada nas lindezas.

Duas ou três vezes por ano, elas oferecem também um curso intensivo de fotografia, para quem, como eu, ainda engatinha no quesito fotômetro, diafragma e cia. O próximo vai ser nos dias 5 e 6 de abril – um fim de semana com aulas teóricas e práticas, ideal para quem quer dar o primeiro passo.

“Para nós é sempre muito gostoso receber os alunos, é uma injeção de ânimo! Renova nosso gosto pela fotografia e também nos põe em contato com quem admira nosso trabalho”, conta Antúria.

Fotografia autoral
Poucos dias depois, tive a sorte de conhecer outra fotógrafa, Hannah Gopa, que me contou sobre o projeto que está desenvolvendo na Galeria Ponto: o Núcleo de Produção em Fotografia Contemporânea.

A ideia é juntar um time brasiliense de jovens fotógrafos autorais e criar uma ponte entre eles e o mercado: além de discutir novas linguagens e ajudar a montar o portfólio, a Hannah quer facilitar encontros com colecionadores, curadores e galerias de arte, e incentivar a inscrição em prêmios e salões de fotografia.

Hannah tem 23 anos e uma cabeça com 23 mil ideias. Morou três anos fora – a maior parte do tempo em Nova York, onde estudou na International Center of Photography, e em Berlim, onde foi selecionada para uma residência artística chamada Picture Berlin. Podia muito bem ter continuado por lá, desbravando o mundo, mas decidiu voltar. Por quê?

“Porque acredito que estamos num momento de mudança em Brasília que eu quero fazer parte. Quero aproveitar que coloquei um pé no futuro e posso participar da construção de algo legal aqui, especialmente dentro da fotografia, mas pensando projetos com a nossa cara e não só exportando o que vem de fora”, diz Hannah, essa pessoa nem um pouco óbvia, que gosta de criar com provocações, estímulos, incitando mais dúvidas do que certezas (a foto acima é dela, e você pode ver outras clicando aqui).

Agora é com você
A seleção para o Núcleo de Produção em Fotografia Contemporânea já se encerrou, mas a boa notícia é que a Galeria Ponto tem outros cursos com inscrições abertas. Entre eles, o workshop de fotografia urbana “Arquitetura e Cidades”, com a fotógrafa bacaníssima Joana França. Esse é pra quem já tem um pouquinho de intimidade com a câmera.

Tem também o Espaço f/508, com inscrições abertas para cursos básico, intermediário e avançado, além de outros temáticos. Pra terminar, o Estúdio Cabine vai te dar 5% de desconto se você falar que soube do curso pelo Quadrado. Olha aí… Se você leu este post, acho que é um sinal, hein: a fotografia também cansou de te esperar.

Bora?
Curso do Estúdio Cabine
5 e 6 de abril, das 9h às 15h, e das 15h às 19h.
Onde: 215 Norte, bl D, sala 49
Matrículas: cursos@estudiocabine.com.br – 9207-4320 e 3034-7506
Valor: R$ 480 à vista ou 2 x R$ 250 (diga que você soube pelo Quadrado e ganhe 5% de desconto)

Cursos da Galeria Ponto: aqui

Cursos do Espaço f/508: aqui

  • Pingback: Missão do dia: levar minha amiga para ver fotografias | quadrado()

  • amandaourofino

    Vem Iara!!! Aprender fotografia foi a melhor coisa minha vida!!! 😀

  • Iara

    Ah, será que é mesmo um sinal??? Eu penso em estudar fotografia há alguns anos e sempre vou deixando pra lá!

    • danicronemberger

      É um sinal, Iara, tenho certeza!! Vamos lá! 🙂

  • Bacana o post. Tenho um projeto fotográfico (http://www.paradosnotempo.com.br) 100% brasiliense que tem um olhar diferente para carros abandonados pela cidade. Não me considero profissional em fotografia, mas é tentando que se aprende. Vou entrar em contato com a Hanna pra ver o que ela acha 😉 Valeu pela dica.

    PS. O link pra “http://www.hannahgopa.com/” está quebrado. Acredito que faltou colocar o “http://”